O currículo integrado do Proeja do IFRS – Campus Bento Gonçalves : uma possibilidade real e complexa de efetivação em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crizel, Lilian Escandiel
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Passos, Camila Greff, Del Pino, Jose Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/112217
Resumo: Este artigo é parte da dissertação de Mestrado “O Currículo do Proeja do IFRS –Campus Bento Gonçalves – O Dito e o Feito” (Crizel, 2011), na qual foi realizada a análise do currículo integrado do curso técnico em comércio – Proeja do IFRS – Campus Bento Gonçalves, com a finalidade de entender como ele foi construído e de que forma ocorre a integração entre as disciplinas do curso, além de pesquisar como o professor da disciplina de Química adapta sua prática pedagógica às necessidades dos educandos. Neste artigo apresentamos a interlocução do material empírico proveniente da análise dos documentos do currículo com os referenciais utilizados no desenvolvimento do trabalho. Os resultados da pesquisa mostram que a proposta do currículo integrado não é fácil de ser instituída, pois necessita de uma modificação de todo o contexto da escola. É um projeto para ser construído em longo prazo e não apenas para cumprir a legalidade.
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