Estratégia e Ciência de Dados Relacionadas à Vantagem Competitiva – um Ensaio Teórico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Mauricius Munhoz de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Maçada, Antônio Carlos Gastaud, Freitas Júnior, José Carlos da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
Texto Completo: https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/565
Resumo: Objetivo:  defender a tese de que estratégia, cultura e governança de dados são determinantes no modo como a organização obtém vantagem competitiva por meio da ciência de dados. Método: este ensaio está fundamentado em uma revisão teórica de estudos empíricos e conceituais para a identificação e definição de construtos e desenvolvimento de proposições, e de um modelo de conceitual. Originalidade/Relevância: na Era Digital, o Big Data e a Ciência de Dados redefiniram a produtividade, a inovação e a competitividade. Contudo, o sucesso no uso da Ciência de Dados depende do adequado alinhamento entre os fatores estratégicos. Resultados: considera-se que o modelo organizacional, formado pela estratégia, cultura e governança de dados, beneficia o uso da Ciência de Dados. Conclui-se, então que, para suportar a transformação digital, as organizações precisem formular sua estratégia de dados, além de estabelecer a composição ideal entre cultura e governança, a fim de direcionar suas capacidades analíticas e desbloquear o potencial da Ciência de Dados em prol da vantagem competitiva. Contribuições Teóricas:  o modelo teórico proposto é original por combinar construtos relacionados à gestão estratégica da Ciência de Dados, estabelecendo as bases para a compreensão de suas inter-relações, e descrevendo a relação destes com a vantagem competitiva. Contribuições para a Gestão:  o modelo teórico proposto pode ser utilizado tanto para direcionar a gestão estratégica dos dados, como para balancear o alinhamento estratégico organizacional que influencia no uso da Ciência de Dados, bem como para avaliar o sucesso das iniciativas analíticas e as vantagens competitivas obtidas.
id FIA-1_aee10cb4afdbcde67a1123248cf1a0e1
oai_identifier_str oai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/565
network_acronym_str FIA-1
network_name_str Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
repository_id_str
spelling Estratégia e Ciência de Dados Relacionadas à Vantagem Competitiva – um Ensaio TeóricoCiência de DadosEstratégia de DadosCultura Orientada por DadosGovernança de DadosVantagem CompetitivaObjetivo:  defender a tese de que estratégia, cultura e governança de dados são determinantes no modo como a organização obtém vantagem competitiva por meio da ciência de dados. Método: este ensaio está fundamentado em uma revisão teórica de estudos empíricos e conceituais para a identificação e definição de construtos e desenvolvimento de proposições, e de um modelo de conceitual. Originalidade/Relevância: na Era Digital, o Big Data e a Ciência de Dados redefiniram a produtividade, a inovação e a competitividade. Contudo, o sucesso no uso da Ciência de Dados depende do adequado alinhamento entre os fatores estratégicos. Resultados: considera-se que o modelo organizacional, formado pela estratégia, cultura e governança de dados, beneficia o uso da Ciência de Dados. Conclui-se, então que, para suportar a transformação digital, as organizações precisem formular sua estratégia de dados, além de estabelecer a composição ideal entre cultura e governança, a fim de direcionar suas capacidades analíticas e desbloquear o potencial da Ciência de Dados em prol da vantagem competitiva. Contribuições Teóricas:  o modelo teórico proposto é original por combinar construtos relacionados à gestão estratégica da Ciência de Dados, estabelecendo as bases para a compreensão de suas inter-relações, e descrevendo a relação destes com a vantagem competitiva. Contribuições para a Gestão:  o modelo teórico proposto pode ser utilizado tanto para direcionar a gestão estratégica dos dados, como para balancear o alinhamento estratégico organizacional que influencia no uso da Ciência de Dados, bem como para avaliar o sucesso das iniciativas analíticas e as vantagens competitivas obtidas.Future Studies Research Journal: Trends and Strategies2021-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/56510.24023/FutureJournal/2175-5825/2021.v13i3.565Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 13 No. 3 (2021): September - December; 325-355Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 13 n. 3 (2021): September - December; 325-3552175-5825reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinstname:Fundação Instituto de Administração (FIA)instacron:FIAporhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/565/492Copyright (c) 2021 Future Studies Research Journal: Trends and Strategieshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Mauricius Munhoz deMaçada, Antônio Carlos GastaudFreitas Júnior, José Carlos da Silva2021-12-13T21:08:17Zoai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/565Revistahttps://www.revistafuture.org/FSRJ/oai2175-58252175-5825opendoar:2021-12-13T21:08:17Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia e Ciência de Dados Relacionadas à Vantagem Competitiva – um Ensaio Teórico
title Estratégia e Ciência de Dados Relacionadas à Vantagem Competitiva – um Ensaio Teórico
spellingShingle Estratégia e Ciência de Dados Relacionadas à Vantagem Competitiva – um Ensaio Teórico
Medeiros, Mauricius Munhoz de
Ciência de Dados
Estratégia de Dados
Cultura Orientada por Dados
Governança de Dados
Vantagem Competitiva
title_short Estratégia e Ciência de Dados Relacionadas à Vantagem Competitiva – um Ensaio Teórico
title_full Estratégia e Ciência de Dados Relacionadas à Vantagem Competitiva – um Ensaio Teórico
title_fullStr Estratégia e Ciência de Dados Relacionadas à Vantagem Competitiva – um Ensaio Teórico
title_full_unstemmed Estratégia e Ciência de Dados Relacionadas à Vantagem Competitiva – um Ensaio Teórico
title_sort Estratégia e Ciência de Dados Relacionadas à Vantagem Competitiva – um Ensaio Teórico
author Medeiros, Mauricius Munhoz de
author_facet Medeiros, Mauricius Munhoz de
Maçada, Antônio Carlos Gastaud
Freitas Júnior, José Carlos da Silva
author_role author
author2 Maçada, Antônio Carlos Gastaud
Freitas Júnior, José Carlos da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Mauricius Munhoz de
Maçada, Antônio Carlos Gastaud
Freitas Júnior, José Carlos da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência de Dados
Estratégia de Dados
Cultura Orientada por Dados
Governança de Dados
Vantagem Competitiva
topic Ciência de Dados
Estratégia de Dados
Cultura Orientada por Dados
Governança de Dados
Vantagem Competitiva
description Objetivo:  defender a tese de que estratégia, cultura e governança de dados são determinantes no modo como a organização obtém vantagem competitiva por meio da ciência de dados. Método: este ensaio está fundamentado em uma revisão teórica de estudos empíricos e conceituais para a identificação e definição de construtos e desenvolvimento de proposições, e de um modelo de conceitual. Originalidade/Relevância: na Era Digital, o Big Data e a Ciência de Dados redefiniram a produtividade, a inovação e a competitividade. Contudo, o sucesso no uso da Ciência de Dados depende do adequado alinhamento entre os fatores estratégicos. Resultados: considera-se que o modelo organizacional, formado pela estratégia, cultura e governança de dados, beneficia o uso da Ciência de Dados. Conclui-se, então que, para suportar a transformação digital, as organizações precisem formular sua estratégia de dados, além de estabelecer a composição ideal entre cultura e governança, a fim de direcionar suas capacidades analíticas e desbloquear o potencial da Ciência de Dados em prol da vantagem competitiva. Contribuições Teóricas:  o modelo teórico proposto é original por combinar construtos relacionados à gestão estratégica da Ciência de Dados, estabelecendo as bases para a compreensão de suas inter-relações, e descrevendo a relação destes com a vantagem competitiva. Contribuições para a Gestão:  o modelo teórico proposto pode ser utilizado tanto para direcionar a gestão estratégica dos dados, como para balancear o alinhamento estratégico organizacional que influencia no uso da Ciência de Dados, bem como para avaliar o sucesso das iniciativas analíticas e as vantagens competitivas obtidas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/565
10.24023/FutureJournal/2175-5825/2021.v13i3.565
url https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/565
identifier_str_mv 10.24023/FutureJournal/2175-5825/2021.v13i3.565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/565/492
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
publisher.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
dc.source.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 13 No. 3 (2021): September - December; 325-355
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 13 n. 3 (2021): September - December; 325-355
2175-5825
reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
instname:Fundação Instituto de Administração (FIA)
instacron:FIA
instname_str Fundação Instituto de Administração (FIA)
instacron_str FIA
institution FIA
reponame_str Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
collection Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
repository.name.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045836302614528