Museus : um novo espaço de consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cogan, Andrea
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189806
Resumo: Este trabalho se propôs a analisar o comportamento de consumo das pessoas que visitam as lojas dos museus. Além de compreender as ações aplicadas pelas lojas dos museus em nível do Produto, Preço, Promoção e Praça (Composto de Marketing) e identificar as motivações para o consumo de produtos relacionados aos museus que são comercializados em suas lojas, bem como, demonstrar as contribuições que envolvem as relações entre marketing e museus. A pesquisa se caracterizou por ser bibliográfica visando buscar fundamentação teórica com relação à temática da economia em museus, consumo cultural, gestão e sustentabilidade econômica das instituições culturais. O trabalho de campo teve como referência os métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa envolvendo levantamentos realizados a partir de questionários semiestruturados, focados principalmente no consumidor de lojas de museus. Para construir uma reflexão sobre essa questão, ou seja, a análise das lojas de museus e seu público consumidor, foi realizada tabulação dos resultados às questões propostas com 25 pessoas, de bairros diferenciados fora dos espaços de museus. A pesquisa ressaltou a existência de diferentes percepções e perspectivas em relação às circunstâncias da visita às lojas de museus e permitiu a composição de uma avaliação do comportamento de consumo das pessoas que visitam essas lojas, desde aquelas que compram souvenirs até o papel significativo que a experiência de consumo tem nas pessoas, bem como, a importância do marketing em lojas de museus. As informações obtidas pela análise das políticas adotadas pelas lojas dos museus em nível do Produto, Preço, Promoção e Praça, também foram importantes para compreender a satisfação do consumidor na visita às lojas. Da mesma forma, concluiu-se, que a realidade mostra que muitos museus na tentativa de valorizar os seus recursos, vêm desenvolvendo ações com o objetivo principal de atração de grandes públicos, utilizando áreas como a loja e os espaços para eventos, apostando fortemente na inovação e diversificação dos seus serviços.
id UFRGS-2_259c581b4ccb05171a46867085c31ad5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189806
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cogan, AndreaBertotto, Marcia Regina2019-03-29T04:11:53Z2018http://hdl.handle.net/10183/189806001088270Este trabalho se propôs a analisar o comportamento de consumo das pessoas que visitam as lojas dos museus. Além de compreender as ações aplicadas pelas lojas dos museus em nível do Produto, Preço, Promoção e Praça (Composto de Marketing) e identificar as motivações para o consumo de produtos relacionados aos museus que são comercializados em suas lojas, bem como, demonstrar as contribuições que envolvem as relações entre marketing e museus. A pesquisa se caracterizou por ser bibliográfica visando buscar fundamentação teórica com relação à temática da economia em museus, consumo cultural, gestão e sustentabilidade econômica das instituições culturais. O trabalho de campo teve como referência os métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa envolvendo levantamentos realizados a partir de questionários semiestruturados, focados principalmente no consumidor de lojas de museus. Para construir uma reflexão sobre essa questão, ou seja, a análise das lojas de museus e seu público consumidor, foi realizada tabulação dos resultados às questões propostas com 25 pessoas, de bairros diferenciados fora dos espaços de museus. A pesquisa ressaltou a existência de diferentes percepções e perspectivas em relação às circunstâncias da visita às lojas de museus e permitiu a composição de uma avaliação do comportamento de consumo das pessoas que visitam essas lojas, desde aquelas que compram souvenirs até o papel significativo que a experiência de consumo tem nas pessoas, bem como, a importância do marketing em lojas de museus. As informações obtidas pela análise das políticas adotadas pelas lojas dos museus em nível do Produto, Preço, Promoção e Praça, também foram importantes para compreender a satisfação do consumidor na visita às lojas. Da mesma forma, concluiu-se, que a realidade mostra que muitos museus na tentativa de valorizar os seus recursos, vêm desenvolvendo ações com o objetivo principal de atração de grandes públicos, utilizando áreas como a loja e os espaços para eventos, apostando fortemente na inovação e diversificação dos seus serviços.This purpose of this work was to analyze the consumer behavior of museum shop customers. In addition to understanding the actions applied by museum shops in regard to Product, Price, Promotion and Place (Marketing Compound) and to identify the motivations for the consumption of museum related products sold in the shops, as well as to demonstrate the contributions involved in the relation between marketing and museums. The research was characterized by being bibliographical, in search of theoretical subsides in relation to the subject of economy in museums, cultural consumption, management and economic sustainability of the cultural institutions. The field work was based on the methods of qualitative and quantitative research, including surveys carried out semistructured questionnaires, focused primarily in the consumer of shops of museums. To build considerations on this question, i.e, the analysis of the museum shops and their consumers, the results of the questions answered by 25 individuals, from different areas, were examined. The inquiry emphasized the existence of different perceptions and perspectives regarding the circumstances of the visit to museum shops and allowed the establishment of an evaluation of the behavior of consumption of the people who visit these shops, ranging from those who buy souvenirs up to the significant role that the shopping experience has for the persons, as well as, the importance of marketing in museum shops. The information obtained by the analysis of the policies adopted by the museum shops in termos of Product, Price, Promotion and Place, were also important to understand the satisfaction of the consumer while visiting the shops. Likewise, it was concluded that, in reality, many museums in na attempt to value their own resources, have been developing actions with the main aim of attraction large publics, using areas such as the shop and other spaces for events, betting strongly on the innovation and diversification of their services.application/pdfporMuseuConsumoMuseum shopsMarketingMuseumsSouvenirsConsumptionMuseus : um novo espaço de consumoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Museologia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088270.pdf.txt001088270.pdf.txtExtracted Texttext/plain205537http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189806/2/001088270.pdf.txt62cd35e846d574f1d7bc3a1ce4b7f2c8MD52ORIGINAL001088270.pdfTexto completoapplication/pdf2164577http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189806/1/001088270.pdf91d7a88817d09848b73270f5241913bfMD5110183/1898062019-03-30 04:23:27.302529oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189806Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-30T07:23:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Museus : um novo espaço de consumo
title Museus : um novo espaço de consumo
spellingShingle Museus : um novo espaço de consumo
Cogan, Andrea
Museu
Consumo
Museum shops
Marketing
Museums
Souvenirs
Consumption
title_short Museus : um novo espaço de consumo
title_full Museus : um novo espaço de consumo
title_fullStr Museus : um novo espaço de consumo
title_full_unstemmed Museus : um novo espaço de consumo
title_sort Museus : um novo espaço de consumo
author Cogan, Andrea
author_facet Cogan, Andrea
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cogan, Andrea
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bertotto, Marcia Regina
contributor_str_mv Bertotto, Marcia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Museu
Consumo
topic Museu
Consumo
Museum shops
Marketing
Museums
Souvenirs
Consumption
dc.subject.eng.fl_str_mv Museum shops
Marketing
Museums
Souvenirs
Consumption
description Este trabalho se propôs a analisar o comportamento de consumo das pessoas que visitam as lojas dos museus. Além de compreender as ações aplicadas pelas lojas dos museus em nível do Produto, Preço, Promoção e Praça (Composto de Marketing) e identificar as motivações para o consumo de produtos relacionados aos museus que são comercializados em suas lojas, bem como, demonstrar as contribuições que envolvem as relações entre marketing e museus. A pesquisa se caracterizou por ser bibliográfica visando buscar fundamentação teórica com relação à temática da economia em museus, consumo cultural, gestão e sustentabilidade econômica das instituições culturais. O trabalho de campo teve como referência os métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa envolvendo levantamentos realizados a partir de questionários semiestruturados, focados principalmente no consumidor de lojas de museus. Para construir uma reflexão sobre essa questão, ou seja, a análise das lojas de museus e seu público consumidor, foi realizada tabulação dos resultados às questões propostas com 25 pessoas, de bairros diferenciados fora dos espaços de museus. A pesquisa ressaltou a existência de diferentes percepções e perspectivas em relação às circunstâncias da visita às lojas de museus e permitiu a composição de uma avaliação do comportamento de consumo das pessoas que visitam essas lojas, desde aquelas que compram souvenirs até o papel significativo que a experiência de consumo tem nas pessoas, bem como, a importância do marketing em lojas de museus. As informações obtidas pela análise das políticas adotadas pelas lojas dos museus em nível do Produto, Preço, Promoção e Praça, também foram importantes para compreender a satisfação do consumidor na visita às lojas. Da mesma forma, concluiu-se, que a realidade mostra que muitos museus na tentativa de valorizar os seus recursos, vêm desenvolvendo ações com o objetivo principal de atração de grandes públicos, utilizando áreas como a loja e os espaços para eventos, apostando fortemente na inovação e diversificação dos seus serviços.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-29T04:11:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189806
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001088270
url http://hdl.handle.net/10183/189806
identifier_str_mv 001088270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189806/2/001088270.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189806/1/001088270.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62cd35e846d574f1d7bc3a1ce4b7f2c8
91d7a88817d09848b73270f5241913bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224569720143872