A função da Química no Programa de Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na perspectiva do currículo integrado no IF goiano - campus Ceres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ilmo Correia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12680
Resumo: O presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres com alunos da segunda série do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e Curso Técnico em Suporte e Manutenção de Computadores Integrado ao Ensino Médio, ambos na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos e com professores que atuaram junto às turmas. A Educação de Jovens e Adultos tornou-se um Programa através da promulgação do Decreto no 5.478, de 24 de junho de 2005. No ano seguinte o Decreto no 5.840, revogou o anterior e passou a denominar o PROEJA como Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa teve como objetivo analisar o Currículo de Química no PROEJA que está em vigor no IF Goiano, para verificar se o mesmo atende as implicações das orientações vigentes de um currículo integrado, e se a abordagem do ensino de ciências traz a preocupação com a contextualização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde procurou-se conhecer um pouco da realidade dos alunos nos aspectos sócios-econômicos e culturais, suas expectativas e perspectivas de vida pós-curso e seus entendimentos de currículo integrado, buscando verificar se há realmente a ação em conformidade com o Documento Base.
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Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2011.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12680O presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres com alunos da segunda série do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e Curso Técnico em Suporte e Manutenção de Computadores Integrado ao Ensino Médio, ambos na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos e com professores que atuaram junto às turmas. A Educação de Jovens e Adultos tornou-se um Programa através da promulgação do Decreto no 5.478, de 24 de junho de 2005. No ano seguinte o Decreto no 5.840, revogou o anterior e passou a denominar o PROEJA como Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa teve como objetivo analisar o Currículo de Química no PROEJA que está em vigor no IF Goiano, para verificar se o mesmo atende as implicações das orientações vigentes de um currículo integrado, e se a abordagem do ensino de ciências traz a preocupação com a contextualização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde procurou-se conhecer um pouco da realidade dos alunos nos aspectos sócios-econômicos e culturais, suas expectativas e perspectivas de vida pós-curso e seus entendimentos de currículo integrado, buscando verificar se há realmente a ação em conformidade com o Documento Base.This work was carried out in Federal Institute of Education, Science and Technology Goiano - Campus Ceres with students of the second series of the Technical Course in Administration Integrated to the Middle School and Technical Course in Support and Maintenance of Computers Integrated with the Middle School, both in the modality of Education of Young People and Adults, and with teachers who worked with the classes. The Education of Young People and Adults became a Program through the promulgation of the Decree in 5,478 , June 24, 2005. In the following year the Decree in 5,840 , revoked the previous and was renamed the " PROEJA elaborated as a National Program for the Integration of the Professional Education with a Basic Education in the modality of Education for Young People and Adults. This research had the objective to analyze the Curriculum of Chemistry in "PROEJA elaborated which is in force in IF Goiano, to see whether it meets the implications of the current guidelines for an integrated curriculum, and is the approach of science teaching brings the concern with the contextualization. It is a qualitative research, where tried to know a little about the reality of the students in the aspects associates, economic and cultural, their expectations and perspectives of life post-course and their understanding of integrated curriculum, seeking to verify if there is really the action in accordance with the Basic Document.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaPROEJAEJACurrículo IntegradoQuímicaIntegrate CurriculumChemistryEducaçãoA função da Química no Programa de Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na perspectiva do currículo integrado no IF goiano - campus CeresThe role of Chemistry in the Program of Education for Young People and Adults: a case study from the perspective of integrated curriculum in IF Goiano - campus Ceresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANDRÉ, Marli E.D.A.; LÜDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1996. 99 p. ARROYO, M. G. Educação de jovens e adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, L.J.G.; GIOVANETTI, M.ª; GOMES, N. L. Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 19-50. BAIL, Viviane Schumacher. Educação Matemática de Jovens e Adultos – Trabalho e Inclusão. Editora Insular, 2002. 144 p. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB n°. 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Diário Oficial da União. Brasília, maio de 2000. _______. Ministério da Educação (MEC). Secretaria da Educação Básica (SEB). Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2006b. _______. 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