Gênero e ensino de artes visuais : desafios, armadilhas e resistências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218306 |
Resumo: | Este artigo origina-se de uma inquietação suscitada pela ausência de pesquisas acadêmicas que articulem estudos de gênero e ensino de Artes Visuais. Para friccionar e problematizar o silêncio que ronda este tema, realizamos três movimentos. Iniciamos contextualizando alguns impasses que reiteradamente têm afastado a discussão de gênero da disciplina; em seguida, realizamos a análise de alguns artigos - disponíveis nos anais de dois importantes eventos da área de arte e educação - que abordam a temática. Nessa análise, lançamos mão dos conceitos gênero, poder e resistência, apreendidos de autores e autoras vinculados ao pós-estruturalismo, visando ao apontamento de alguns desafios colocados por esses artigos. No último movimento, esboçamos algumas intervenções feministas, ensejando que tais discussões se proliferem no ensino de arte. |
id |
UFRGS-2_27258ec11ca046b9c70e7e192800f85e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218306 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dias, Taís RitterLoponte, Luciana Gruppelli2021-03-02T04:15:49Z20190104-026Xhttp://hdl.handle.net/10183/218306001121971Este artigo origina-se de uma inquietação suscitada pela ausência de pesquisas acadêmicas que articulem estudos de gênero e ensino de Artes Visuais. Para friccionar e problematizar o silêncio que ronda este tema, realizamos três movimentos. Iniciamos contextualizando alguns impasses que reiteradamente têm afastado a discussão de gênero da disciplina; em seguida, realizamos a análise de alguns artigos - disponíveis nos anais de dois importantes eventos da área de arte e educação - que abordam a temática. Nessa análise, lançamos mão dos conceitos gênero, poder e resistência, apreendidos de autores e autoras vinculados ao pós-estruturalismo, visando ao apontamento de alguns desafios colocados por esses artigos. No último movimento, esboçamos algumas intervenções feministas, ensejando que tais discussões se proliferem no ensino de arte.This paper originates from a concern raised by the lack of academic research articulating gender studies and art education. To rub and problematize the silence that surround this theme, we made three movements. We begin by contextualizing some impasses that have repeatedly removed the gender discussion of Art, as a school discipline; next, we analyze some papers - available in the annals of two important events in the area of art and education - that deal with the theme; in this analysis, we use the concepts of gender, power and resistance, seized from authors linked to poststructuralism, aiming to point out some of the challenges posed by these papers. In the last movement, we outline some feminist interventions, allowing such discussions to proliferate in the teaching of art.application/pdfporEstudos feministas. Florianópolis. Vol. 27 , n. 3 (2019), e56280, 12 p.Artes visuaisGêneroFeminismoGender studiesArt educationFeminismGênero e ensino de artes visuais : desafios, armadilhas e resistênciasGender and art education : challenges, pitfalls, resistancesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121971.pdf.txt001121971.pdf.txtExtracted Texttext/plain61229http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218306/2/001121971.pdf.txt092fac36db28edf68af8c8f52eaf0530MD52ORIGINAL001121971.pdfTexto completoapplication/pdf86661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218306/1/001121971.pdf329be843ae885fcf5f6d80ab85ffe2e6MD5110183/2183062021-05-07 04:43:04.647772oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218306Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:43:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gênero e ensino de artes visuais : desafios, armadilhas e resistências |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Gender and art education : challenges, pitfalls, resistances |
title |
Gênero e ensino de artes visuais : desafios, armadilhas e resistências |
spellingShingle |
Gênero e ensino de artes visuais : desafios, armadilhas e resistências Dias, Taís Ritter Artes visuais Gênero Feminismo Gender studies Art education Feminism |
title_short |
Gênero e ensino de artes visuais : desafios, armadilhas e resistências |
title_full |
Gênero e ensino de artes visuais : desafios, armadilhas e resistências |
title_fullStr |
Gênero e ensino de artes visuais : desafios, armadilhas e resistências |
title_full_unstemmed |
Gênero e ensino de artes visuais : desafios, armadilhas e resistências |
title_sort |
Gênero e ensino de artes visuais : desafios, armadilhas e resistências |
author |
Dias, Taís Ritter |
author_facet |
Dias, Taís Ritter Loponte, Luciana Gruppelli |
author_role |
author |
author2 |
Loponte, Luciana Gruppelli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Taís Ritter Loponte, Luciana Gruppelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais Gênero Feminismo |
topic |
Artes visuais Gênero Feminismo Gender studies Art education Feminism |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Gender studies Art education Feminism |
description |
Este artigo origina-se de uma inquietação suscitada pela ausência de pesquisas acadêmicas que articulem estudos de gênero e ensino de Artes Visuais. Para friccionar e problematizar o silêncio que ronda este tema, realizamos três movimentos. Iniciamos contextualizando alguns impasses que reiteradamente têm afastado a discussão de gênero da disciplina; em seguida, realizamos a análise de alguns artigos - disponíveis nos anais de dois importantes eventos da área de arte e educação - que abordam a temática. Nessa análise, lançamos mão dos conceitos gênero, poder e resistência, apreendidos de autores e autoras vinculados ao pós-estruturalismo, visando ao apontamento de alguns desafios colocados por esses artigos. No último movimento, esboçamos algumas intervenções feministas, ensejando que tais discussões se proliferem no ensino de arte. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-02T04:15:49Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/218306 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-026X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001121971 |
identifier_str_mv |
0104-026X 001121971 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/218306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Estudos feministas. Florianópolis. Vol. 27 , n. 3 (2019), e56280, 12 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218306/2/001121971.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218306/1/001121971.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
092fac36db28edf68af8c8f52eaf0530 329be843ae885fcf5f6d80ab85ffe2e6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447732649721856 |