Desafio de ensinar a cuidar sob a ótica do aluno do curso de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deves, Celina Escopelli
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Nunes, Dulce Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/23447
Resumo: Este estudo refere-se ao ensino/aprendizagem na disciplina de Fundamentos do Cuidado Humano III – módulo do cuidado – Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a ótica do aluno do curso de graduação em enfermagem. Em 1996, iniciou-se a disciplina, no quarto semestre do currículo, constituída da temática básica, onde os acadêmicos aprendem sobre a gênese do cuidado humano. Os relatos diários, dos alunos, durante a prática desse módulo, na Unidade Oncológica Pediátrica (UOP) de um hospital de ensino, em Porto Alegre-RS, foram submetidos à análise fenomenológica, com base em Merleau-Ponty (Martins, 1992). Da análise emergiu o significado expresso pelo aluno quanto às experiências na UOP; a relação entre ensino-prática, base teórica e cuidado.
id UFRGS-2_25f037cd6c1b95923a814f249a2dc851
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23447
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Deves, Celina EscopelliNunes, Dulce Maria2010-06-08T04:17:47Z20010102-6933http://hdl.handle.net/10183/23447000309732Este estudo refere-se ao ensino/aprendizagem na disciplina de Fundamentos do Cuidado Humano III – módulo do cuidado – Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a ótica do aluno do curso de graduação em enfermagem. Em 1996, iniciou-se a disciplina, no quarto semestre do currículo, constituída da temática básica, onde os acadêmicos aprendem sobre a gênese do cuidado humano. Os relatos diários, dos alunos, durante a prática desse módulo, na Unidade Oncológica Pediátrica (UOP) de um hospital de ensino, em Porto Alegre-RS, foram submetidos à análise fenomenológica, com base em Merleau-Ponty (Martins, 1992). Da análise emergiu o significado expresso pelo aluno quanto às experiências na UOP; a relação entre ensino-prática, base teórica e cuidado.This paper refers to teaching/learning in a subject named Fundaments of Human Care III – Care Module – at the Nursing School of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, under the vision of the undergraduate student. In 1996, the subject started at the fourth semester of the curriculum, constituted of its basic thematic, and in which the students learn about the genesis of human care process. The daily reports of the students during this module practice at the Pediatric Oncology Unit (POU) of a University Hospital, in Porto Alegre, RS, were submitted to phenomenological analysis, based on Merleau-Ponty (Martins, 1992). From this analysis emerged the significance expressed by the student of the experiences on the POU; the relation between teaching-practice; theoretical basis and care.Este estudio es relativo a la enseñanza/aprendizaje en la asignatura de “Fundamentos do Cuidado Humano”, módulo del cuidado Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bajo la óptica del alumno del curso de graduación en enfermería. En 1996 inició la asignatura en lo cuarto periodo del currícolo, constituida de la temática básica, donde los estudiantes aprenden sobre la genesis del cuidado humano. Los informes diarios, emitidos por los alumnos durante la práctica de este módulo, en la Unidad Oncológica Pediátrica de un hospital de enseñanza, en Porto Alegre-RS, fueron sometidos al análisis fenomonológica, com base em Merleau-Ponty (Martins, 1992) Del análisis emergió el significado expresso por el alumno respecto a las experiencias en la UOP, la relación entre enseñanzapráctica, base teórica y cuidado.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 22, n. 1 (jan. 2001), p. 69-82Cuidado humano : EnsinoCuidados de enfermagem : EnsinoEstudantes de enfermagemHuman careGenesisNursingTeachingCuidado humanoGeneseEnseñanza de enfermeríaDesafio de ensinar a cuidar sob a ótica do aluno do curso de graduação em enfermagemThe challenge of teaching how to care: the vision of the nursing undergraduate student info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000309732.pdf.txt000309732.pdf.txtExtracted Texttext/plain32809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23447/2/000309732.pdf.txt700d137f35911238038d8c68f1ee7a51MD52ORIGINAL000309732.pdf000309732.pdfTexto completoapplication/pdf38386http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23447/1/000309732.pdf289e756408db0c184aa10251d6a75f34MD51THUMBNAIL000309732.pdf.jpg000309732.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23447/3/000309732.pdf.jpg4dfc39c64ee7ecb2562a30d6f675943aMD5310183/234472018-10-17 08:09:36.074oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23447Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:09:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafio de ensinar a cuidar sob a ótica do aluno do curso de graduação em enfermagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The challenge of teaching how to care: the vision of the nursing undergraduate student
title Desafio de ensinar a cuidar sob a ótica do aluno do curso de graduação em enfermagem
spellingShingle Desafio de ensinar a cuidar sob a ótica do aluno do curso de graduação em enfermagem
Deves, Celina Escopelli
Cuidado humano : Ensino
Cuidados de enfermagem : Ensino
Estudantes de enfermagem
Human care
Genesis
Nursing
Teaching
Cuidado humano
Genese
Enseñanza de enfermería
title_short Desafio de ensinar a cuidar sob a ótica do aluno do curso de graduação em enfermagem
title_full Desafio de ensinar a cuidar sob a ótica do aluno do curso de graduação em enfermagem
title_fullStr Desafio de ensinar a cuidar sob a ótica do aluno do curso de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Desafio de ensinar a cuidar sob a ótica do aluno do curso de graduação em enfermagem
title_sort Desafio de ensinar a cuidar sob a ótica do aluno do curso de graduação em enfermagem
author Deves, Celina Escopelli
author_facet Deves, Celina Escopelli
Nunes, Dulce Maria
author_role author
author2 Nunes, Dulce Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deves, Celina Escopelli
Nunes, Dulce Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidado humano : Ensino
Cuidados de enfermagem : Ensino
Estudantes de enfermagem
topic Cuidado humano : Ensino
Cuidados de enfermagem : Ensino
Estudantes de enfermagem
Human care
Genesis
Nursing
Teaching
Cuidado humano
Genese
Enseñanza de enfermería
dc.subject.eng.fl_str_mv Human care
Genesis
Nursing
Teaching
Cuidado humano
Genese
Enseñanza de enfermería
description Este estudo refere-se ao ensino/aprendizagem na disciplina de Fundamentos do Cuidado Humano III – módulo do cuidado – Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a ótica do aluno do curso de graduação em enfermagem. Em 1996, iniciou-se a disciplina, no quarto semestre do currículo, constituída da temática básica, onde os acadêmicos aprendem sobre a gênese do cuidado humano. Os relatos diários, dos alunos, durante a prática desse módulo, na Unidade Oncológica Pediátrica (UOP) de um hospital de ensino, em Porto Alegre-RS, foram submetidos à análise fenomenológica, com base em Merleau-Ponty (Martins, 1992). Da análise emergiu o significado expresso pelo aluno quanto às experiências na UOP; a relação entre ensino-prática, base teórica e cuidado.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-06-08T04:17:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/23447
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-6933
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000309732
identifier_str_mv 0102-6933
000309732
url http://hdl.handle.net/10183/23447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 22, n. 1 (jan. 2001), p. 69-82
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23447/2/000309732.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23447/1/000309732.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23447/3/000309732.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 700d137f35911238038d8c68f1ee7a51
289e756408db0c184aa10251d6a75f34
4dfc39c64ee7ecb2562a30d6f675943a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224718617935872