Formação interdisciplinar de professores : percepções de egressos de um curso de ciências naturais e matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dalcin, Andréia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216238
Resumo: No presente artigo nos propomos a discutir sobre a formação inicial de professores de Ciências e Matemática, com o intuito de indicar potencialidades e fragilidades de uma proposta de formação interdisciplinar posta em ação. Apresentamos um estudo, fruto de uma tese defendida em 2018, realizado com 64 egressos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática (LCNM) da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop. A pesquisa apresenta uma abordagem quali-quantitativa, que analisa os dados produzidos por meio de um questionário aplicado a egressos do curso. A diversidade de percepções apresentadas em relação ao percurso formativo vivenciado no curso de LCNM demonstra que não há consenso entre seus egressos. Identificamos que a proposta de curso de LCNM apresenta características inovadoras, bem como potencialidades, a exemplo da aproximação de professores de diferentes áreas e o favorecimento de articulação do conhecimento no currículo. No entanto, possui elementos que necessitam ser problematizados, como a carga horária, o tempo do curso e sua ampla habilitação, que é apontada tanto como o potencial e a fragilidade do curso. Enfatizamos que a formação inicial de professores é um desafio a ser superado e torna-se necessário analisar o conhecimento sistematizado, oriundo de propostas já implementadas, com o intuito de identificar potencialidades e fragilidades do processo formativo.
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