Explorando os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de livestreaming de videogames na plataforma Twitch.TV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wolff Filho, Carlos Augusto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/273590
Resumo: O presente trabalho investigou os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de videogames na plataforma Twitch.tv. A plataforma é identificada não apenas como um canal de entretenimento, mas também como um espaço significativo para interação social. Através da realização de pesquisa qualitativa e quantitativa, buscou-se compreender as motivações, preferências e padrões de engajamento dos espectadores. Os dados revelam uma tendência dos usuários em priorizar transmissões de indivíduos próximos, e reconhecem a ideia da Twitch como um "terceiro lugar" de socialização. Fatores como a qualidade do conteúdo, carisma do streamer e a coesão da comunidade mostraram-se determinantes para o engajamento do público. Além disso, identificou-se que o apoio financeiro aos streamers, além de ser uma ferramenta de interação, é visto como uma forma de gratidão pelo conteúdo proporcionado. Este estudo sugere uma dinâmica simbiótica na Twitch, onde a produção e o consumo de conteúdo são intrinsecamente ligados, sublinhando, para criadores de conteúdo, a importância de construir relações autênticas e promover um ambiente de interações positivas nas suas comunidades.
id UFRGS-2_26e07a3b184100d7a66b8f42bd82d807
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273590
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wolff Filho, Carlos AugustoSilveira, Teniza da2024-03-15T05:00:58Z2023http://hdl.handle.net/10183/273590001194004O presente trabalho investigou os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de videogames na plataforma Twitch.tv. A plataforma é identificada não apenas como um canal de entretenimento, mas também como um espaço significativo para interação social. Através da realização de pesquisa qualitativa e quantitativa, buscou-se compreender as motivações, preferências e padrões de engajamento dos espectadores. Os dados revelam uma tendência dos usuários em priorizar transmissões de indivíduos próximos, e reconhecem a ideia da Twitch como um "terceiro lugar" de socialização. Fatores como a qualidade do conteúdo, carisma do streamer e a coesão da comunidade mostraram-se determinantes para o engajamento do público. Além disso, identificou-se que o apoio financeiro aos streamers, além de ser uma ferramenta de interação, é visto como uma forma de gratidão pelo conteúdo proporcionado. Este estudo sugere uma dinâmica simbiótica na Twitch, onde a produção e o consumo de conteúdo são intrinsecamente ligados, sublinhando, para criadores de conteúdo, a importância de construir relações autênticas e promover um ambiente de interações positivas nas suas comunidades.This study investigated the consumption habits, preferences and motivations of Brazilian users of video game channels on the Twitch.tv platform. The platform is recognized not only as an entertainment channel but also as a significant space for social interaction. Through both qualitative and quantitative research, the study aimed to understand the motivations, preferences, and engagement patterns of viewers. The data revealed a user tendency to prioritize streams from acquaintances, and validated the idea of Twitch as a "third place" for socialization. Factors such as content quality, streamer charisma, and community cohesion were found to be crucial for audience engagement. Furthermore, financial support for streamers, in addition to being an interaction tool, is seen as a form of gratitude for the content provided. This study suggests a symbiotic dynamic on Twitch, where content production and consumption are intrinsically linked, underscoring the importance of content creators forging authentic relationships and promoting positive interaction within their communities.application/pdfporComportamento do consumidorComunidades virtuaisPlataforma digitalTelevisão por assinaturaDecisão de compraEngajamento do consumidorConsumer behaviorLivestreamingVideogamesVirtual communitiesTwitch.tvExplorando os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de livestreaming de videogames na plataforma Twitch.TVinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2023/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194004.pdf.txt001194004.pdf.txtExtracted Texttext/plain196680http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273590/2/001194004.pdf.txt6e21adca361023a969d87c7ee901fa6fMD52ORIGINAL001194004.pdfTexto completoapplication/pdf611309http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273590/1/001194004.pdf8a217ea17f86cb9a8f2782b48a7e19daMD5110183/2735902024-03-16 05:06:49.081628oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273590Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-16T08:06:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Explorando os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de livestreaming de videogames na plataforma Twitch.TV
title Explorando os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de livestreaming de videogames na plataforma Twitch.TV
spellingShingle Explorando os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de livestreaming de videogames na plataforma Twitch.TV
Wolff Filho, Carlos Augusto
Comportamento do consumidor
Comunidades virtuais
Plataforma digital
Televisão por assinatura
Decisão de compra
Engajamento do consumidor
Consumer behavior
Livestreaming
Videogames
Virtual communities
Twitch.tv
title_short Explorando os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de livestreaming de videogames na plataforma Twitch.TV
title_full Explorando os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de livestreaming de videogames na plataforma Twitch.TV
title_fullStr Explorando os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de livestreaming de videogames na plataforma Twitch.TV
title_full_unstemmed Explorando os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de livestreaming de videogames na plataforma Twitch.TV
title_sort Explorando os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de livestreaming de videogames na plataforma Twitch.TV
author Wolff Filho, Carlos Augusto
author_facet Wolff Filho, Carlos Augusto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wolff Filho, Carlos Augusto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Teniza da
contributor_str_mv Silveira, Teniza da
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Comunidades virtuais
Plataforma digital
Televisão por assinatura
Decisão de compra
Engajamento do consumidor
topic Comportamento do consumidor
Comunidades virtuais
Plataforma digital
Televisão por assinatura
Decisão de compra
Engajamento do consumidor
Consumer behavior
Livestreaming
Videogames
Virtual communities
Twitch.tv
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer behavior
Livestreaming
Videogames
Virtual communities
Twitch.tv
description O presente trabalho investigou os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de videogames na plataforma Twitch.tv. A plataforma é identificada não apenas como um canal de entretenimento, mas também como um espaço significativo para interação social. Através da realização de pesquisa qualitativa e quantitativa, buscou-se compreender as motivações, preferências e padrões de engajamento dos espectadores. Os dados revelam uma tendência dos usuários em priorizar transmissões de indivíduos próximos, e reconhecem a ideia da Twitch como um "terceiro lugar" de socialização. Fatores como a qualidade do conteúdo, carisma do streamer e a coesão da comunidade mostraram-se determinantes para o engajamento do público. Além disso, identificou-se que o apoio financeiro aos streamers, além de ser uma ferramenta de interação, é visto como uma forma de gratidão pelo conteúdo proporcionado. Este estudo sugere uma dinâmica simbiótica na Twitch, onde a produção e o consumo de conteúdo são intrinsecamente ligados, sublinhando, para criadores de conteúdo, a importância de construir relações autênticas e promover um ambiente de interações positivas nas suas comunidades.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-15T05:00:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/273590
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001194004
url http://hdl.handle.net/10183/273590
identifier_str_mv 001194004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273590/2/001194004.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273590/1/001194004.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e21adca361023a969d87c7ee901fa6f
8a217ea17f86cb9a8f2782b48a7e19da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447361324843008