Fatores limitadores para oferta de determinados esportes nas aulas de educação física do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tasca, Taís
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196774
Resumo: O presente estudo tem como objetivo verificar quais fatores que limitam o professor a ensinar determinados esportes na Educação Física escolar do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada a partir de uma entrevista com perguntas abertas para dois professores do sexo masculino e duas professoras do sexo feminino em duas escolas públicas da cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Para isso foi realizado um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa e de corte transversal, baseada em uma entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, buscando fatores limitadores para a oferta de esportes. Os resultados apontaram que os esportes dentro da escola se limitam ao Futebol, Voleibol, Basquetebol e Handebol. Do mesmo modo, também foi possível apontar que os conteúdos dentro das aulas de EFesc se restringem a prática esportiva. E que os fatores que influenciam a oferta limitada dos esportes na EFesc do Ensino Médio estão relacionados principalmente a falta de materiais e estrutura, como também, com a identificação, afinidade e experiência dos professores com determinado conteúdo. Concluiu-se que fatores sociais, pessoais, históricos e culturais estão diretamente ligados a escolha de determinados conteúdos esportivos. E que a diversificação esportiva é muito importante, quando se mantêm ainda a qualidade das aulas.
id UFRGS-2_25e60821d141fb76e96a339a2c3658d1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196774
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tasca, TaísVoser, Rogerio da Cunha2019-07-11T02:35:09Z2018http://hdl.handle.net/10183/196774001094425O presente estudo tem como objetivo verificar quais fatores que limitam o professor a ensinar determinados esportes na Educação Física escolar do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada a partir de uma entrevista com perguntas abertas para dois professores do sexo masculino e duas professoras do sexo feminino em duas escolas públicas da cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Para isso foi realizado um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa e de corte transversal, baseada em uma entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, buscando fatores limitadores para a oferta de esportes. Os resultados apontaram que os esportes dentro da escola se limitam ao Futebol, Voleibol, Basquetebol e Handebol. Do mesmo modo, também foi possível apontar que os conteúdos dentro das aulas de EFesc se restringem a prática esportiva. E que os fatores que influenciam a oferta limitada dos esportes na EFesc do Ensino Médio estão relacionados principalmente a falta de materiais e estrutura, como também, com a identificação, afinidade e experiência dos professores com determinado conteúdo. Concluiu-se que fatores sociais, pessoais, históricos e culturais estão diretamente ligados a escolha de determinados conteúdos esportivos. E que a diversificação esportiva é muito importante, quando se mantêm ainda a qualidade das aulas.The study aims to identify which factors encourage teachers to teach certain kinds of sports in High School Physical Education. The research was conducted from an interview with open questions to two male teachers and two female teachers at two public schools in the city of Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul. For this, a with descriptiv a qualitative and cross-sectional approach study was carried out, based on a semistructured interview, as a tool of data collection, seeking factors that limit the offer of sports. The results pointed out that school sports are limited to Football, Volleyball, Basketball and Handball. It was also possible to point out that the subjects in EFesc classes are restricted to sports practice. And the factors that influence the limited kinds of sports in the EFesc of High School are mainly related to the lack of materials and structure, as well as the identification, affinity and experience of the teachers with certain subject. The study concluded that social, personal, historical and cultural factors are directly related to the choice for certain sports subject. Also sports diversification is very important, when you keep the class quality.application/pdfporEsportesEnsino médioProfessorSportSchoolHigh schoolSubjectsFatores limitadores para oferta de determinados esportes nas aulas de educação física do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094425.pdf.txt001094425.pdf.txtExtracted Texttext/plain76874http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196774/2/001094425.pdf.txt70134ea6702a1d38a09dcb807f0c389aMD52ORIGINAL001094425.pdfTexto completoapplication/pdf421976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196774/1/001094425.pdfd3b158e79d9dfe0d526b0ad05b67f408MD5110183/1967742022-07-23 05:02:19.69122oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196774Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-23T08:02:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores limitadores para oferta de determinados esportes nas aulas de educação física do ensino médio
title Fatores limitadores para oferta de determinados esportes nas aulas de educação física do ensino médio
spellingShingle Fatores limitadores para oferta de determinados esportes nas aulas de educação física do ensino médio
Tasca, Taís
Esportes
Ensino médio
Professor
Sport
School
High school
Subjects
title_short Fatores limitadores para oferta de determinados esportes nas aulas de educação física do ensino médio
title_full Fatores limitadores para oferta de determinados esportes nas aulas de educação física do ensino médio
title_fullStr Fatores limitadores para oferta de determinados esportes nas aulas de educação física do ensino médio
title_full_unstemmed Fatores limitadores para oferta de determinados esportes nas aulas de educação física do ensino médio
title_sort Fatores limitadores para oferta de determinados esportes nas aulas de educação física do ensino médio
author Tasca, Taís
author_facet Tasca, Taís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tasca, Taís
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Voser, Rogerio da Cunha
contributor_str_mv Voser, Rogerio da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Esportes
Ensino médio
Professor
topic Esportes
Ensino médio
Professor
Sport
School
High school
Subjects
dc.subject.eng.fl_str_mv Sport
School
High school
Subjects
description O presente estudo tem como objetivo verificar quais fatores que limitam o professor a ensinar determinados esportes na Educação Física escolar do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada a partir de uma entrevista com perguntas abertas para dois professores do sexo masculino e duas professoras do sexo feminino em duas escolas públicas da cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Para isso foi realizado um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa e de corte transversal, baseada em uma entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, buscando fatores limitadores para a oferta de esportes. Os resultados apontaram que os esportes dentro da escola se limitam ao Futebol, Voleibol, Basquetebol e Handebol. Do mesmo modo, também foi possível apontar que os conteúdos dentro das aulas de EFesc se restringem a prática esportiva. E que os fatores que influenciam a oferta limitada dos esportes na EFesc do Ensino Médio estão relacionados principalmente a falta de materiais e estrutura, como também, com a identificação, afinidade e experiência dos professores com determinado conteúdo. Concluiu-se que fatores sociais, pessoais, históricos e culturais estão diretamente ligados a escolha de determinados conteúdos esportivos. E que a diversificação esportiva é muito importante, quando se mantêm ainda a qualidade das aulas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-11T02:35:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196774
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001094425
url http://hdl.handle.net/10183/196774
identifier_str_mv 001094425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196774/2/001094425.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196774/1/001094425.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 70134ea6702a1d38a09dcb807f0c389a
d3b158e79d9dfe0d526b0ad05b67f408
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447244282789888