Práticas de ensino de desenho técnico utilizando a ferramenta CAD no ensino emergencial remoto durante a pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Geísa Gaiger de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bernardes, Mauricio Moreira e Silva, Becker, Álvaro Guglielmin
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232944
Resumo: Este capítulo tem como objetivo descrever as práticas de ensino de desenho técnico assistido por computador utilizadas durante a pandemia da Covid-19. Tais práticas visam estimular o engajamento do aluno com a abordagem implementada. A pesquisa foi realizada por meio da análise de dados de cinco cursos técnicos de engenharia e design de uma universidade pública brasileira. Os dados foram coletados entre os meses de agosto e outubro de 2020 a partir das práticas dos autores deste estudo e de um questionário online aplicado aos alunos dos cursos. Os dados foram analisados em quatro momentos distintos: seleção das tecnologias de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem, planejamento, implantação e avaliação das disciplinas. O estudo possibilitou identificar que houve um maior engajamento dos alunos quando práticas não convencionais, como a gamificação ou Quizz em redes sociais, eram utilizadas, tanto em horário de aula como extraclasse; utilização de animação de peças em 3D como forma de substituição das peças físicas e atribuição de pequenas tarefas a realizar com avaliação obrigatória do professor. Verificou-se também que a qualidade do ensino e orientação à distância é condicionada pela evolução do aparato tecnológico e pela sua disponibilização na universidade com o apoio e exposição de conteúdos e feedback em tempo real.
id UFRGS-2_2726e7d1a1ed32ac9b06c8c9695cb020
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232944
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Geísa Gaiger deBernardes, Mauricio Moreira e SilvaBecker, Álvaro Guglielmin2021-12-14T04:28:04Z2021http://hdl.handle.net/10183/232944001133703Este capítulo tem como objetivo descrever as práticas de ensino de desenho técnico assistido por computador utilizadas durante a pandemia da Covid-19. Tais práticas visam estimular o engajamento do aluno com a abordagem implementada. A pesquisa foi realizada por meio da análise de dados de cinco cursos técnicos de engenharia e design de uma universidade pública brasileira. Os dados foram coletados entre os meses de agosto e outubro de 2020 a partir das práticas dos autores deste estudo e de um questionário online aplicado aos alunos dos cursos. Os dados foram analisados em quatro momentos distintos: seleção das tecnologias de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem, planejamento, implantação e avaliação das disciplinas. O estudo possibilitou identificar que houve um maior engajamento dos alunos quando práticas não convencionais, como a gamificação ou Quizz em redes sociais, eram utilizadas, tanto em horário de aula como extraclasse; utilização de animação de peças em 3D como forma de substituição das peças físicas e atribuição de pequenas tarefas a realizar com avaliação obrigatória do professor. Verificou-se também que a qualidade do ensino e orientação à distância é condicionada pela evolução do aparato tecnológico e pela sua disponibilização na universidade com o apoio e exposição de conteúdos e feedback em tempo real.application/pdfporNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 31-45Desenho técnicoCadEnsino Remoto Emergencial (ERE)Práticas de ensino de desenho técnico utilizando a ferramenta CAD no ensino emergencial remoto durante a pandemia da Covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133703.pdf.txt001133703.pdf.txtExtracted Texttext/plain29040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232944/2/001133703.pdf.txtd662d8eecfc959c8b84ffd4d74b914c3MD52ORIGINAL001133703.pdfCapítulo 2application/pdf1413536http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232944/1/001133703.pdf0458101ab73a6ffa4802df1ce1844ff9MD5110183/2329442021-12-20 05:32:25.708703oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232944Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-20T07:32:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas de ensino de desenho técnico utilizando a ferramenta CAD no ensino emergencial remoto durante a pandemia da Covid-19
title Práticas de ensino de desenho técnico utilizando a ferramenta CAD no ensino emergencial remoto durante a pandemia da Covid-19
spellingShingle Práticas de ensino de desenho técnico utilizando a ferramenta CAD no ensino emergencial remoto durante a pandemia da Covid-19
Oliveira, Geísa Gaiger de
Desenho técnico
Cad
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
title_short Práticas de ensino de desenho técnico utilizando a ferramenta CAD no ensino emergencial remoto durante a pandemia da Covid-19
title_full Práticas de ensino de desenho técnico utilizando a ferramenta CAD no ensino emergencial remoto durante a pandemia da Covid-19
title_fullStr Práticas de ensino de desenho técnico utilizando a ferramenta CAD no ensino emergencial remoto durante a pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed Práticas de ensino de desenho técnico utilizando a ferramenta CAD no ensino emergencial remoto durante a pandemia da Covid-19
title_sort Práticas de ensino de desenho técnico utilizando a ferramenta CAD no ensino emergencial remoto durante a pandemia da Covid-19
author Oliveira, Geísa Gaiger de
author_facet Oliveira, Geísa Gaiger de
Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Becker, Álvaro Guglielmin
author_role author
author2 Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Becker, Álvaro Guglielmin
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Geísa Gaiger de
Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Becker, Álvaro Guglielmin
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho técnico
Cad
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
topic Desenho técnico
Cad
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
description Este capítulo tem como objetivo descrever as práticas de ensino de desenho técnico assistido por computador utilizadas durante a pandemia da Covid-19. Tais práticas visam estimular o engajamento do aluno com a abordagem implementada. A pesquisa foi realizada por meio da análise de dados de cinco cursos técnicos de engenharia e design de uma universidade pública brasileira. Os dados foram coletados entre os meses de agosto e outubro de 2020 a partir das práticas dos autores deste estudo e de um questionário online aplicado aos alunos dos cursos. Os dados foram analisados em quatro momentos distintos: seleção das tecnologias de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem, planejamento, implantação e avaliação das disciplinas. O estudo possibilitou identificar que houve um maior engajamento dos alunos quando práticas não convencionais, como a gamificação ou Quizz em redes sociais, eram utilizadas, tanto em horário de aula como extraclasse; utilização de animação de peças em 3D como forma de substituição das peças físicas e atribuição de pequenas tarefas a realizar com avaliação obrigatória do professor. Verificou-se também que a qualidade do ensino e orientação à distância é condicionada pela evolução do aparato tecnológico e pela sua disponibilização na universidade com o apoio e exposição de conteúdos e feedback em tempo real.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-14T04:28:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232944
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133703
url http://hdl.handle.net/10183/232944
identifier_str_mv 001133703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 31-45
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232944/2/001133703.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232944/1/001133703.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d662d8eecfc959c8b84ffd4d74b914c3
0458101ab73a6ffa4802df1ce1844ff9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447777577009152