Os estágios de docência: um exercício de realização de planejamentos de ensino e gestão de classe na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonorino, Rogério Nunes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87660
Resumo: Os estágios são momentos nos quais o licenciando é desafiado a colocar em prática o que aprendeu em diversas disciplinas. Pode ser um período motivante ou estressante. Neste período de formação o estudante/professor constrói diversas competências e habilidades. Alguns autores (Siedentop, 2008; Piéron, 2005, Gallahue e Donnelly, 2008, entre outros) destacam que o planejamento e a gestão de classe são constituintes do repertório de ensino a ser construído para o exercício da ação docente. Este trabalho configura-se como um Relato de Experiência das situações mais significativas vivenciadas por mim durante a realização dos estágios de docência de educação Física no Ensino Infantil e no Ensino Médio do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS. Pretendi descrever as dificuldades e situações de êxito vivenciadas no que se refere à realização dos planejamentos de ensino e em três aspectos referentes à gestão de classe: gestão do tempo da aula, feedbacks e controle de classe/disciplina. Foi por realizar os estágios que eu pude experimentar verdadeiramente a prática docente e perceber diversas peculiaridades que constituem o ambiente escolar. As vivências e as dificuldades que se apresentaram enriqueceram a minha reflexão sobre algumas competências pedagógicas. Para mim os aspectos relacionados ao planejamento, à gestão do tempo e à disciplina são fundamentais para desenvolver uma aula. Contudo, acredito que as competências do professor são formadas não só por vivências acadêmicas. Espero que este trabalho possa contribuir, de alguma forma, para as reflexões de outros colegas e para as reflexões dos professores orientadores de estágio e de outras disciplinas do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS.
id UFRGS-2_3075698b2a689356b56d6e269a6bc02a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87660
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bonorino, Rogério NunesCardoso, Lisiane Torres e2014-02-25T01:53:02Z2013http://hdl.handle.net/10183/87660000911741Os estágios são momentos nos quais o licenciando é desafiado a colocar em prática o que aprendeu em diversas disciplinas. Pode ser um período motivante ou estressante. Neste período de formação o estudante/professor constrói diversas competências e habilidades. Alguns autores (Siedentop, 2008; Piéron, 2005, Gallahue e Donnelly, 2008, entre outros) destacam que o planejamento e a gestão de classe são constituintes do repertório de ensino a ser construído para o exercício da ação docente. Este trabalho configura-se como um Relato de Experiência das situações mais significativas vivenciadas por mim durante a realização dos estágios de docência de educação Física no Ensino Infantil e no Ensino Médio do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS. Pretendi descrever as dificuldades e situações de êxito vivenciadas no que se refere à realização dos planejamentos de ensino e em três aspectos referentes à gestão de classe: gestão do tempo da aula, feedbacks e controle de classe/disciplina. Foi por realizar os estágios que eu pude experimentar verdadeiramente a prática docente e perceber diversas peculiaridades que constituem o ambiente escolar. As vivências e as dificuldades que se apresentaram enriqueceram a minha reflexão sobre algumas competências pedagógicas. Para mim os aspectos relacionados ao planejamento, à gestão do tempo e à disciplina são fundamentais para desenvolver uma aula. Contudo, acredito que as competências do professor são formadas não só por vivências acadêmicas. Espero que este trabalho possa contribuir, de alguma forma, para as reflexões de outros colegas e para as reflexões dos professores orientadores de estágio e de outras disciplinas do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS.The internships are moments in which trainee is challenged to put into practice what they learned at your formation. It can be a stressful or motivating period. In this time of training the student/teacher is constructing various skills and abilities. Some authors (Siedentop, 2008; Piéron, 2005; Gallahue and Donnelly, 2008, and others) have emphasized that planning and class management are components of the repertoire of teaching to be constructed for the exercise of the teaching action . This paper is an Experience Report of the most significant situations experienced by me during the completion of the teaching apprenticeship at Childhood Education and High School in Physical Education Course from UFRGS. I intended to describe the success situations and difficulties experienced as regards the effectuation of the teaching planning and at three aspects relative to class management: management of class time, feedback and control class/discipline. At the internship I could truly experienced the teaching practice and realize several peculiarities that compose the school environment. The experiences and the difficulties that I had seen enriched my reflection on some teaching skills. For me the aspects related to planning, time management and discipline are essential to develop a class. Nevertheless, I believe that teacher's abilities are formed not only by academic experiences. I expect that this work could contribute to the reflections of other colleagues and especially to the reflections of teachers guiding and other disciplines of Physical Education Course from UFRGS.application/pdfporEducação física escolarEstágioProfessor : FormaçãoPrática pedagógicaTeaching apprenticeshipTeacher competenceSchool phisical educationOs estágios de docência: um exercício de realização de planejamentos de ensino e gestão de classe na educação física escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2013Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911741.pdf000911741.pdfTexto completoapplication/pdf769334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87660/1/000911741.pdf2d19b28f71675a0282c8d38eeb48d3d1MD51TEXT000911741.pdf.txt000911741.pdf.txtExtracted Texttext/plain112800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87660/2/000911741.pdf.txtb47665148b1935154e17cc300b8d93f9MD52THUMBNAIL000911741.pdf.jpg000911741.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87660/3/000911741.pdf.jpg04a6922bf412ac4a4962593466aab8b1MD5310183/876602022-06-16 04:43:03.355755oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87660Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-16T07:43:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os estágios de docência: um exercício de realização de planejamentos de ensino e gestão de classe na educação física escolar
title Os estágios de docência: um exercício de realização de planejamentos de ensino e gestão de classe na educação física escolar
spellingShingle Os estágios de docência: um exercício de realização de planejamentos de ensino e gestão de classe na educação física escolar
Bonorino, Rogério Nunes
Educação física escolar
Estágio
Professor : Formação
Prática pedagógica
Teaching apprenticeship
Teacher competence
School phisical education
title_short Os estágios de docência: um exercício de realização de planejamentos de ensino e gestão de classe na educação física escolar
title_full Os estágios de docência: um exercício de realização de planejamentos de ensino e gestão de classe na educação física escolar
title_fullStr Os estágios de docência: um exercício de realização de planejamentos de ensino e gestão de classe na educação física escolar
title_full_unstemmed Os estágios de docência: um exercício de realização de planejamentos de ensino e gestão de classe na educação física escolar
title_sort Os estágios de docência: um exercício de realização de planejamentos de ensino e gestão de classe na educação física escolar
author Bonorino, Rogério Nunes
author_facet Bonorino, Rogério Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonorino, Rogério Nunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Lisiane Torres e
contributor_str_mv Cardoso, Lisiane Torres e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Estágio
Professor : Formação
Prática pedagógica
topic Educação física escolar
Estágio
Professor : Formação
Prática pedagógica
Teaching apprenticeship
Teacher competence
School phisical education
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching apprenticeship
Teacher competence
School phisical education
description Os estágios são momentos nos quais o licenciando é desafiado a colocar em prática o que aprendeu em diversas disciplinas. Pode ser um período motivante ou estressante. Neste período de formação o estudante/professor constrói diversas competências e habilidades. Alguns autores (Siedentop, 2008; Piéron, 2005, Gallahue e Donnelly, 2008, entre outros) destacam que o planejamento e a gestão de classe são constituintes do repertório de ensino a ser construído para o exercício da ação docente. Este trabalho configura-se como um Relato de Experiência das situações mais significativas vivenciadas por mim durante a realização dos estágios de docência de educação Física no Ensino Infantil e no Ensino Médio do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS. Pretendi descrever as dificuldades e situações de êxito vivenciadas no que se refere à realização dos planejamentos de ensino e em três aspectos referentes à gestão de classe: gestão do tempo da aula, feedbacks e controle de classe/disciplina. Foi por realizar os estágios que eu pude experimentar verdadeiramente a prática docente e perceber diversas peculiaridades que constituem o ambiente escolar. As vivências e as dificuldades que se apresentaram enriqueceram a minha reflexão sobre algumas competências pedagógicas. Para mim os aspectos relacionados ao planejamento, à gestão do tempo e à disciplina são fundamentais para desenvolver uma aula. Contudo, acredito que as competências do professor são formadas não só por vivências acadêmicas. Espero que este trabalho possa contribuir, de alguma forma, para as reflexões de outros colegas e para as reflexões dos professores orientadores de estágio e de outras disciplinas do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-02-25T01:53:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/87660
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911741
url http://hdl.handle.net/10183/87660
identifier_str_mv 000911741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87660/1/000911741.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87660/2/000911741.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87660/3/000911741.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d19b28f71675a0282c8d38eeb48d3d1
b47665148b1935154e17cc300b8d93f9
04a6922bf412ac4a4962593466aab8b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224460035948544