A Importância do uso de jogos nas aulas de Geografia para os anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Tiago Garcia
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272885
Resumo: No ensino da Geografia, assim como também em outros componentes curriculares, há diversos desafios na atualidade em relação às práticas pedagógicas. A didática em sala de aula precisa ser repensada e reinventada dia após dia, acompanhando um mundo cada vez mais digital, tecnológico e criativo que se transforma rapidamente. O professor, muitas vezes, tem como recurso pedagógico o livro, o quadro, algum mapa e de forma recorrente precisa competir com o celular e com um mundo totalmente tecnológico que atrai mais a atenção dos alunos. Pensando nisso, o uso de dispositivos pedagógicos como jogos em sala de aula pode estimular e atrair mais a atenção dos estudantes para as aulas de Geografia. Hoje existem diversos jogos, tanto em formato digital, quanto físico, que não requer computadores ou acesos à internet. Esse trabalho pretende exemplificar e refletir sobre a utilização de alguns jogos em sala de aula, além de analisar a aplicação dos mesmos em uma turma do ensino fundamental. Utilizaremos dois exemplos de jogos tradicionais, em formato físico e analisaremos o resultado obtidos com essa prática pedagógica.
id UFRGS-2_265a9e213b62aeeab9372e08a599daa8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272885
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, Tiago GarciaCostella, Roselane Zordan2024-03-05T04:36:51Z2024http://hdl.handle.net/10183/272885001197599No ensino da Geografia, assim como também em outros componentes curriculares, há diversos desafios na atualidade em relação às práticas pedagógicas. A didática em sala de aula precisa ser repensada e reinventada dia após dia, acompanhando um mundo cada vez mais digital, tecnológico e criativo que se transforma rapidamente. O professor, muitas vezes, tem como recurso pedagógico o livro, o quadro, algum mapa e de forma recorrente precisa competir com o celular e com um mundo totalmente tecnológico que atrai mais a atenção dos alunos. Pensando nisso, o uso de dispositivos pedagógicos como jogos em sala de aula pode estimular e atrair mais a atenção dos estudantes para as aulas de Geografia. Hoje existem diversos jogos, tanto em formato digital, quanto físico, que não requer computadores ou acesos à internet. Esse trabalho pretende exemplificar e refletir sobre a utilização de alguns jogos em sala de aula, além de analisar a aplicação dos mesmos em uma turma do ensino fundamental. Utilizaremos dois exemplos de jogos tradicionais, em formato físico e analisaremos o resultado obtidos com essa prática pedagógica.In the teaching of Geography, as well as in other curricular components, there are several challenges today in relation to pedagogical practices. Classroom teaching needs to be rethought and reinvented day after day, keeping pace with an increasingly digital, technological and creative world that is rapidly transforming. The teacher often uses a book, a board, a map as a pedagogical resource and often has to compete with a cell phone and a completely technological world that attracts more students' attention. With this in mind, the use of pedagogical devices such as games in the classroom can stimulate and attract more students' attention to Geography classes. Today there are several games, both in digital and physical format, that do not require computers or access to the internet. This work aims to exemplify and reflect on the use of some games in the classroom, in addition to analyzing their application in an elementary school class. We will use two examples of traditional games, in physical format, and analyze the results of this pedagogical practice.application/pdfporGeografia escolarEnsino de geografiaEnsino e aprendizagemRecursos didáticosJogos pedagógicosPedagogical gamesTeaching/learningGeographyDidactic resourceA Importância do uso de jogos nas aulas de Geografia para os anos finais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2024Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001197599.pdf.txt001197599.pdf.txtExtracted Texttext/plain54162http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272885/2/001197599.pdf.txt9ee220a8e7801acc97085f1aa198d4b0MD52ORIGINAL001197599.pdfTexto completoapplication/pdf1644201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272885/1/001197599.pdf505abc9efae9e1d3a35a70a39d1f7f41MD5110183/2728852024-03-06 04:55:30.102008oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272885Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-06T07:55:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Importância do uso de jogos nas aulas de Geografia para os anos finais do ensino fundamental
title A Importância do uso de jogos nas aulas de Geografia para os anos finais do ensino fundamental
spellingShingle A Importância do uso de jogos nas aulas de Geografia para os anos finais do ensino fundamental
Martins, Tiago Garcia
Geografia escolar
Ensino de geografia
Ensino e aprendizagem
Recursos didáticos
Jogos pedagógicos
Pedagogical games
Teaching/learning
Geography
Didactic resource
title_short A Importância do uso de jogos nas aulas de Geografia para os anos finais do ensino fundamental
title_full A Importância do uso de jogos nas aulas de Geografia para os anos finais do ensino fundamental
title_fullStr A Importância do uso de jogos nas aulas de Geografia para os anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A Importância do uso de jogos nas aulas de Geografia para os anos finais do ensino fundamental
title_sort A Importância do uso de jogos nas aulas de Geografia para os anos finais do ensino fundamental
author Martins, Tiago Garcia
author_facet Martins, Tiago Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Tiago Garcia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costella, Roselane Zordan
contributor_str_mv Costella, Roselane Zordan
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia escolar
Ensino de geografia
Ensino e aprendizagem
Recursos didáticos
Jogos pedagógicos
topic Geografia escolar
Ensino de geografia
Ensino e aprendizagem
Recursos didáticos
Jogos pedagógicos
Pedagogical games
Teaching/learning
Geography
Didactic resource
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical games
Teaching/learning
Geography
Didactic resource
description No ensino da Geografia, assim como também em outros componentes curriculares, há diversos desafios na atualidade em relação às práticas pedagógicas. A didática em sala de aula precisa ser repensada e reinventada dia após dia, acompanhando um mundo cada vez mais digital, tecnológico e criativo que se transforma rapidamente. O professor, muitas vezes, tem como recurso pedagógico o livro, o quadro, algum mapa e de forma recorrente precisa competir com o celular e com um mundo totalmente tecnológico que atrai mais a atenção dos alunos. Pensando nisso, o uso de dispositivos pedagógicos como jogos em sala de aula pode estimular e atrair mais a atenção dos estudantes para as aulas de Geografia. Hoje existem diversos jogos, tanto em formato digital, quanto físico, que não requer computadores ou acesos à internet. Esse trabalho pretende exemplificar e refletir sobre a utilização de alguns jogos em sala de aula, além de analisar a aplicação dos mesmos em uma turma do ensino fundamental. Utilizaremos dois exemplos de jogos tradicionais, em formato físico e analisaremos o resultado obtidos com essa prática pedagógica.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-05T04:36:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272885
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001197599
url http://hdl.handle.net/10183/272885
identifier_str_mv 001197599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272885/2/001197599.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272885/1/001197599.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ee220a8e7801acc97085f1aa198d4b0
505abc9efae9e1d3a35a70a39d1f7f41
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447359825379328