Análisis praxeológico de los métodos de enseñanza : un puente entre la investigación y la práctica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Tobias Espinosa de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Araujo, Ives Solano, Veit, Eliane Angela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204747
Resumo: É desejável que os bons resultados obtidos em pesquisas com métodos ativos de ensino sejam alcançados na prática docente em diversos contextos. Para tanto, é necessário compreender os métodos de ensino em suas especificidades, assim como as eventuais transformações necessárias para adequá-los a diferentes contextos. Neste artigo propomos o uso da Organização Praxeológica, oriunda da Teoria Antropológica do Didático, como ferramenta para o estudo de métodos de ensino. Nessa perspectiva, os métodos são vistos como conhecimentos institucionalizados – social e historicamente legitimados – que podem ser estudados em termos de práxis (tipos de tarefa e técnicas) e do logos (discursos tecnológicos e teóricos). Ilustramos essas ideias com a construção de uma organização praxeológica para o método Team-Based Learning .
id UFRGS-2_2653124473abeca7d702360de4729702
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204747
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Tobias Espinosa deAraujo, Ives SolanoVeit, Eliane Angela2020-01-22T04:10:07Z20191806-5104http://hdl.handle.net/10183/204747001102499É desejável que os bons resultados obtidos em pesquisas com métodos ativos de ensino sejam alcançados na prática docente em diversos contextos. Para tanto, é necessário compreender os métodos de ensino em suas especificidades, assim como as eventuais transformações necessárias para adequá-los a diferentes contextos. Neste artigo propomos o uso da Organização Praxeológica, oriunda da Teoria Antropológica do Didático, como ferramenta para o estudo de métodos de ensino. Nessa perspectiva, os métodos são vistos como conhecimentos institucionalizados – social e historicamente legitimados – que podem ser estudados em termos de práxis (tipos de tarefa e técnicas) e do logos (discursos tecnológicos e teóricos). Ilustramos essas ideias com a construção de uma organização praxeológica para o método Team-Based Learning .It is desirable that the good results obtained in research on the use of active teaching methods be achieved in teaching practice in various contexts. To this end, it is necessary to understand the teaching methods in their specificities, as well as the possible transformations necessary to adapt them to different contexts. In this paper, we propose the use of the “Praxeological Organization” construct, grounded in the Anthropological Theory of Didactics, as an analytical tool for the study of teaching methods. In this perspective, the methods are seen as institutionalized knowledge – socially and historically legitimated –, which can be studied in terms of praxis (types of tasks and techniques) and logos (technological and theoretical discourses). We illustrate our theoretical proposal with the establishment of a praxeological organization for the teaching method known as Team-Based Learning.Es deseable que los buenos resultados obtenidos en las investigaciones sobre la utilización de los métodos activos de enseñanza sean alcanzados en la práctica docente en diversos contextos. Para ello, es necesario comprender las características específicas de los métodos de enseñanza, así como las eventuales transformaciones necesarias para adecuarlos a diferentes contextos. En este artículo proponemos utilizar el constructo de “Organización Praxeológica”, proveniente de la Teoría Antropológica de lo Didáctico, como herramienta para el estudio de los métodos de enseñanza. Desde esa perspectiva, los métodos son vistos como conocimientos institucionalizados - social e históricamente legitimados - que pueden ser estudiados en términos de praxis (tipos de tareas y técnicas) y del logos (discursos tecnológicos y teóricos). Ilustramos estas ideas con la construcción de una organización praxeológica para el método conocido como Team-Based Learningapplication/pdfspaRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 19, (2019), p. 373-397Ensino de ciênciasMétodos de ensinoAnthropological Theory of DidacticsPraxeological OrganizationAnalytical toolTeaching MethodsTeam-Based LearningTeoría Antropológica de lo DidácticoOrganización PraxeológicaHerramienta AnalíticaMétodos de EnseñanzaAnálisis praxeológico de los métodos de enseñanza : un puente entre la investigación y la prácticaAnálise praxeológica de métodos de ensino : uma ponte entre pesquisa e práticaPraxeological analysis of teaching methods : a bridge between research and practiceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102499.pdf.txt001102499.pdf.txtExtracted Texttext/plain75899http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204747/2/001102499.pdf.txtd9f0b8cc584085d2d893c928f31c4528MD52ORIGINAL001102499.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf779120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204747/1/001102499.pdf97a96f8b331bb770448d8baef8b66e29MD5110183/2047472023-09-24 03:37:33.68861oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204747Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-24T06:37:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análisis praxeológico de los métodos de enseñanza : un puente entre la investigación y la práctica
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Análise praxeológica de métodos de ensino : uma ponte entre pesquisa e prática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Praxeological analysis of teaching methods : a bridge between research and practice
title Análisis praxeológico de los métodos de enseñanza : un puente entre la investigación y la práctica
spellingShingle Análisis praxeológico de los métodos de enseñanza : un puente entre la investigación y la práctica
Oliveira, Tobias Espinosa de
Ensino de ciências
Métodos de ensino
Anthropological Theory of Didactics
Praxeological Organization
Analytical tool
Teaching Methods
Team-Based Learning
Teoría Antropológica de lo Didáctico
Organización Praxeológica
Herramienta Analítica
Métodos de Enseñanza
title_short Análisis praxeológico de los métodos de enseñanza : un puente entre la investigación y la práctica
title_full Análisis praxeológico de los métodos de enseñanza : un puente entre la investigación y la práctica
title_fullStr Análisis praxeológico de los métodos de enseñanza : un puente entre la investigación y la práctica
title_full_unstemmed Análisis praxeológico de los métodos de enseñanza : un puente entre la investigación y la práctica
title_sort Análisis praxeológico de los métodos de enseñanza : un puente entre la investigación y la práctica
author Oliveira, Tobias Espinosa de
author_facet Oliveira, Tobias Espinosa de
Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
author_role author
author2 Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Tobias Espinosa de
Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Métodos de ensino
topic Ensino de ciências
Métodos de ensino
Anthropological Theory of Didactics
Praxeological Organization
Analytical tool
Teaching Methods
Team-Based Learning
Teoría Antropológica de lo Didáctico
Organización Praxeológica
Herramienta Analítica
Métodos de Enseñanza
dc.subject.eng.fl_str_mv Anthropological Theory of Didactics
Praxeological Organization
Analytical tool
Teaching Methods
Team-Based Learning
dc.subject.spa.fl_str_mv Teoría Antropológica de lo Didáctico
Organización Praxeológica
Herramienta Analítica
Métodos de Enseñanza
description É desejável que os bons resultados obtidos em pesquisas com métodos ativos de ensino sejam alcançados na prática docente em diversos contextos. Para tanto, é necessário compreender os métodos de ensino em suas especificidades, assim como as eventuais transformações necessárias para adequá-los a diferentes contextos. Neste artigo propomos o uso da Organização Praxeológica, oriunda da Teoria Antropológica do Didático, como ferramenta para o estudo de métodos de ensino. Nessa perspectiva, os métodos são vistos como conhecimentos institucionalizados – social e historicamente legitimados – que podem ser estudados em termos de práxis (tipos de tarefa e técnicas) e do logos (discursos tecnológicos e teóricos). Ilustramos essas ideias com a construção de uma organização praxeológica para o método Team-Based Learning .
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-22T04:10:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204747
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-5104
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102499
identifier_str_mv 1806-5104
001102499
url http://hdl.handle.net/10183/204747
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 19, (2019), p. 373-397
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204747/2/001102499.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204747/1/001102499.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d9f0b8cc584085d2d893c928f31c4528
97a96f8b331bb770448d8baef8b66e29
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224982979674112