A efetividade da campanha de combate à violência contra a mulher “máscara roxa” na perspectiva do marketing social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255848 |
Resumo: | O presente estudo teve como por objetivo analisar a efetividade da campanha Máscara Roxa, conforme do período de junho de 2020 – seu lançamento, até os resultados que surgiram até o presente momento, utilizando-se dos critérios de avaliação de programas de Marketing Social, elaborados pelos autores Kootler e Lee (2011). Trata-se de uma campanha social de enfrentamento ao combate da violência contra a mulher, implementada no estado do Rio Grande do Sul durante o período de pandemia ocasionado devido à propagação do COVID-19. Atualmente, partindo de um dos resultados da campanha, a campanha Máscara Roxa virou a Lei n. 15.512 (RIO GRANDE DO SUL, 2020), que tem como objetivo ampliar os locais de acesso a denúncias de violência doméstica e familiar contra as mulheres. O estudo de caso foi realizado através de uma análise documental com dados secundários coletados, somado a revisão bibliográfica do Marketing Social, no que tange o estudo de avaliação e efetividade em campanhas de Marketing Social. Os resultados apontam que a partir do ponto de vista da teoria a campanha foi efetiva, sendo um importante instrumento social de enfrentamento à violência contra a mulher durante o período da pandemia. |
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Santos, Marcela Elise Silva dosSantos, Cristiane Pizzutti dos2023-03-18T03:30:36Z2022http://hdl.handle.net/10183/255848001160571O presente estudo teve como por objetivo analisar a efetividade da campanha Máscara Roxa, conforme do período de junho de 2020 – seu lançamento, até os resultados que surgiram até o presente momento, utilizando-se dos critérios de avaliação de programas de Marketing Social, elaborados pelos autores Kootler e Lee (2011). Trata-se de uma campanha social de enfrentamento ao combate da violência contra a mulher, implementada no estado do Rio Grande do Sul durante o período de pandemia ocasionado devido à propagação do COVID-19. Atualmente, partindo de um dos resultados da campanha, a campanha Máscara Roxa virou a Lei n. 15.512 (RIO GRANDE DO SUL, 2020), que tem como objetivo ampliar os locais de acesso a denúncias de violência doméstica e familiar contra as mulheres. O estudo de caso foi realizado através de uma análise documental com dados secundários coletados, somado a revisão bibliográfica do Marketing Social, no que tange o estudo de avaliação e efetividade em campanhas de Marketing Social. Os resultados apontam que a partir do ponto de vista da teoria a campanha foi efetiva, sendo um importante instrumento social de enfrentamento à violência contra a mulher durante o período da pandemia.The present study aimed to analyze the effectiveness of the Máscara Roxa campaign from June 2020 – its launch – up until the results that have emerged so far, using the evaluation criteria of Social Marketing programs, proposed by the authors Kootler and Lee (2011). This is a social campaign to combat violence against women, implemented in the state of Rio Grande do Sul during the pandemic period caused by the spread of COVID-19. Currently, due to one of the results of the campaign, the Máscara Roxa campaign became Law n. 15.512 (RIO GRANDE DO SUL, 2020), which aims to expand access to make complaints regarding domestic and family violence against women. The case study was carried out via document analysis of secondary data gathered throughout the study, in addition to literature review on Social Marketing, specifically the study of evaluation and effectiveness in Social Marketing campaigns. The results indicate that, from the point of view of this theory, the campaign was effective, being an important social tool to combat violence against women during the pandemic period.application/pdfporMarketing socialViolência contra a mulherCOVID-19Social marketingSocial marketing campaignsEvaluation of social marketing programsA efetividade da campanha de combate à violência contra a mulher “máscara roxa” na perspectiva do marketing socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160571.pdf.txt001160571.pdf.txtExtracted Texttext/plain142964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255848/2/001160571.pdf.txt7f0c1bca6adbce03eb35b8aa8a48d0b3MD52ORIGINAL001160571.pdfTexto completoapplication/pdf2061456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255848/1/001160571.pdf4bcbb868556b851ee2e1e10cfd71bd2dMD5110183/2558482023-03-19 03:33:52.381995oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255848Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-19T06:33:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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