Análisis praxeológico de los métodos de enseñanza : un puente entre la investigación y la práctica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204747 |
Resumo: | É desejável que os bons resultados obtidos em pesquisas com métodos ativos de ensino sejam alcançados na prática docente em diversos contextos. Para tanto, é necessário compreender os métodos de ensino em suas especificidades, assim como as eventuais transformações necessárias para adequá-los a diferentes contextos. Neste artigo propomos o uso da Organização Praxeológica, oriunda da Teoria Antropológica do Didático, como ferramenta para o estudo de métodos de ensino. Nessa perspectiva, os métodos são vistos como conhecimentos institucionalizados – social e historicamente legitimados – que podem ser estudados em termos de práxis (tipos de tarefa e técnicas) e do logos (discursos tecnológicos e teóricos). Ilustramos essas ideias com a construção de uma organização praxeológica para o método Team-Based Learning . |
id |
UFRGS-2_2653124473abeca7d702360de4729702 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204747 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Tobias Espinosa deAraujo, Ives SolanoVeit, Eliane Angela2020-01-22T04:10:07Z20191806-5104http://hdl.handle.net/10183/204747001102499É desejável que os bons resultados obtidos em pesquisas com métodos ativos de ensino sejam alcançados na prática docente em diversos contextos. Para tanto, é necessário compreender os métodos de ensino em suas especificidades, assim como as eventuais transformações necessárias para adequá-los a diferentes contextos. Neste artigo propomos o uso da Organização Praxeológica, oriunda da Teoria Antropológica do Didático, como ferramenta para o estudo de métodos de ensino. Nessa perspectiva, os métodos são vistos como conhecimentos institucionalizados – social e historicamente legitimados – que podem ser estudados em termos de práxis (tipos de tarefa e técnicas) e do logos (discursos tecnológicos e teóricos). Ilustramos essas ideias com a construção de uma organização praxeológica para o método Team-Based Learning .It is desirable that the good results obtained in research on the use of active teaching methods be achieved in teaching practice in various contexts. To this end, it is necessary to understand the teaching methods in their specificities, as well as the possible transformations necessary to adapt them to different contexts. In this paper, we propose the use of the “Praxeological Organization” construct, grounded in the Anthropological Theory of Didactics, as an analytical tool for the study of teaching methods. In this perspective, the methods are seen as institutionalized knowledge – socially and historically legitimated –, which can be studied in terms of praxis (types of tasks and techniques) and logos (technological and theoretical discourses). We illustrate our theoretical proposal with the establishment of a praxeological organization for the teaching method known as Team-Based Learning.Es deseable que los buenos resultados obtenidos en las investigaciones sobre la utilización de los métodos activos de enseñanza sean alcanzados en la práctica docente en diversos contextos. Para ello, es necesario comprender las características específicas de los métodos de enseñanza, así como las eventuales transformaciones necesarias para adecuarlos a diferentes contextos. En este artículo proponemos utilizar el constructo de “Organización Praxeológica”, proveniente de la Teoría Antropológica de lo Didáctico, como herramienta para el estudio de los métodos de enseñanza. Desde esa perspectiva, los métodos son vistos como conocimientos institucionalizados - social e históricamente legitimados - que pueden ser estudiados en términos de praxis (tipos de tareas y técnicas) y del logos (discursos tecnológicos y teóricos). Ilustramos estas ideas con la construcción de una organización praxeológica para el método conocido como Team-Based Learningapplication/pdfspaRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 19, (2019), p. 373-397Ensino de ciênciasMétodos de ensinoAnthropological Theory of DidacticsPraxeological OrganizationAnalytical toolTeaching MethodsTeam-Based LearningTeoría Antropológica de lo DidácticoOrganización PraxeológicaHerramienta AnalíticaMétodos de EnseñanzaAnálisis praxeológico de los métodos de enseñanza : un puente entre la investigación y la prácticaAnálise praxeológica de métodos de ensino : uma ponte entre pesquisa e práticaPraxeological analysis of teaching methods : a bridge between research and practiceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102499.pdf.txt001102499.pdf.txtExtracted Texttext/plain75899http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204747/2/001102499.pdf.txtd9f0b8cc584085d2d893c928f31c4528MD52ORIGINAL001102499.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf779120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204747/1/001102499.pdf97a96f8b331bb770448d8baef8b66e29MD5110183/2047472023-09-24 03:37:33.68861oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204747Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-24T06:37:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análisis praxeológico de los métodos de enseñanza : un puente entre la investigación y la práctica |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Análise praxeológica de métodos de ensino : uma ponte entre pesquisa e prática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Praxeological analysis of teaching methods : a bridge between research and practice |
title |
Análisis praxeológico de los métodos de enseñanza : un puente entre la investigación y la práctica |
spellingShingle |
Análisis praxeológico de los métodos de enseñanza : un puente entre la investigación y la práctica Oliveira, Tobias Espinosa de Ensino de ciências Métodos de ensino Anthropological Theory of Didactics Praxeological Organization Analytical tool Teaching Methods Team-Based Learning Teoría Antropológica de lo Didáctico Organización Praxeológica Herramienta Analítica Métodos de Enseñanza |
title_short |
Análisis praxeológico de los métodos de enseñanza : un puente entre la investigación y la práctica |
title_full |
Análisis praxeológico de los métodos de enseñanza : un puente entre la investigación y la práctica |
title_fullStr |
Análisis praxeológico de los métodos de enseñanza : un puente entre la investigación y la práctica |
title_full_unstemmed |
Análisis praxeológico de los métodos de enseñanza : un puente entre la investigación y la práctica |
title_sort |
Análisis praxeológico de los métodos de enseñanza : un puente entre la investigación y la práctica |
author |
Oliveira, Tobias Espinosa de |
author_facet |
Oliveira, Tobias Espinosa de Araujo, Ives Solano Veit, Eliane Angela |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Ives Solano Veit, Eliane Angela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Tobias Espinosa de Araujo, Ives Solano Veit, Eliane Angela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Métodos de ensino |
topic |
Ensino de ciências Métodos de ensino Anthropological Theory of Didactics Praxeological Organization Analytical tool Teaching Methods Team-Based Learning Teoría Antropológica de lo Didáctico Organización Praxeológica Herramienta Analítica Métodos de Enseñanza |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Anthropological Theory of Didactics Praxeological Organization Analytical tool Teaching Methods Team-Based Learning |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Teoría Antropológica de lo Didáctico Organización Praxeológica Herramienta Analítica Métodos de Enseñanza |
description |
É desejável que os bons resultados obtidos em pesquisas com métodos ativos de ensino sejam alcançados na prática docente em diversos contextos. Para tanto, é necessário compreender os métodos de ensino em suas especificidades, assim como as eventuais transformações necessárias para adequá-los a diferentes contextos. Neste artigo propomos o uso da Organização Praxeológica, oriunda da Teoria Antropológica do Didático, como ferramenta para o estudo de métodos de ensino. Nessa perspectiva, os métodos são vistos como conhecimentos institucionalizados – social e historicamente legitimados – que podem ser estudados em termos de práxis (tipos de tarefa e técnicas) e do logos (discursos tecnológicos e teóricos). Ilustramos essas ideias com a construção de uma organização praxeológica para o método Team-Based Learning . |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-22T04:10:07Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/204747 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-5104 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001102499 |
identifier_str_mv |
1806-5104 001102499 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/204747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 19, (2019), p. 373-397 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204747/2/001102499.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204747/1/001102499.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d9f0b8cc584085d2d893c928f31c4528 97a96f8b331bb770448d8baef8b66e29 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447704134746112 |