O desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos docentes da EEUFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/23554 |
Resumo: | O objeto deste estudo trata do ensino e da prática do cuidado humano. É a terceira etapa da pesquisa sobre o tema: o desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos acadêmicos, enfermeiros e, nesta, dos docentes da EEUFRGS. É qualitativo fenomenológico com apoio teórico-filosófico de Martin Heidegger. O propósito desta etapa é conhecer/ compreender o modo como acontece o ensino teórico-prático do cuidado humano, orientação curricular do curso de graduação. A análise fenomenológica evidencia que os docentes iniciam o embasamento do aluno para o cuidado partindo das experiências cotidianas e fundamentação científica; o cuidado holístico caracteriza o cuidado humano. |
id |
UFRGS-2_bd2e726ddfb23c3a8ac58cd411ad9c81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23554 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nunes, Dulce MariaWegner, Wiliam2010-06-08T04:18:12Z20050102-6933http://hdl.handle.net/10183/23554000560691O objeto deste estudo trata do ensino e da prática do cuidado humano. É a terceira etapa da pesquisa sobre o tema: o desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos acadêmicos, enfermeiros e, nesta, dos docentes da EEUFRGS. É qualitativo fenomenológico com apoio teórico-filosófico de Martin Heidegger. O propósito desta etapa é conhecer/ compreender o modo como acontece o ensino teórico-prático do cuidado humano, orientação curricular do curso de graduação. A análise fenomenológica evidencia que os docentes iniciam o embasamento do aluno para o cuidado partindo das experiências cotidianas e fundamentação científica; o cuidado holístico caracteriza o cuidado humano.The object of this study is teaching and practicing human care. It comprises the third stage of the research on the theme: the challenge of teaching how to care from the point of view of the academic students, nurses and, in this one, the professors of EEUFRGS. It is a qualitative, phenomenological study with Martin Heidegger’s theoretical and philosophical support. The purpose of this stage is knowing/understanding how the theoretical and practical teaching of human care occurs, considering that it is the curricular guidance of the graduation course. The phenomenological analysis evidences that the professors initiate the students’ foundations regarding care from their daily experiences and from the scientific foundation; holistic care characterizes the human care.El objeto de este estudio es la enseñanza y la práctica de la atención humana. Se constituye en la tercera etapa de la investigación sobre el tema: El desafío de enseñar a cuidar bajo el punto de vista de los académicos, enfermeros y, en esta, de los docentes de la EEUFRGS. Es un estudio cualitativo fenomenológico con el apoyo teórico-filosófico de Martín Heidegger. El propósito de esta etapa es conocer/entender el modo como ocurre la enseñanza teórica y práctica de la atención humana, orientación curricular del curso de graduación. El análisis fenomenológico evidencia que los docentes empiezan el basamento del alumno para la atención partiendo de las experiencias del cotidiano y de la fundamentación científica; el cuidado holístico caracteriza la atención humana.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 26, n. 3 (dez. 2005), p. 358-368Cuidado humano : EnsinoCuidados de enfermagem : EnsinoEmpathyNursingTeachingEmpatíaEnfermeríaEnseñanzaO desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos docentes da EEUFRGSEl desafío de enseñar a cuidar bajo la óptica de los docentes de la EEUFRGS The challenge of care teaching from the point of view of the professors of EEUFRGS info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000560691.pdf.txt000560691.pdf.txtExtracted Texttext/plain38395http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23554/2/000560691.pdf.txta2d17d1a49b90a5df22929830d21a071MD52ORIGINAL000560691.pdf000560691.pdfTexto completoapplication/pdf41918http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23554/1/000560691.pdf79514989b411389ab587f5e07ebea4c1MD51THUMBNAIL000560691.pdf.jpg000560691.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1674http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23554/3/000560691.pdf.jpg8108c90d30151abf3838abaf1451a725MD5310183/235542018-10-17 08:34:03.622oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23554Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:34:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos docentes da EEUFRGS |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
El desafío de enseñar a cuidar bajo la óptica de los docentes de la EEUFRGS |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The challenge of care teaching from the point of view of the professors of EEUFRGS |
title |
O desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos docentes da EEUFRGS |
spellingShingle |
O desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos docentes da EEUFRGS Nunes, Dulce Maria Cuidado humano : Ensino Cuidados de enfermagem : Ensino Empathy Nursing Teaching Empatía Enfermería Enseñanza |
title_short |
O desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos docentes da EEUFRGS |
title_full |
O desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos docentes da EEUFRGS |
title_fullStr |
O desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos docentes da EEUFRGS |
title_full_unstemmed |
O desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos docentes da EEUFRGS |
title_sort |
O desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos docentes da EEUFRGS |
author |
Nunes, Dulce Maria |
author_facet |
Nunes, Dulce Maria Wegner, Wiliam |
author_role |
author |
author2 |
Wegner, Wiliam |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Dulce Maria Wegner, Wiliam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cuidado humano : Ensino Cuidados de enfermagem : Ensino |
topic |
Cuidado humano : Ensino Cuidados de enfermagem : Ensino Empathy Nursing Teaching Empatía Enfermería Enseñanza |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Empathy Nursing Teaching |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Empatía Enfermería Enseñanza |
description |
O objeto deste estudo trata do ensino e da prática do cuidado humano. É a terceira etapa da pesquisa sobre o tema: o desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos acadêmicos, enfermeiros e, nesta, dos docentes da EEUFRGS. É qualitativo fenomenológico com apoio teórico-filosófico de Martin Heidegger. O propósito desta etapa é conhecer/ compreender o modo como acontece o ensino teórico-prático do cuidado humano, orientação curricular do curso de graduação. A análise fenomenológica evidencia que os docentes iniciam o embasamento do aluno para o cuidado partindo das experiências cotidianas e fundamentação científica; o cuidado holístico caracteriza o cuidado humano. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-06-08T04:18:12Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/23554 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-6933 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000560691 |
identifier_str_mv |
0102-6933 000560691 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/23554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 26, n. 3 (dez. 2005), p. 358-368 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23554/2/000560691.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23554/1/000560691.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23554/3/000560691.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a2d17d1a49b90a5df22929830d21a071 79514989b411389ab587f5e07ebea4c1 8108c90d30151abf3838abaf1451a725 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224719261761536 |