Branding e identidade visual de marca para microempreendedor na área de design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Testa, Nathalia Gil
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222517
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso de especialização em design gráfico propõem o desenvolvimento de um projeto de identidade visual a partir da identificação do DNA de marca de um profissional autônomo, que atua em duas áreas distintas, porém complementares, da indústria criativa. O projeto em questão objetiva encontrar uma solução visual clara, consistente e integrada, que comunique e apresente de forma coerente e genuína os atributos intangíveis da marca, assim como os produtos e serviços oferecidos por este profissional. O sistema de identidade visual resultante deverá representar as áreas de design gráfico e de superfície. O objetivo principal deste projeto é o de desenvolver os elementos visuais necessários para a divulgação e expressão sensorial da marca, de forma coerente e alinhada com o seu propósito, facilitando assim o correto posicionamento da marca no mercado. Para isto, foi utilizada a metodologia TXM Branding, com foco na aplicação do Brand DNA Process ®, para identificar o DNA da marca, e posteriormente, para embasar a execução do projeto de identidade visual. O sistema visual resultante pode ser aplicado tanto em suportes físicos quanto em expressões digitais marca, por este motivo, na conclusão deste trabalho, também são apresentadas as diretrizes básicas, que possibilitam uma correta aplicação da marca nos mais diversos suportes.
id UFRGS-2_26b6f309113f76d53f7f58fe49021a4e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222517
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Testa, Nathalia GilPereira, Priscila Zavadil2021-06-22T04:25:16Z2020http://hdl.handle.net/10183/222517001127086O presente trabalho de conclusão de curso de especialização em design gráfico propõem o desenvolvimento de um projeto de identidade visual a partir da identificação do DNA de marca de um profissional autônomo, que atua em duas áreas distintas, porém complementares, da indústria criativa. O projeto em questão objetiva encontrar uma solução visual clara, consistente e integrada, que comunique e apresente de forma coerente e genuína os atributos intangíveis da marca, assim como os produtos e serviços oferecidos por este profissional. O sistema de identidade visual resultante deverá representar as áreas de design gráfico e de superfície. O objetivo principal deste projeto é o de desenvolver os elementos visuais necessários para a divulgação e expressão sensorial da marca, de forma coerente e alinhada com o seu propósito, facilitando assim o correto posicionamento da marca no mercado. Para isto, foi utilizada a metodologia TXM Branding, com foco na aplicação do Brand DNA Process ®, para identificar o DNA da marca, e posteriormente, para embasar a execução do projeto de identidade visual. O sistema visual resultante pode ser aplicado tanto em suportes físicos quanto em expressões digitais marca, por este motivo, na conclusão deste trabalho, também são apresentadas as diretrizes básicas, que possibilitam uma correta aplicação da marca nos mais diversos suportes.application/pdfporDesign gráficoIdentidade visualMarcaBranding e identidade visual de marca para microempreendedor na área de designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2020especializaçãoCurso de Especialização em Design Gráficoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127086.pdf.txt001127086.pdf.txtExtracted Texttext/plain80197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222517/2/001127086.pdf.txt85a43ea70407b7a9d229aa457e664b05MD52ORIGINAL001127086.pdfTexto completoapplication/pdf17014561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222517/1/001127086.pdfdda44eef0888410eb1c9cf98aa56cf63MD5110183/2225172021-06-26 04:39:15.855937oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222517Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:39:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Branding e identidade visual de marca para microempreendedor na área de design
title Branding e identidade visual de marca para microempreendedor na área de design
spellingShingle Branding e identidade visual de marca para microempreendedor na área de design
Testa, Nathalia Gil
Design gráfico
Identidade visual
Marca
title_short Branding e identidade visual de marca para microempreendedor na área de design
title_full Branding e identidade visual de marca para microempreendedor na área de design
title_fullStr Branding e identidade visual de marca para microempreendedor na área de design
title_full_unstemmed Branding e identidade visual de marca para microempreendedor na área de design
title_sort Branding e identidade visual de marca para microempreendedor na área de design
author Testa, Nathalia Gil
author_facet Testa, Nathalia Gil
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Testa, Nathalia Gil
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Priscila Zavadil
contributor_str_mv Pereira, Priscila Zavadil
dc.subject.por.fl_str_mv Design gráfico
Identidade visual
Marca
topic Design gráfico
Identidade visual
Marca
description O presente trabalho de conclusão de curso de especialização em design gráfico propõem o desenvolvimento de um projeto de identidade visual a partir da identificação do DNA de marca de um profissional autônomo, que atua em duas áreas distintas, porém complementares, da indústria criativa. O projeto em questão objetiva encontrar uma solução visual clara, consistente e integrada, que comunique e apresente de forma coerente e genuína os atributos intangíveis da marca, assim como os produtos e serviços oferecidos por este profissional. O sistema de identidade visual resultante deverá representar as áreas de design gráfico e de superfície. O objetivo principal deste projeto é o de desenvolver os elementos visuais necessários para a divulgação e expressão sensorial da marca, de forma coerente e alinhada com o seu propósito, facilitando assim o correto posicionamento da marca no mercado. Para isto, foi utilizada a metodologia TXM Branding, com foco na aplicação do Brand DNA Process ®, para identificar o DNA da marca, e posteriormente, para embasar a execução do projeto de identidade visual. O sistema visual resultante pode ser aplicado tanto em suportes físicos quanto em expressões digitais marca, por este motivo, na conclusão deste trabalho, também são apresentadas as diretrizes básicas, que possibilitam uma correta aplicação da marca nos mais diversos suportes.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-22T04:25:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222517
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127086
url http://hdl.handle.net/10183/222517
identifier_str_mv 001127086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222517/2/001127086.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222517/1/001127086.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 85a43ea70407b7a9d229aa457e664b05
dda44eef0888410eb1c9cf98aa56cf63
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447276490850304