O ensino de alemão como LE em contextos bilingues portugues-hunsrückisch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Käfer, Maria Lidiani
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26367
Resumo: O hunsrückisch é uma variedade lingüística derivada dos dialetos trazidos pelos imigrantes alemães durante o século XIX e que possui ainda raízes muito fortes no interior do RS e outros estados do Brasil, como Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo. A presente pesquisa desenvolveu-se dentro do subprojeto ENS-PH (Aspectos Lingüísticos e Sociolingüísticos do Ensino de Alemão em contextos multilíngües de contato português-hunsrückisch), o qual, dentro do projeto ALMA-H (Atlas Lingüístico-Contatual das Minorias Alemãs na Bacia do Prata: Hunsrückisch), se ocupa de estudar as questões pertinentes ao ensino de línguas nos contextos referidos. O foco do presente trabalho foi pesquisar e analisar métodologias de ensino do alemão como língua estrangeira em contextos onde há falantes de alguma variedade lingüística do alemão que não a padrão. Como metodologia, em pesquisa empírica realizada pela nossa equipe do Projeto no ano de 2008 em uma escola de contexto bilíngüe, foi elaborada uma aula que possibilitava aos alunos, a partir de seus conhecimentos de hunsrückisch, construir regras que os conduzissem ao aprendizado do alemão-padrão. Dessa experiência foi possível depreender que a variedade lingüística aprendida em casa pelos alunos pode contribuir significativamente para o aprendizado da nova língua, o alemão-padrão. Ainda como metodologia aplicou-se um questionário com alunos e professores de uma escola em Nova Petrópolis, também de contexto bilíngüe. A partir dos dados levantados foi possível observar que a língua de imigração é vista como fator positivo no ponto de vista lingüístico e sociológico, indicando a relevância do desenvolvimento de estratégias pedagógicas específicas para o ensino de alemão padrão nas escolas com alunos bilíngües em contextos específicos de contato português-hunsrückisch.
id UFRGS-2_267b19f3b4430d2f2143eb6e367d9bbf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26367
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Käfer, Maria LidianiPupp Spinassé, Karen2010-10-14T04:19:25Z2010http://hdl.handle.net/10183/26367000757821O hunsrückisch é uma variedade lingüística derivada dos dialetos trazidos pelos imigrantes alemães durante o século XIX e que possui ainda raízes muito fortes no interior do RS e outros estados do Brasil, como Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo. A presente pesquisa desenvolveu-se dentro do subprojeto ENS-PH (Aspectos Lingüísticos e Sociolingüísticos do Ensino de Alemão em contextos multilíngües de contato português-hunsrückisch), o qual, dentro do projeto ALMA-H (Atlas Lingüístico-Contatual das Minorias Alemãs na Bacia do Prata: Hunsrückisch), se ocupa de estudar as questões pertinentes ao ensino de línguas nos contextos referidos. O foco do presente trabalho foi pesquisar e analisar métodologias de ensino do alemão como língua estrangeira em contextos onde há falantes de alguma variedade lingüística do alemão que não a padrão. Como metodologia, em pesquisa empírica realizada pela nossa equipe do Projeto no ano de 2008 em uma escola de contexto bilíngüe, foi elaborada uma aula que possibilitava aos alunos, a partir de seus conhecimentos de hunsrückisch, construir regras que os conduzissem ao aprendizado do alemão-padrão. Dessa experiência foi possível depreender que a variedade lingüística aprendida em casa pelos alunos pode contribuir significativamente para o aprendizado da nova língua, o alemão-padrão. Ainda como metodologia aplicou-se um questionário com alunos e professores de uma escola em Nova Petrópolis, também de contexto bilíngüe. A partir dos dados levantados foi possível observar que a língua de imigração é vista como fator positivo no ponto de vista lingüístico e sociológico, indicando a relevância do desenvolvimento de estratégias pedagógicas específicas para o ensino de alemão padrão nas escolas com alunos bilíngües em contextos específicos de contato português-hunsrückisch.Hunsrückisch is a linguistic variant of the german dialects of colonizers which immigrated to Brazil in the 19th century. It still has deep roots in the countryside of Rio Grande do Sul and other brazilian states, particularly Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo. The present study took place under the project ENS-PH (Aspectos Lingüísticos e Sociolingüísticos do Ensino de Alemão em contextos multilíngües de contato português-hunsrückisch), which, as part of the larger ALMA-H project (Atlas Lingüístico-Contatual das Minorias Alemãs na Bacia do Prata: Hunsrückisch), assesses questions regarding foreign language acquisition in the above mentioned contexts. The main focus of this work was to analize teaching methods of German as foreign language in those places where there exist speakers of a non-standard linguistic variant of that language. As a methodology, following a empirical study our group conducted in 2008 in a bilingual school, a class was devised which allowed students to construct rules which, starting from their knowledge of Hunsrückisch, led them to learning standard German. From this experience we concluded that the linguistic variant students learned at home may contribute to the learning of a new language, in this case standard German. Still as a methodological tool we gave students and teachers a questionary to be filled in a school of bilingual context in Nova Petrópolis. From the data gathered we may conclude that the immigrants language is seen as a positive factor from a linguistic and sociological point of view. It also indicates the importance of developing specific pedagogical strategies for the teaching of German as a foreign language in schools with bilingual students in the particular context of Portuguese-Hunsrückisch overlap.application/pdfporLíngua alemãEnsino de línguasBilingualismHhunsrückischBilingual educationO ensino de alemão como LE em contextos bilingues portugues-hunsrückischinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2010Letras: Português e Alemão: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000757821.pdf000757821.pdfTexto completoapplication/pdf981926http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26367/1/000757821.pdf44a95b50a8fa72e0a3cec80be7e80c9cMD51TEXT000757821.pdf.txt000757821.pdf.txtExtracted Texttext/plain107231http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26367/2/000757821.pdf.txt6a3aa519fec012d67bcc552e1d22e06aMD52THUMBNAIL000757821.pdf.jpg000757821.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26367/3/000757821.pdf.jpg523dde9ec17a22f37deef6f5ef4a4b80MD5310183/263672022-08-06 04:45:18.080149oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26367Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:45:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de alemão como LE em contextos bilingues portugues-hunsrückisch
title O ensino de alemão como LE em contextos bilingues portugues-hunsrückisch
spellingShingle O ensino de alemão como LE em contextos bilingues portugues-hunsrückisch
Käfer, Maria Lidiani
Língua alemã
Ensino de línguas
Bilingualism
Hhunsrückisch
Bilingual education
title_short O ensino de alemão como LE em contextos bilingues portugues-hunsrückisch
title_full O ensino de alemão como LE em contextos bilingues portugues-hunsrückisch
title_fullStr O ensino de alemão como LE em contextos bilingues portugues-hunsrückisch
title_full_unstemmed O ensino de alemão como LE em contextos bilingues portugues-hunsrückisch
title_sort O ensino de alemão como LE em contextos bilingues portugues-hunsrückisch
author Käfer, Maria Lidiani
author_facet Käfer, Maria Lidiani
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Käfer, Maria Lidiani
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pupp Spinassé, Karen
contributor_str_mv Pupp Spinassé, Karen
dc.subject.por.fl_str_mv Língua alemã
Ensino de línguas
topic Língua alemã
Ensino de línguas
Bilingualism
Hhunsrückisch
Bilingual education
dc.subject.eng.fl_str_mv Bilingualism
Hhunsrückisch
Bilingual education
description O hunsrückisch é uma variedade lingüística derivada dos dialetos trazidos pelos imigrantes alemães durante o século XIX e que possui ainda raízes muito fortes no interior do RS e outros estados do Brasil, como Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo. A presente pesquisa desenvolveu-se dentro do subprojeto ENS-PH (Aspectos Lingüísticos e Sociolingüísticos do Ensino de Alemão em contextos multilíngües de contato português-hunsrückisch), o qual, dentro do projeto ALMA-H (Atlas Lingüístico-Contatual das Minorias Alemãs na Bacia do Prata: Hunsrückisch), se ocupa de estudar as questões pertinentes ao ensino de línguas nos contextos referidos. O foco do presente trabalho foi pesquisar e analisar métodologias de ensino do alemão como língua estrangeira em contextos onde há falantes de alguma variedade lingüística do alemão que não a padrão. Como metodologia, em pesquisa empírica realizada pela nossa equipe do Projeto no ano de 2008 em uma escola de contexto bilíngüe, foi elaborada uma aula que possibilitava aos alunos, a partir de seus conhecimentos de hunsrückisch, construir regras que os conduzissem ao aprendizado do alemão-padrão. Dessa experiência foi possível depreender que a variedade lingüística aprendida em casa pelos alunos pode contribuir significativamente para o aprendizado da nova língua, o alemão-padrão. Ainda como metodologia aplicou-se um questionário com alunos e professores de uma escola em Nova Petrópolis, também de contexto bilíngüe. A partir dos dados levantados foi possível observar que a língua de imigração é vista como fator positivo no ponto de vista lingüístico e sociológico, indicando a relevância do desenvolvimento de estratégias pedagógicas específicas para o ensino de alemão padrão nas escolas com alunos bilíngües em contextos específicos de contato português-hunsrückisch.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-10-14T04:19:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/26367
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000757821
url http://hdl.handle.net/10183/26367
identifier_str_mv 000757821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26367/1/000757821.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26367/2/000757821.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26367/3/000757821.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 44a95b50a8fa72e0a3cec80be7e80c9c
6a3aa519fec012d67bcc552e1d22e06a
523dde9ec17a22f37deef6f5ef4a4b80
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224401352392704