Explorando os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de livestreaming de videogames na plataforma Twitch.TV
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/273590 |
Resumo: | O presente trabalho investigou os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de videogames na plataforma Twitch.tv. A plataforma é identificada não apenas como um canal de entretenimento, mas também como um espaço significativo para interação social. Através da realização de pesquisa qualitativa e quantitativa, buscou-se compreender as motivações, preferências e padrões de engajamento dos espectadores. Os dados revelam uma tendência dos usuários em priorizar transmissões de indivíduos próximos, e reconhecem a ideia da Twitch como um "terceiro lugar" de socialização. Fatores como a qualidade do conteúdo, carisma do streamer e a coesão da comunidade mostraram-se determinantes para o engajamento do público. Além disso, identificou-se que o apoio financeiro aos streamers, além de ser uma ferramenta de interação, é visto como uma forma de gratidão pelo conteúdo proporcionado. Este estudo sugere uma dinâmica simbiótica na Twitch, onde a produção e o consumo de conteúdo são intrinsecamente ligados, sublinhando, para criadores de conteúdo, a importância de construir relações autênticas e promover um ambiente de interações positivas nas suas comunidades. |
id |
UFRGS-2_26e07a3b184100d7a66b8f42bd82d807 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273590 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Wolff Filho, Carlos AugustoSilveira, Teniza da2024-03-15T05:00:58Z2023http://hdl.handle.net/10183/273590001194004O presente trabalho investigou os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de videogames na plataforma Twitch.tv. A plataforma é identificada não apenas como um canal de entretenimento, mas também como um espaço significativo para interação social. Através da realização de pesquisa qualitativa e quantitativa, buscou-se compreender as motivações, preferências e padrões de engajamento dos espectadores. Os dados revelam uma tendência dos usuários em priorizar transmissões de indivíduos próximos, e reconhecem a ideia da Twitch como um "terceiro lugar" de socialização. Fatores como a qualidade do conteúdo, carisma do streamer e a coesão da comunidade mostraram-se determinantes para o engajamento do público. Além disso, identificou-se que o apoio financeiro aos streamers, além de ser uma ferramenta de interação, é visto como uma forma de gratidão pelo conteúdo proporcionado. Este estudo sugere uma dinâmica simbiótica na Twitch, onde a produção e o consumo de conteúdo são intrinsecamente ligados, sublinhando, para criadores de conteúdo, a importância de construir relações autênticas e promover um ambiente de interações positivas nas suas comunidades.This study investigated the consumption habits, preferences and motivations of Brazilian users of video game channels on the Twitch.tv platform. The platform is recognized not only as an entertainment channel but also as a significant space for social interaction. Through both qualitative and quantitative research, the study aimed to understand the motivations, preferences, and engagement patterns of viewers. The data revealed a user tendency to prioritize streams from acquaintances, and validated the idea of Twitch as a "third place" for socialization. Factors such as content quality, streamer charisma, and community cohesion were found to be crucial for audience engagement. Furthermore, financial support for streamers, in addition to being an interaction tool, is seen as a form of gratitude for the content provided. This study suggests a symbiotic dynamic on Twitch, where content production and consumption are intrinsically linked, underscoring the importance of content creators forging authentic relationships and promoting positive interaction within their communities.application/pdfporComportamento do consumidorComunidades virtuaisPlataforma digitalTelevisão por assinaturaDecisão de compraEngajamento do consumidorConsumer behaviorLivestreamingVideogamesVirtual communitiesTwitch.tvExplorando os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de livestreaming de videogames na plataforma Twitch.TVinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2023/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194004.pdf.txt001194004.pdf.txtExtracted Texttext/plain196680http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273590/2/001194004.pdf.txt6e21adca361023a969d87c7ee901fa6fMD52ORIGINAL001194004.pdfTexto completoapplication/pdf611309http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273590/1/001194004.pdf8a217ea17f86cb9a8f2782b48a7e19daMD5110183/2735902024-03-16 05:06:49.081628oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273590Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-16T08:06:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Explorando os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de livestreaming de videogames na plataforma Twitch.TV |
title |
Explorando os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de livestreaming de videogames na plataforma Twitch.TV |
spellingShingle |
Explorando os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de livestreaming de videogames na plataforma Twitch.TV Wolff Filho, Carlos Augusto Comportamento do consumidor Comunidades virtuais Plataforma digital Televisão por assinatura Decisão de compra Engajamento do consumidor Consumer behavior Livestreaming Videogames Virtual communities Twitch.tv |
title_short |
Explorando os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de livestreaming de videogames na plataforma Twitch.TV |
title_full |
Explorando os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de livestreaming de videogames na plataforma Twitch.TV |
title_fullStr |
Explorando os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de livestreaming de videogames na plataforma Twitch.TV |
title_full_unstemmed |
Explorando os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de livestreaming de videogames na plataforma Twitch.TV |
title_sort |
Explorando os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de livestreaming de videogames na plataforma Twitch.TV |
author |
Wolff Filho, Carlos Augusto |
author_facet |
Wolff Filho, Carlos Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wolff Filho, Carlos Augusto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silveira, Teniza da |
contributor_str_mv |
Silveira, Teniza da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Comunidades virtuais Plataforma digital Televisão por assinatura Decisão de compra Engajamento do consumidor |
topic |
Comportamento do consumidor Comunidades virtuais Plataforma digital Televisão por assinatura Decisão de compra Engajamento do consumidor Consumer behavior Livestreaming Videogames Virtual communities Twitch.tv |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Consumer behavior Livestreaming Videogames Virtual communities Twitch.tv |
description |
O presente trabalho investigou os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de videogames na plataforma Twitch.tv. A plataforma é identificada não apenas como um canal de entretenimento, mas também como um espaço significativo para interação social. Através da realização de pesquisa qualitativa e quantitativa, buscou-se compreender as motivações, preferências e padrões de engajamento dos espectadores. Os dados revelam uma tendência dos usuários em priorizar transmissões de indivíduos próximos, e reconhecem a ideia da Twitch como um "terceiro lugar" de socialização. Fatores como a qualidade do conteúdo, carisma do streamer e a coesão da comunidade mostraram-se determinantes para o engajamento do público. Além disso, identificou-se que o apoio financeiro aos streamers, além de ser uma ferramenta de interação, é visto como uma forma de gratidão pelo conteúdo proporcionado. Este estudo sugere uma dinâmica simbiótica na Twitch, onde a produção e o consumo de conteúdo são intrinsecamente ligados, sublinhando, para criadores de conteúdo, a importância de construir relações autênticas e promover um ambiente de interações positivas nas suas comunidades. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-15T05:00:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/273590 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001194004 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/273590 |
identifier_str_mv |
001194004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273590/2/001194004.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273590/1/001194004.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6e21adca361023a969d87c7ee901fa6f 8a217ea17f86cb9a8f2782b48a7e19da |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224678400851968 |