O currículo do Proeja do IFRS-campus Bento Gonçalves: o dito e o feito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crizel, Lilian Escandiel
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37934
Resumo: Esta Dissertação tem como objetivo geral analisar o currículo do curso técnico em comércio - PROEJA do IFRS- Campus Bento Gonçalves com a finalidade de entender como o ele foi construído, e de que forma está ocorrendo a integração entre as disciplinas do curso, além de pesquisar como o professor da disciplina de Química está adaptando sua prática pedagógica as necessidades dos educandos. A pesquisa foi realizada com duas turmas de educandos do PROEJA, um professor de Química. A pesquisa empírica, de cunho qualitativo, envolveu a aplicação de questionários com os educandos e o professor, observação de aulas com registro escrito e análise dos documentos do currículo. A análise do material coletado foi realizada tendo como suporte teórico a base legal da EJA, Educação Profissional e Educação básica, assim como os decretos do PROEJA e o Documento Base , obras de Paulo Freire; e outros autores para pensar o currículo integrado. A interlocução do material empírico com estas teorias apontam que o currículo integrado do PROEJA do Campus Bento Gonçalves ainda está em construção e segundo a ótica dos educandos na disciplina de Química ainda não ocorre efetivamente.
id URGS_b40eaac9463fc3f73d7211e66323d5f5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37934
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Crizel, Lilian EscandielDel Pino, Jose Claudio2012-03-24T01:24:35Z2011http://hdl.handle.net/10183/37934000823316Esta Dissertação tem como objetivo geral analisar o currículo do curso técnico em comércio - PROEJA do IFRS- Campus Bento Gonçalves com a finalidade de entender como o ele foi construído, e de que forma está ocorrendo a integração entre as disciplinas do curso, além de pesquisar como o professor da disciplina de Química está adaptando sua prática pedagógica as necessidades dos educandos. A pesquisa foi realizada com duas turmas de educandos do PROEJA, um professor de Química. A pesquisa empírica, de cunho qualitativo, envolveu a aplicação de questionários com os educandos e o professor, observação de aulas com registro escrito e análise dos documentos do currículo. A análise do material coletado foi realizada tendo como suporte teórico a base legal da EJA, Educação Profissional e Educação básica, assim como os decretos do PROEJA e o Documento Base , obras de Paulo Freire; e outros autores para pensar o currículo integrado. A interlocução do material empírico com estas teorias apontam que o currículo integrado do PROEJA do Campus Bento Gonçalves ainda está em construção e segundo a ótica dos educandos na disciplina de Química ainda não ocorre efetivamente.The general objective of this Paper in this study is aimed at analyzing the curriculum at the technical course on trade - PROEJA at IFRS - Bento Gonçalves Campus, with the purpose of understanding how it was developed, and how the integration is occurring between the disciplines of the course, as well as researching how the Chemistry subject teachers are adapting their pedagogical practice to students' needs. The research was carried out with two classes of PROEJA students, one chemistry teacher. The empirical, qualitative research involved the application of questionnaires to students and the teacher, class observation with written records and the analysis of the curriculum documents. The analysis of the material collected was done with the theoretical support of the legal basis of EJA, Professional Education and Basic Education, as well as PROEJA decrees and the Base Document, works by Paulo Freire; and other authors to reflect upon the integrated curriculum. The interlocution of the empirical material with those theories point out that the PROEJA integrated curriculum at the Bento Gonçalves Campus is still under construction and, from the point of view of the students in Chemistry, does not occur effectively yet.application/pdfporPROEJACurrículo : AvaliaçãoEnsino de quimicaO currículo do Proeja do IFRS-campus Bento Gonçalves: o dito e o feitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPrograma de Pós-Graduação em QuímicaPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823316.pdf.txt000823316.pdf.txtExtracted Texttext/plain365367http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37934/2/000823316.pdf.txt629966322b9bd97036750a9e22c253fdMD52ORIGINAL000823316.pdf000823316.pdfTexto completoapplication/pdf2636625http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37934/1/000823316.pdfb9dca45a608b4e6d0f2948f9f46ae28cMD51THUMBNAIL000823316.pdf.jpg000823316.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37934/3/000823316.pdf.jpge7e944fb0626a42a728c1024c1f6d70eMD5310183/379342018-10-10 08:02:10.026oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37934Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T11:02:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O currículo do Proeja do IFRS-campus Bento Gonçalves: o dito e o feito
title O currículo do Proeja do IFRS-campus Bento Gonçalves: o dito e o feito
spellingShingle O currículo do Proeja do IFRS-campus Bento Gonçalves: o dito e o feito
Crizel, Lilian Escandiel
PROEJA
Currículo : Avaliação
Ensino de quimica
title_short O currículo do Proeja do IFRS-campus Bento Gonçalves: o dito e o feito
title_full O currículo do Proeja do IFRS-campus Bento Gonçalves: o dito e o feito
title_fullStr O currículo do Proeja do IFRS-campus Bento Gonçalves: o dito e o feito
title_full_unstemmed O currículo do Proeja do IFRS-campus Bento Gonçalves: o dito e o feito
title_sort O currículo do Proeja do IFRS-campus Bento Gonçalves: o dito e o feito
author Crizel, Lilian Escandiel
author_facet Crizel, Lilian Escandiel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Crizel, Lilian Escandiel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Del Pino, Jose Claudio
contributor_str_mv Del Pino, Jose Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv PROEJA
Currículo : Avaliação
Ensino de quimica
topic PROEJA
Currículo : Avaliação
Ensino de quimica
description Esta Dissertação tem como objetivo geral analisar o currículo do curso técnico em comércio - PROEJA do IFRS- Campus Bento Gonçalves com a finalidade de entender como o ele foi construído, e de que forma está ocorrendo a integração entre as disciplinas do curso, além de pesquisar como o professor da disciplina de Química está adaptando sua prática pedagógica as necessidades dos educandos. A pesquisa foi realizada com duas turmas de educandos do PROEJA, um professor de Química. A pesquisa empírica, de cunho qualitativo, envolveu a aplicação de questionários com os educandos e o professor, observação de aulas com registro escrito e análise dos documentos do currículo. A análise do material coletado foi realizada tendo como suporte teórico a base legal da EJA, Educação Profissional e Educação básica, assim como os decretos do PROEJA e o Documento Base , obras de Paulo Freire; e outros autores para pensar o currículo integrado. A interlocução do material empírico com estas teorias apontam que o currículo integrado do PROEJA do Campus Bento Gonçalves ainda está em construção e segundo a ótica dos educandos na disciplina de Química ainda não ocorre efetivamente.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-24T01:24:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37934
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000823316
url http://hdl.handle.net/10183/37934
identifier_str_mv 000823316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37934/2/000823316.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37934/1/000823316.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37934/3/000823316.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 629966322b9bd97036750a9e22c253fd
b9dca45a608b4e6d0f2948f9f46ae28c
e7e944fb0626a42a728c1024c1f6d70e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309014236495872