O desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos docentes da EEUFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Dulce Maria
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Wegner, Wiliam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/23554
Resumo: O objeto deste estudo trata do ensino e da prática do cuidado humano. É a terceira etapa da pesquisa sobre o tema: o desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos acadêmicos, enfermeiros e, nesta, dos docentes da EEUFRGS. É qualitativo fenomenológico com apoio teórico-filosófico de Martin Heidegger. O propósito desta etapa é conhecer/ compreender o modo como acontece o ensino teórico-prático do cuidado humano, orientação curricular do curso de graduação. A análise fenomenológica evidencia que os docentes iniciam o embasamento do aluno para o cuidado partindo das experiências cotidianas e fundamentação científica; o cuidado holístico caracteriza o cuidado humano.
id UFRGS-2_bd2e726ddfb23c3a8ac58cd411ad9c81
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23554
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nunes, Dulce MariaWegner, Wiliam2010-06-08T04:18:12Z20050102-6933http://hdl.handle.net/10183/23554000560691O objeto deste estudo trata do ensino e da prática do cuidado humano. É a terceira etapa da pesquisa sobre o tema: o desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos acadêmicos, enfermeiros e, nesta, dos docentes da EEUFRGS. É qualitativo fenomenológico com apoio teórico-filosófico de Martin Heidegger. O propósito desta etapa é conhecer/ compreender o modo como acontece o ensino teórico-prático do cuidado humano, orientação curricular do curso de graduação. A análise fenomenológica evidencia que os docentes iniciam o embasamento do aluno para o cuidado partindo das experiências cotidianas e fundamentação científica; o cuidado holístico caracteriza o cuidado humano.The object of this study is teaching and practicing human care. It comprises the third stage of the research on the theme: the challenge of teaching how to care from the point of view of the academic students, nurses and, in this one, the professors of EEUFRGS. It is a qualitative, phenomenological study with Martin Heidegger’s theoretical and philosophical support. The purpose of this stage is knowing/understanding how the theoretical and practical teaching of human care occurs, considering that it is the curricular guidance of the graduation course. The phenomenological analysis evidences that the professors initiate the students’ foundations regarding care from their daily experiences and from the scientific foundation; holistic care characterizes the human care.El objeto de este estudio es la enseñanza y la práctica de la atención humana. Se constituye en la tercera etapa de la investigación sobre el tema: El desafío de enseñar a cuidar bajo el punto de vista de los académicos, enfermeros y, en esta, de los docentes de la EEUFRGS. Es un estudio cualitativo fenomenológico con el apoyo teórico-filosófico de Martín Heidegger. El propósito de esta etapa es conocer/entender el modo como ocurre la enseñanza teórica y práctica de la atención humana, orientación curricular del curso de graduación. El análisis fenomenológico evidencia que los docentes empiezan el basamento del alumno para la atención partiendo de las experiencias del cotidiano y de la fundamentación científica; el cuidado holístico caracteriza la atención humana.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 26, n. 3 (dez. 2005), p. 358-368Cuidado humano : EnsinoCuidados de enfermagem : EnsinoEmpathyNursingTeachingEmpatíaEnfermeríaEnseñanzaO desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos docentes da EEUFRGSEl desafío de enseñar a cuidar bajo la óptica de los docentes de la EEUFRGS The challenge of care teaching from the point of view of the professors of EEUFRGS info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000560691.pdf.txt000560691.pdf.txtExtracted Texttext/plain38395http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23554/2/000560691.pdf.txta2d17d1a49b90a5df22929830d21a071MD52ORIGINAL000560691.pdf000560691.pdfTexto completoapplication/pdf41918http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23554/1/000560691.pdf79514989b411389ab587f5e07ebea4c1MD51THUMBNAIL000560691.pdf.jpg000560691.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1674http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23554/3/000560691.pdf.jpg8108c90d30151abf3838abaf1451a725MD5310183/235542018-10-17 08:34:03.622oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23554Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:34:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos docentes da EEUFRGS
dc.title.alternative.es.fl_str_mv El desafío de enseñar a cuidar bajo la óptica de los docentes de la EEUFRGS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The challenge of care teaching from the point of view of the professors of EEUFRGS
title O desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos docentes da EEUFRGS
spellingShingle O desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos docentes da EEUFRGS
Nunes, Dulce Maria
Cuidado humano : Ensino
Cuidados de enfermagem : Ensino
Empathy
Nursing
Teaching
Empatía
Enfermería
Enseñanza
title_short O desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos docentes da EEUFRGS
title_full O desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos docentes da EEUFRGS
title_fullStr O desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos docentes da EEUFRGS
title_full_unstemmed O desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos docentes da EEUFRGS
title_sort O desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos docentes da EEUFRGS
author Nunes, Dulce Maria
author_facet Nunes, Dulce Maria
Wegner, Wiliam
author_role author
author2 Wegner, Wiliam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Dulce Maria
Wegner, Wiliam
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidado humano : Ensino
Cuidados de enfermagem : Ensino
topic Cuidado humano : Ensino
Cuidados de enfermagem : Ensino
Empathy
Nursing
Teaching
Empatía
Enfermería
Enseñanza
dc.subject.eng.fl_str_mv Empathy
Nursing
Teaching
dc.subject.spa.fl_str_mv Empatía
Enfermería
Enseñanza
description O objeto deste estudo trata do ensino e da prática do cuidado humano. É a terceira etapa da pesquisa sobre o tema: o desafio de ensinar a cuidar sob a ótica dos acadêmicos, enfermeiros e, nesta, dos docentes da EEUFRGS. É qualitativo fenomenológico com apoio teórico-filosófico de Martin Heidegger. O propósito desta etapa é conhecer/ compreender o modo como acontece o ensino teórico-prático do cuidado humano, orientação curricular do curso de graduação. A análise fenomenológica evidencia que os docentes iniciam o embasamento do aluno para o cuidado partindo das experiências cotidianas e fundamentação científica; o cuidado holístico caracteriza o cuidado humano.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-06-08T04:18:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/23554
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-6933
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000560691
identifier_str_mv 0102-6933
000560691
url http://hdl.handle.net/10183/23554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 26, n. 3 (dez. 2005), p. 358-368
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23554/2/000560691.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23554/1/000560691.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23554/3/000560691.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a2d17d1a49b90a5df22929830d21a071
79514989b411389ab587f5e07ebea4c1
8108c90d30151abf3838abaf1451a725
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224719261761536