Projeto de Educação Esportiva no Ensino Médio : análise de atitudes na Educação Física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/267086 |
Resumo: | Como parte do projeto de extensão “Educação Física no Ensino Médio: uma proposta de Educação Esportiva”, vinculado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), o objetivo deste trabalho foi analisar como um projeto de Educação Esportiva, nas aulas de Educação Física escolar (EFE) no Ensino Médio, pode contribuir para o desenvolvimento de graduandos e alunos da Educação Básica. Foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, de característica longitudinal, ao longo de três temporadas do modelo Sport Education (SE) com a mesma turma, do primeiro ao terceiro ano, em uma escola estadual de um município do interior do estado de São Paulo. Concluiu-se, apartir do projeto, que trabalhar com o fairplay nas aulas de Educação Física, por meio do modelo SE, permitiu que os alunos refletissem sobre seus valores e atitudes para uma mudança de comportamento, por isso, espera-se que eles possam fazer uma transferência dos saberes atitudinais vivenciados no projeto para a vida. |
id |
UFRGS-2_24a064ea7c998ad5ae690d1bfae683e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267086 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Parente, Thomas AugustoPereira, Beatriz de SouzaGinciene, GuyImpolcetto, Fernanda Moreto2023-11-14T03:22:42Z20232359-0599http://hdl.handle.net/10183/267086001173734Como parte do projeto de extensão “Educação Física no Ensino Médio: uma proposta de Educação Esportiva”, vinculado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), o objetivo deste trabalho foi analisar como um projeto de Educação Esportiva, nas aulas de Educação Física escolar (EFE) no Ensino Médio, pode contribuir para o desenvolvimento de graduandos e alunos da Educação Básica. Foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, de característica longitudinal, ao longo de três temporadas do modelo Sport Education (SE) com a mesma turma, do primeiro ao terceiro ano, em uma escola estadual de um município do interior do estado de São Paulo. Concluiu-se, apartir do projeto, que trabalhar com o fairplay nas aulas de Educação Física, por meio do modelo SE, permitiu que os alunos refletissem sobre seus valores e atitudes para uma mudança de comportamento, por isso, espera-se que eles possam fazer uma transferência dos saberes atitudinais vivenciados no projeto para a vida.As part of the extension project "Physical Education in High School: a proposal for Sports Education", linked to the São Paulo State University (Unesp), the purpose of this research was to analyze how a Sport Education project in High School Physical Education classes can contribute to the development of undergraduates and students. A longitudinal qualitative method was used to develop this research, through three seasons of Sport Education model with the same class, from the first to the third year of Brazilian High School, from a school in the country side of the state of São Paulo. It was concluded from the project that working with fairplay in Physical Education classes, through the SE model, allows students to reflect on their values and attitudes towards a change in behavior, so that they can apply the attitudinal knowledge experienced in classes in life.application/pdfporRevista Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC. Florianópolis, SC. Vol. 17, ano 10, (2023), 1-27 p.Educação física escolarEsporteFair playEnsino médioSchool Physical EducationSport educationFairplayHigh schoolProjeto de Educação Esportiva no Ensino Médio : análise de atitudes na Educação Física escolarHigh School Sports Education Project : development opportunities to under-graduate and students info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173734.pdf.txt001173734.pdf.txtExtracted Texttext/plain60769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267086/2/001173734.pdf.txt424b8a7d2151f9e062c878037f40faf2MD52ORIGINAL001173734.pdfTexto completoapplication/pdf795871http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267086/1/001173734.pdf13f18938135205f165acb1c3e32a679bMD5110183/2670862023-11-15 04:24:53.351007oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267086Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-15T06:24:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projeto de Educação Esportiva no Ensino Médio : análise de atitudes na Educação Física escolar |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
High School Sports Education Project : development opportunities to under-graduate and students |
title |
Projeto de Educação Esportiva no Ensino Médio : análise de atitudes na Educação Física escolar |
spellingShingle |
Projeto de Educação Esportiva no Ensino Médio : análise de atitudes na Educação Física escolar Parente, Thomas Augusto Educação física escolar Esporte Fair play Ensino médio School Physical Education Sport education Fairplay High school |
title_short |
Projeto de Educação Esportiva no Ensino Médio : análise de atitudes na Educação Física escolar |
title_full |
Projeto de Educação Esportiva no Ensino Médio : análise de atitudes na Educação Física escolar |
title_fullStr |
Projeto de Educação Esportiva no Ensino Médio : análise de atitudes na Educação Física escolar |
title_full_unstemmed |
Projeto de Educação Esportiva no Ensino Médio : análise de atitudes na Educação Física escolar |
title_sort |
Projeto de Educação Esportiva no Ensino Médio : análise de atitudes na Educação Física escolar |
author |
Parente, Thomas Augusto |
author_facet |
Parente, Thomas Augusto Pereira, Beatriz de Souza Ginciene, Guy Impolcetto, Fernanda Moreto |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Beatriz de Souza Ginciene, Guy Impolcetto, Fernanda Moreto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parente, Thomas Augusto Pereira, Beatriz de Souza Ginciene, Guy Impolcetto, Fernanda Moreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Esporte Fair play Ensino médio |
topic |
Educação física escolar Esporte Fair play Ensino médio School Physical Education Sport education Fairplay High school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School Physical Education Sport education Fairplay High school |
description |
Como parte do projeto de extensão “Educação Física no Ensino Médio: uma proposta de Educação Esportiva”, vinculado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), o objetivo deste trabalho foi analisar como um projeto de Educação Esportiva, nas aulas de Educação Física escolar (EFE) no Ensino Médio, pode contribuir para o desenvolvimento de graduandos e alunos da Educação Básica. Foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, de característica longitudinal, ao longo de três temporadas do modelo Sport Education (SE) com a mesma turma, do primeiro ao terceiro ano, em uma escola estadual de um município do interior do estado de São Paulo. Concluiu-se, apartir do projeto, que trabalhar com o fairplay nas aulas de Educação Física, por meio do modelo SE, permitiu que os alunos refletissem sobre seus valores e atitudes para uma mudança de comportamento, por isso, espera-se que eles possam fazer uma transferência dos saberes atitudinais vivenciados no projeto para a vida. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-14T03:22:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/267086 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2359-0599 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001173734 |
identifier_str_mv |
2359-0599 001173734 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/267086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC. Florianópolis, SC. Vol. 17, ano 10, (2023), 1-27 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267086/2/001173734.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267086/1/001173734.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
424b8a7d2151f9e062c878037f40faf2 13f18938135205f165acb1c3e32a679b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447844141662208 |