Projeto de Educação Esportiva no Ensino Médio : análise de atitudes na Educação Física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parente, Thomas Augusto
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pereira, Beatriz de Souza, Ginciene, Guy, Impolcetto, Fernanda Moreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267086
Resumo: Como parte do projeto de extensão “Educação Física no Ensino Médio: uma proposta de Educação Esportiva”, vinculado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), o objetivo deste trabalho foi analisar como um projeto de Educação Esportiva, nas aulas de Educação Física escolar (EFE) no Ensino Médio, pode contribuir para o desenvolvimento de graduandos e alunos da Educação Básica. Foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, de característica longitudinal, ao longo de três temporadas do modelo Sport Education (SE) com a mesma turma, do primeiro ao terceiro ano, em uma escola estadual de um município do interior do estado de São Paulo. Concluiu-se, apartir do projeto, que trabalhar com o fairplay nas aulas de Educação Física, por meio do modelo SE, permitiu que os alunos refletissem sobre seus valores e atitudes para uma mudança de comportamento, por isso, espera-se que eles possam fazer uma transferência dos saberes atitudinais vivenciados no projeto para a vida.
id UFRGS-2_24a064ea7c998ad5ae690d1bfae683e0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267086
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Parente, Thomas AugustoPereira, Beatriz de SouzaGinciene, GuyImpolcetto, Fernanda Moreto2023-11-14T03:22:42Z20232359-0599http://hdl.handle.net/10183/267086001173734Como parte do projeto de extensão “Educação Física no Ensino Médio: uma proposta de Educação Esportiva”, vinculado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), o objetivo deste trabalho foi analisar como um projeto de Educação Esportiva, nas aulas de Educação Física escolar (EFE) no Ensino Médio, pode contribuir para o desenvolvimento de graduandos e alunos da Educação Básica. Foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, de característica longitudinal, ao longo de três temporadas do modelo Sport Education (SE) com a mesma turma, do primeiro ao terceiro ano, em uma escola estadual de um município do interior do estado de São Paulo. Concluiu-se, apartir do projeto, que trabalhar com o fairplay nas aulas de Educação Física, por meio do modelo SE, permitiu que os alunos refletissem sobre seus valores e atitudes para uma mudança de comportamento, por isso, espera-se que eles possam fazer uma transferência dos saberes atitudinais vivenciados no projeto para a vida.As part of the extension project "Physical Education in High School: a proposal for Sports Education", linked to the São Paulo State University (Unesp), the purpose of this research was to analyze how a Sport Education project in High School Physical Education classes can contribute to the development of undergraduates and students. A longitudinal qualitative method was used to develop this research, through three seasons of Sport Education model with the same class, from the first to the third year of Brazilian High School, from a school in the country side of the state of São Paulo. It was concluded from the project that working with fairplay in Physical Education classes, through the SE model, allows students to reflect on their values and attitudes towards a change in behavior, so that they can apply the attitudinal knowledge experienced in classes in life.application/pdfporRevista Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC. Florianópolis, SC. Vol. 17, ano 10, (2023), 1-27 p.Educação física escolarEsporteFair playEnsino médioSchool Physical EducationSport educationFairplayHigh schoolProjeto de Educação Esportiva no Ensino Médio : análise de atitudes na Educação Física escolarHigh School Sports Education Project : development opportunities to under-graduate and students info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173734.pdf.txt001173734.pdf.txtExtracted Texttext/plain60769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267086/2/001173734.pdf.txt424b8a7d2151f9e062c878037f40faf2MD52ORIGINAL001173734.pdfTexto completoapplication/pdf795871http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267086/1/001173734.pdf13f18938135205f165acb1c3e32a679bMD5110183/2670862023-11-15 04:24:53.351007oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267086Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-15T06:24:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto de Educação Esportiva no Ensino Médio : análise de atitudes na Educação Física escolar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv High School Sports Education Project : development opportunities to under-graduate and students
title Projeto de Educação Esportiva no Ensino Médio : análise de atitudes na Educação Física escolar
spellingShingle Projeto de Educação Esportiva no Ensino Médio : análise de atitudes na Educação Física escolar
Parente, Thomas Augusto
Educação física escolar
Esporte
Fair play
Ensino médio
School Physical Education
Sport education
Fairplay
High school
title_short Projeto de Educação Esportiva no Ensino Médio : análise de atitudes na Educação Física escolar
title_full Projeto de Educação Esportiva no Ensino Médio : análise de atitudes na Educação Física escolar
title_fullStr Projeto de Educação Esportiva no Ensino Médio : análise de atitudes na Educação Física escolar
title_full_unstemmed Projeto de Educação Esportiva no Ensino Médio : análise de atitudes na Educação Física escolar
title_sort Projeto de Educação Esportiva no Ensino Médio : análise de atitudes na Educação Física escolar
author Parente, Thomas Augusto
author_facet Parente, Thomas Augusto
Pereira, Beatriz de Souza
Ginciene, Guy
Impolcetto, Fernanda Moreto
author_role author
author2 Pereira, Beatriz de Souza
Ginciene, Guy
Impolcetto, Fernanda Moreto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parente, Thomas Augusto
Pereira, Beatriz de Souza
Ginciene, Guy
Impolcetto, Fernanda Moreto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Esporte
Fair play
Ensino médio
topic Educação física escolar
Esporte
Fair play
Ensino médio
School Physical Education
Sport education
Fairplay
High school
dc.subject.eng.fl_str_mv School Physical Education
Sport education
Fairplay
High school
description Como parte do projeto de extensão “Educação Física no Ensino Médio: uma proposta de Educação Esportiva”, vinculado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), o objetivo deste trabalho foi analisar como um projeto de Educação Esportiva, nas aulas de Educação Física escolar (EFE) no Ensino Médio, pode contribuir para o desenvolvimento de graduandos e alunos da Educação Básica. Foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, de característica longitudinal, ao longo de três temporadas do modelo Sport Education (SE) com a mesma turma, do primeiro ao terceiro ano, em uma escola estadual de um município do interior do estado de São Paulo. Concluiu-se, apartir do projeto, que trabalhar com o fairplay nas aulas de Educação Física, por meio do modelo SE, permitiu que os alunos refletissem sobre seus valores e atitudes para uma mudança de comportamento, por isso, espera-se que eles possam fazer uma transferência dos saberes atitudinais vivenciados no projeto para a vida.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-14T03:22:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/267086
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2359-0599
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173734
identifier_str_mv 2359-0599
001173734
url http://hdl.handle.net/10183/267086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC. Florianópolis, SC. Vol. 17, ano 10, (2023), 1-27 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267086/2/001173734.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267086/1/001173734.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 424b8a7d2151f9e062c878037f40faf2
13f18938135205f165acb1c3e32a679b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447844141662208