A Importância do uso de jogos nas aulas de Geografia para os anos finais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/272885 |
Resumo: | No ensino da Geografia, assim como também em outros componentes curriculares, há diversos desafios na atualidade em relação às práticas pedagógicas. A didática em sala de aula precisa ser repensada e reinventada dia após dia, acompanhando um mundo cada vez mais digital, tecnológico e criativo que se transforma rapidamente. O professor, muitas vezes, tem como recurso pedagógico o livro, o quadro, algum mapa e de forma recorrente precisa competir com o celular e com um mundo totalmente tecnológico que atrai mais a atenção dos alunos. Pensando nisso, o uso de dispositivos pedagógicos como jogos em sala de aula pode estimular e atrair mais a atenção dos estudantes para as aulas de Geografia. Hoje existem diversos jogos, tanto em formato digital, quanto físico, que não requer computadores ou acesos à internet. Esse trabalho pretende exemplificar e refletir sobre a utilização de alguns jogos em sala de aula, além de analisar a aplicação dos mesmos em uma turma do ensino fundamental. Utilizaremos dois exemplos de jogos tradicionais, em formato físico e analisaremos o resultado obtidos com essa prática pedagógica. |
id |
UFRGS-2_265a9e213b62aeeab9372e08a599daa8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272885 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Tiago GarciaCostella, Roselane Zordan2024-03-05T04:36:51Z2024http://hdl.handle.net/10183/272885001197599No ensino da Geografia, assim como também em outros componentes curriculares, há diversos desafios na atualidade em relação às práticas pedagógicas. A didática em sala de aula precisa ser repensada e reinventada dia após dia, acompanhando um mundo cada vez mais digital, tecnológico e criativo que se transforma rapidamente. O professor, muitas vezes, tem como recurso pedagógico o livro, o quadro, algum mapa e de forma recorrente precisa competir com o celular e com um mundo totalmente tecnológico que atrai mais a atenção dos alunos. Pensando nisso, o uso de dispositivos pedagógicos como jogos em sala de aula pode estimular e atrair mais a atenção dos estudantes para as aulas de Geografia. Hoje existem diversos jogos, tanto em formato digital, quanto físico, que não requer computadores ou acesos à internet. Esse trabalho pretende exemplificar e refletir sobre a utilização de alguns jogos em sala de aula, além de analisar a aplicação dos mesmos em uma turma do ensino fundamental. Utilizaremos dois exemplos de jogos tradicionais, em formato físico e analisaremos o resultado obtidos com essa prática pedagógica.In the teaching of Geography, as well as in other curricular components, there are several challenges today in relation to pedagogical practices. Classroom teaching needs to be rethought and reinvented day after day, keeping pace with an increasingly digital, technological and creative world that is rapidly transforming. The teacher often uses a book, a board, a map as a pedagogical resource and often has to compete with a cell phone and a completely technological world that attracts more students' attention. With this in mind, the use of pedagogical devices such as games in the classroom can stimulate and attract more students' attention to Geography classes. Today there are several games, both in digital and physical format, that do not require computers or access to the internet. This work aims to exemplify and reflect on the use of some games in the classroom, in addition to analyzing their application in an elementary school class. We will use two examples of traditional games, in physical format, and analyze the results of this pedagogical practice.application/pdfporGeografia escolarEnsino de geografiaEnsino e aprendizagemRecursos didáticosJogos pedagógicosPedagogical gamesTeaching/learningGeographyDidactic resourceA Importância do uso de jogos nas aulas de Geografia para os anos finais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2024Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001197599.pdf.txt001197599.pdf.txtExtracted Texttext/plain54162http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272885/2/001197599.pdf.txt9ee220a8e7801acc97085f1aa198d4b0MD52ORIGINAL001197599.pdfTexto completoapplication/pdf1644201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272885/1/001197599.pdf505abc9efae9e1d3a35a70a39d1f7f41MD5110183/2728852024-03-06 04:55:30.102008oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272885Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-06T07:55:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Importância do uso de jogos nas aulas de Geografia para os anos finais do ensino fundamental |
title |
A Importância do uso de jogos nas aulas de Geografia para os anos finais do ensino fundamental |
spellingShingle |
A Importância do uso de jogos nas aulas de Geografia para os anos finais do ensino fundamental Martins, Tiago Garcia Geografia escolar Ensino de geografia Ensino e aprendizagem Recursos didáticos Jogos pedagógicos Pedagogical games Teaching/learning Geography Didactic resource |
title_short |
A Importância do uso de jogos nas aulas de Geografia para os anos finais do ensino fundamental |
title_full |
A Importância do uso de jogos nas aulas de Geografia para os anos finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
A Importância do uso de jogos nas aulas de Geografia para os anos finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A Importância do uso de jogos nas aulas de Geografia para os anos finais do ensino fundamental |
title_sort |
A Importância do uso de jogos nas aulas de Geografia para os anos finais do ensino fundamental |
author |
Martins, Tiago Garcia |
author_facet |
Martins, Tiago Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Tiago Garcia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costella, Roselane Zordan |
contributor_str_mv |
Costella, Roselane Zordan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia escolar Ensino de geografia Ensino e aprendizagem Recursos didáticos Jogos pedagógicos |
topic |
Geografia escolar Ensino de geografia Ensino e aprendizagem Recursos didáticos Jogos pedagógicos Pedagogical games Teaching/learning Geography Didactic resource |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogical games Teaching/learning Geography Didactic resource |
description |
No ensino da Geografia, assim como também em outros componentes curriculares, há diversos desafios na atualidade em relação às práticas pedagógicas. A didática em sala de aula precisa ser repensada e reinventada dia após dia, acompanhando um mundo cada vez mais digital, tecnológico e criativo que se transforma rapidamente. O professor, muitas vezes, tem como recurso pedagógico o livro, o quadro, algum mapa e de forma recorrente precisa competir com o celular e com um mundo totalmente tecnológico que atrai mais a atenção dos alunos. Pensando nisso, o uso de dispositivos pedagógicos como jogos em sala de aula pode estimular e atrair mais a atenção dos estudantes para as aulas de Geografia. Hoje existem diversos jogos, tanto em formato digital, quanto físico, que não requer computadores ou acesos à internet. Esse trabalho pretende exemplificar e refletir sobre a utilização de alguns jogos em sala de aula, além de analisar a aplicação dos mesmos em uma turma do ensino fundamental. Utilizaremos dois exemplos de jogos tradicionais, em formato físico e analisaremos o resultado obtidos com essa prática pedagógica. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-05T04:36:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/272885 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001197599 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/272885 |
identifier_str_mv |
001197599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272885/2/001197599.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272885/1/001197599.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ee220a8e7801acc97085f1aa198d4b0 505abc9efae9e1d3a35a70a39d1f7f41 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447359825379328 |