Atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica : uma alternativa para a ressignificação das aulas de laboratório em cursos de graduação em física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heidemann, Leonardo Albuquerque
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Araujo, Ives Solano, Veit, Eliane Angela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141932
Resumo: Ainda hoje são frequentes em aulas de laboratório de cursos de graduação em física atividades que levam os estudantes a agir mecanicamente na execução de roteiros excessivamente dirigidos, sem refletir suficientemente sobre os fundamentos teóricos que embasam seus experimentos. Muitas dessas atividades são amparadas em concepções epistemológicas inadequadas, favorecendo a construção, por parte dos estudantes, de concepções ingênuas sobre a natureza da ciência. Frente a esse quadro, faz-se necessário propostas para aulas de laboratório que coloquem os estudantes como protagonistas em suas investigaçoes e que evidenciem aspectos importantes do fazer experimental. Focados nessa necessidade, apresentamos neste artigo quatro atividades, envolvendo oscilações mecânicas, fluidos e termodinâmica, delineadas com o objetivo de ressignificar as atividades experimentais por meio do que denominamos de episódios de modelagem. Nessas atividades, os estudantes são postos frente a situações que: i) evidenciam aspectos importantes do processo de modelagem científica, dando oportunidade para que eles construam concepçôes epistemológicas não ingênuas, e ii) demandam uma postura ativa, possibilitando o desenvolvimento de competências relacionadas com a criação de questões de pesquisa, o delineamento de experimentos, a execução crítica de procedimentos experimentais e a análise de dados. Espera-se que essas atividades possam inspirar professores e pesquisadores que tenham o intuito de delinear e realizar atividades experimentais que favore¸cam o engajamento e a reflexão dos estudantes durante as suas investigações, utilizando conhecimentos científicos para enfrentar problemas sobre eventos reais.
id UFRGS-2_882e0cc3e9a676b0f3ebce3386723c94
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141932
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Heidemann, Leonardo AlbuquerqueAraujo, Ives SolanoVeit, Eliane Angela2016-05-25T02:10:42Z20161806-1117http://hdl.handle.net/10183/141932000989923Ainda hoje são frequentes em aulas de laboratório de cursos de graduação em física atividades que levam os estudantes a agir mecanicamente na execução de roteiros excessivamente dirigidos, sem refletir suficientemente sobre os fundamentos teóricos que embasam seus experimentos. Muitas dessas atividades são amparadas em concepções epistemológicas inadequadas, favorecendo a construção, por parte dos estudantes, de concepções ingênuas sobre a natureza da ciência. Frente a esse quadro, faz-se necessário propostas para aulas de laboratório que coloquem os estudantes como protagonistas em suas investigaçoes e que evidenciem aspectos importantes do fazer experimental. Focados nessa necessidade, apresentamos neste artigo quatro atividades, envolvendo oscilações mecânicas, fluidos e termodinâmica, delineadas com o objetivo de ressignificar as atividades experimentais por meio do que denominamos de episódios de modelagem. Nessas atividades, os estudantes são postos frente a situações que: i) evidenciam aspectos importantes do processo de modelagem científica, dando oportunidade para que eles construam concepçôes epistemológicas não ingênuas, e ii) demandam uma postura ativa, possibilitando o desenvolvimento de competências relacionadas com a criação de questões de pesquisa, o delineamento de experimentos, a execução crítica de procedimentos experimentais e a análise de dados. Espera-se que essas atividades possam inspirar professores e pesquisadores que tenham o intuito de delinear e realizar atividades experimentais que favore¸cam o engajamento e a reflexão dos estudantes durante as suas investigações, utilizando conhecimentos científicos para enfrentar problemas sobre eventos reais.Today, laboratory classes are still frequent in physics undergraduate courses: activities that lead students to act mechanically in the execution of excessively guided scripts, without reflecting enough on the theoretical fundaments that give base to their experiments. Many of these activities are supported by inadequate epistemological conceptions, fostering naive views about the nature of science. In face of this situation, it is necessary to propose laboratory classes that make students the protagonists of their own inquiries and highlight important aspects of the practice of experimentation. With focus on this necessity, we present in this article four activities that involve mechanical oscillations, fluids and thermodynamics. The activities have been designed with the purpose of reframe experimental activities through what we call Modeling Episodes. In these activities, students face situations that: i) highlight important aspects of the process of scientific modeling, giving them the opportunity to construct epistemological concepts that are wise and not naive, and ii) demand an active role of the students, allowing the development of competences related to the creation of research questions, the designing of experiments, the critical execution of experimental procedures and data analysis. We hope these activities may inspire teachers and researchers to design and execute experimental activities that are favor engagement and reflection by the students during their inquiries, allowing them to use their scientific knowledge to tackle real problems originated in real events.application/pdfporRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 38, n. 1 (jan./mar. 2016), 1504, 15 p.Ensino de fisica : Ensino superiorModelagemExperiências de físicaExperimental activitiesScientific modelingPhysics laboratoryAtividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica : uma alternativa para a ressignificação das aulas de laboratório em cursos de graduação em físicaExperimental activities with focus on the process of scientific modeling : an alternative for the laboratory classes in physics undergraduate coursesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989923.pdf000989923.pdfTexto completoapplication/pdf925600http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141932/1/000989923.pdfcc1f97bd2964e237be011ef4500d027cMD51TEXT000989923.pdf.txt000989923.pdf.txtExtracted Texttext/plain78668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141932/2/000989923.pdf.txt6492243e998e4739f6840d491a513c07MD52THUMBNAIL000989923.pdf.jpg000989923.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1771http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141932/3/000989923.pdf.jpg2e860f456b57f40f22ca76bc018233f4MD5310183/1419322023-08-06 03:44:17.694569oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141932Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-06T06:44:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica : uma alternativa para a ressignificação das aulas de laboratório em cursos de graduação em física
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Experimental activities with focus on the process of scientific modeling : an alternative for the laboratory classes in physics undergraduate courses
title Atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica : uma alternativa para a ressignificação das aulas de laboratório em cursos de graduação em física
spellingShingle Atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica : uma alternativa para a ressignificação das aulas de laboratório em cursos de graduação em física
Heidemann, Leonardo Albuquerque
Ensino de fisica : Ensino superior
Modelagem
Experiências de física
Experimental activities
Scientific modeling
Physics laboratory
title_short Atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica : uma alternativa para a ressignificação das aulas de laboratório em cursos de graduação em física
title_full Atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica : uma alternativa para a ressignificação das aulas de laboratório em cursos de graduação em física
title_fullStr Atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica : uma alternativa para a ressignificação das aulas de laboratório em cursos de graduação em física
title_full_unstemmed Atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica : uma alternativa para a ressignificação das aulas de laboratório em cursos de graduação em física
title_sort Atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica : uma alternativa para a ressignificação das aulas de laboratório em cursos de graduação em física
author Heidemann, Leonardo Albuquerque
author_facet Heidemann, Leonardo Albuquerque
Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
author_role author
author2 Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Heidemann, Leonardo Albuquerque
Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de fisica : Ensino superior
Modelagem
Experiências de física
topic Ensino de fisica : Ensino superior
Modelagem
Experiências de física
Experimental activities
Scientific modeling
Physics laboratory
dc.subject.eng.fl_str_mv Experimental activities
Scientific modeling
Physics laboratory
description Ainda hoje são frequentes em aulas de laboratório de cursos de graduação em física atividades que levam os estudantes a agir mecanicamente na execução de roteiros excessivamente dirigidos, sem refletir suficientemente sobre os fundamentos teóricos que embasam seus experimentos. Muitas dessas atividades são amparadas em concepções epistemológicas inadequadas, favorecendo a construção, por parte dos estudantes, de concepções ingênuas sobre a natureza da ciência. Frente a esse quadro, faz-se necessário propostas para aulas de laboratório que coloquem os estudantes como protagonistas em suas investigaçoes e que evidenciem aspectos importantes do fazer experimental. Focados nessa necessidade, apresentamos neste artigo quatro atividades, envolvendo oscilações mecânicas, fluidos e termodinâmica, delineadas com o objetivo de ressignificar as atividades experimentais por meio do que denominamos de episódios de modelagem. Nessas atividades, os estudantes são postos frente a situações que: i) evidenciam aspectos importantes do processo de modelagem científica, dando oportunidade para que eles construam concepçôes epistemológicas não ingênuas, e ii) demandam uma postura ativa, possibilitando o desenvolvimento de competências relacionadas com a criação de questões de pesquisa, o delineamento de experimentos, a execução crítica de procedimentos experimentais e a análise de dados. Espera-se que essas atividades possam inspirar professores e pesquisadores que tenham o intuito de delinear e realizar atividades experimentais que favore¸cam o engajamento e a reflexão dos estudantes durante as suas investigações, utilizando conhecimentos científicos para enfrentar problemas sobre eventos reais.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-25T02:10:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141932
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-1117
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000989923
identifier_str_mv 1806-1117
000989923
url http://hdl.handle.net/10183/141932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 38, n. 1 (jan./mar. 2016), 1504, 15 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141932/1/000989923.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141932/2/000989923.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141932/3/000989923.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cc1f97bd2964e237be011ef4500d027c
6492243e998e4739f6840d491a513c07
2e860f456b57f40f22ca76bc018233f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224901783191552