Educação física na educação infantil : uma prática necessária?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcela Dutra Corrêa da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133098
Resumo: A Educação Física vem sendo discutida há bastante tempo, visto que ocorreram diversas alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Mesmo a Educação Física sendo considerada Componente Curricular obrigatório da Educação Básica, na lei não há indicações de quem deva ser o professor que deve ministrar essas aulas, se o unidocente ou o professor com formação em Educação Física. Diante disso, tenho como objetivo verificar a importância da Educação Física na Educação Infantil na visão de professores de Educação Física e professores unidocentes de uma escola da Rede Privada de ensino de Porto Alegre. Para tanto, desenvolvi o presente estudo através de abordagem qualitativa, com realização de entrevistas semi-estruturadas. Participaram deste estudo seis professoras unidocentes e duas professoras de Educação Física que atuam em uma Instituição da Rede Privada de Ensino, escolhida através do critério de conveniência. Os dados coletados indicam a unanimidade das docentes em considerar a prática da Educação Física como elemento fundamental para o desenvolvimento infantil, uma vez que este componente curricular, quando bem desenvolvido, propicia a integração dos aspectos motores, cognitivos e sociais da criança. Todas as entrevistadas consideram que a Educação Física na Educação Infantil deve ser ministrada por docentes Licenciados em Educação Física, pois entendem que para desenvolver essas aulas com competência, se faz necessária uma formação específica, que supere o ―brincar pelo brincar‖.
id UFRGS-2_2627c14c6dee980e8a3e5dabbe0de1c0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133098
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Marcela Dutra Corrêa daCardoso, Lisiane Torres e2016-03-01T02:06:05Z2015http://hdl.handle.net/10183/133098000984194A Educação Física vem sendo discutida há bastante tempo, visto que ocorreram diversas alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Mesmo a Educação Física sendo considerada Componente Curricular obrigatório da Educação Básica, na lei não há indicações de quem deva ser o professor que deve ministrar essas aulas, se o unidocente ou o professor com formação em Educação Física. Diante disso, tenho como objetivo verificar a importância da Educação Física na Educação Infantil na visão de professores de Educação Física e professores unidocentes de uma escola da Rede Privada de ensino de Porto Alegre. Para tanto, desenvolvi o presente estudo através de abordagem qualitativa, com realização de entrevistas semi-estruturadas. Participaram deste estudo seis professoras unidocentes e duas professoras de Educação Física que atuam em uma Instituição da Rede Privada de Ensino, escolhida através do critério de conveniência. Os dados coletados indicam a unanimidade das docentes em considerar a prática da Educação Física como elemento fundamental para o desenvolvimento infantil, uma vez que este componente curricular, quando bem desenvolvido, propicia a integração dos aspectos motores, cognitivos e sociais da criança. Todas as entrevistadas consideram que a Educação Física na Educação Infantil deve ser ministrada por docentes Licenciados em Educação Física, pois entendem que para desenvolver essas aulas com competência, se faz necessária uma formação específica, que supere o ―brincar pelo brincar‖.The Physical Education has been discussed for long time, since many changes occurred in the Law of Directives and Bases of National Education. Even Physical Education being considered mandatory curricular component, there is nothing in the law that indicates who is the teacher that should teach these classes, the generalist teacher or the teacher with Physical Education degree. At that, I have as objective to verify the importance of Physical Education in Childhood Education in the point of view of Physical Education teachers and generalist teachers from a private school of Porto Alegre. Therefore, I developed this study through a qualitative approach, with realization of semi-structured interviews. This study had the participation of six generalist teachers and two Physical Education teachers that work in an Institution of Private Network of Education, chosen by convenience criteria. The collected data indicates unanimity of teachers in considering the Physical Education practice as fundamental element to the childhood development since this curricular component, when well developed, provides integration of child's motor, cognitive and social aspects. All interviewees consider that Physical Education in Childhood Education should be teach by teachers graduated in Physical Education, because they understand that to develop these classes competently, a specific graduation is necessary, that overcomes the ―play by play-.application/pdfporEducação física escolarEducação infantilPhysical educationSchool physical educationChildhood educationGeneralist teacherPhisical education teacherEducação física na educação infantil : uma prática necessária?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2015Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984194.pdf000984194.pdfTexto completoapplication/pdf557255http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133098/1/000984194.pdf27c34a27cc2f2678c460093f78444141MD51TEXT000984194.pdf.txt000984194.pdf.txtExtracted Texttext/plain77804http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133098/2/000984194.pdf.txt323bcdbd4ef47d828ac2bbdc4ad6f823MD52THUMBNAIL000984194.pdf.jpg000984194.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133098/3/000984194.pdf.jpgfe8ea6238cf09d17e5bbd9c398f64386MD5310183/1330982018-10-26 09:54:09.328oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133098Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:54:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação física na educação infantil : uma prática necessária?
title Educação física na educação infantil : uma prática necessária?
spellingShingle Educação física na educação infantil : uma prática necessária?
Silva, Marcela Dutra Corrêa da
Educação física escolar
Educação infantil
Physical education
School physical education
Childhood education
Generalist teacher
Phisical education teacher
title_short Educação física na educação infantil : uma prática necessária?
title_full Educação física na educação infantil : uma prática necessária?
title_fullStr Educação física na educação infantil : uma prática necessária?
title_full_unstemmed Educação física na educação infantil : uma prática necessária?
title_sort Educação física na educação infantil : uma prática necessária?
author Silva, Marcela Dutra Corrêa da
author_facet Silva, Marcela Dutra Corrêa da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcela Dutra Corrêa da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Lisiane Torres e
contributor_str_mv Cardoso, Lisiane Torres e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Educação infantil
topic Educação física escolar
Educação infantil
Physical education
School physical education
Childhood education
Generalist teacher
Phisical education teacher
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical education
School physical education
Childhood education
Generalist teacher
Phisical education teacher
description A Educação Física vem sendo discutida há bastante tempo, visto que ocorreram diversas alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Mesmo a Educação Física sendo considerada Componente Curricular obrigatório da Educação Básica, na lei não há indicações de quem deva ser o professor que deve ministrar essas aulas, se o unidocente ou o professor com formação em Educação Física. Diante disso, tenho como objetivo verificar a importância da Educação Física na Educação Infantil na visão de professores de Educação Física e professores unidocentes de uma escola da Rede Privada de ensino de Porto Alegre. Para tanto, desenvolvi o presente estudo através de abordagem qualitativa, com realização de entrevistas semi-estruturadas. Participaram deste estudo seis professoras unidocentes e duas professoras de Educação Física que atuam em uma Instituição da Rede Privada de Ensino, escolhida através do critério de conveniência. Os dados coletados indicam a unanimidade das docentes em considerar a prática da Educação Física como elemento fundamental para o desenvolvimento infantil, uma vez que este componente curricular, quando bem desenvolvido, propicia a integração dos aspectos motores, cognitivos e sociais da criança. Todas as entrevistadas consideram que a Educação Física na Educação Infantil deve ser ministrada por docentes Licenciados em Educação Física, pois entendem que para desenvolver essas aulas com competência, se faz necessária uma formação específica, que supere o ―brincar pelo brincar‖.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-01T02:06:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133098
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000984194
url http://hdl.handle.net/10183/133098
identifier_str_mv 000984194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133098/1/000984194.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133098/2/000984194.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133098/3/000984194.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 27c34a27cc2f2678c460093f78444141
323bcdbd4ef47d828ac2bbdc4ad6f823
fe8ea6238cf09d17e5bbd9c398f64386
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224499346014208