Gênero e ensino de artes visuais : desafios, armadilhas e resistências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Taís Ritter
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Loponte, Luciana Gruppelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218306
Resumo: Este artigo origina-se de uma inquietação suscitada pela ausência de pesquisas acadêmicas que articulem estudos de gênero e ensino de Artes Visuais. Para friccionar e problematizar o silêncio que ronda este tema, realizamos três movimentos. Iniciamos contextualizando alguns impasses que reiteradamente têm afastado a discussão de gênero da disciplina; em seguida, realizamos a análise de alguns artigos - disponíveis nos anais de dois importantes eventos da área de arte e educação - que abordam a temática. Nessa análise, lançamos mão dos conceitos gênero, poder e resistência, apreendidos de autores e autoras vinculados ao pós-estruturalismo, visando ao apontamento de alguns desafios colocados por esses artigos. No último movimento, esboçamos algumas intervenções feministas, ensejando que tais discussões se proliferem no ensino de arte.
id UFRGS-2_27258ec11ca046b9c70e7e192800f85e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218306
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dias, Taís RitterLoponte, Luciana Gruppelli2021-03-02T04:15:49Z20190104-026Xhttp://hdl.handle.net/10183/218306001121971Este artigo origina-se de uma inquietação suscitada pela ausência de pesquisas acadêmicas que articulem estudos de gênero e ensino de Artes Visuais. Para friccionar e problematizar o silêncio que ronda este tema, realizamos três movimentos. Iniciamos contextualizando alguns impasses que reiteradamente têm afastado a discussão de gênero da disciplina; em seguida, realizamos a análise de alguns artigos - disponíveis nos anais de dois importantes eventos da área de arte e educação - que abordam a temática. Nessa análise, lançamos mão dos conceitos gênero, poder e resistência, apreendidos de autores e autoras vinculados ao pós-estruturalismo, visando ao apontamento de alguns desafios colocados por esses artigos. No último movimento, esboçamos algumas intervenções feministas, ensejando que tais discussões se proliferem no ensino de arte.This paper originates from a concern raised by the lack of academic research articulating gender studies and art education. To rub and problematize the silence that surround this theme, we made three movements. We begin by contextualizing some impasses that have repeatedly removed the gender discussion of Art, as a school discipline; next, we analyze some papers - available in the annals of two important events in the area of art and education - that deal with the theme; in this analysis, we use the concepts of gender, power and resistance, seized from authors linked to poststructuralism, aiming to point out some of the challenges posed by these papers. In the last movement, we outline some feminist interventions, allowing such discussions to proliferate in the teaching of art.application/pdfporEstudos feministas. Florianópolis. Vol. 27 , n. 3 (2019), e56280, 12 p.Artes visuaisGêneroFeminismoGender studiesArt educationFeminismGênero e ensino de artes visuais : desafios, armadilhas e resistênciasGender and art education : challenges, pitfalls, resistancesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121971.pdf.txt001121971.pdf.txtExtracted Texttext/plain61229http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218306/2/001121971.pdf.txt092fac36db28edf68af8c8f52eaf0530MD52ORIGINAL001121971.pdfTexto completoapplication/pdf86661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218306/1/001121971.pdf329be843ae885fcf5f6d80ab85ffe2e6MD5110183/2183062021-05-07 04:43:04.647772oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218306Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:43:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gênero e ensino de artes visuais : desafios, armadilhas e resistências
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Gender and art education : challenges, pitfalls, resistances
title Gênero e ensino de artes visuais : desafios, armadilhas e resistências
spellingShingle Gênero e ensino de artes visuais : desafios, armadilhas e resistências
Dias, Taís Ritter
Artes visuais
Gênero
Feminismo
Gender studies
Art education
Feminism
title_short Gênero e ensino de artes visuais : desafios, armadilhas e resistências
title_full Gênero e ensino de artes visuais : desafios, armadilhas e resistências
title_fullStr Gênero e ensino de artes visuais : desafios, armadilhas e resistências
title_full_unstemmed Gênero e ensino de artes visuais : desafios, armadilhas e resistências
title_sort Gênero e ensino de artes visuais : desafios, armadilhas e resistências
author Dias, Taís Ritter
author_facet Dias, Taís Ritter
Loponte, Luciana Gruppelli
author_role author
author2 Loponte, Luciana Gruppelli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Taís Ritter
Loponte, Luciana Gruppelli
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Gênero
Feminismo
topic Artes visuais
Gênero
Feminismo
Gender studies
Art education
Feminism
dc.subject.eng.fl_str_mv Gender studies
Art education
Feminism
description Este artigo origina-se de uma inquietação suscitada pela ausência de pesquisas acadêmicas que articulem estudos de gênero e ensino de Artes Visuais. Para friccionar e problematizar o silêncio que ronda este tema, realizamos três movimentos. Iniciamos contextualizando alguns impasses que reiteradamente têm afastado a discussão de gênero da disciplina; em seguida, realizamos a análise de alguns artigos - disponíveis nos anais de dois importantes eventos da área de arte e educação - que abordam a temática. Nessa análise, lançamos mão dos conceitos gênero, poder e resistência, apreendidos de autores e autoras vinculados ao pós-estruturalismo, visando ao apontamento de alguns desafios colocados por esses artigos. No último movimento, esboçamos algumas intervenções feministas, ensejando que tais discussões se proliferem no ensino de arte.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-02T04:15:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218306
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-026X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001121971
identifier_str_mv 0104-026X
001121971
url http://hdl.handle.net/10183/218306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Estudos feministas. Florianópolis. Vol. 27 , n. 3 (2019), e56280, 12 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218306/2/001121971.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218306/1/001121971.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 092fac36db28edf68af8c8f52eaf0530
329be843ae885fcf5f6d80ab85ffe2e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225008941367296