Formação interdisciplinar de professores : percepções de egressos de um curso de ciências naturais e matemática
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216238 |
Resumo: | No presente artigo nos propomos a discutir sobre a formação inicial de professores de Ciências e Matemática, com o intuito de indicar potencialidades e fragilidades de uma proposta de formação interdisciplinar posta em ação. Apresentamos um estudo, fruto de uma tese defendida em 2018, realizado com 64 egressos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática (LCNM) da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop. A pesquisa apresenta uma abordagem quali-quantitativa, que analisa os dados produzidos por meio de um questionário aplicado a egressos do curso. A diversidade de percepções apresentadas em relação ao percurso formativo vivenciado no curso de LCNM demonstra que não há consenso entre seus egressos. Identificamos que a proposta de curso de LCNM apresenta características inovadoras, bem como potencialidades, a exemplo da aproximação de professores de diferentes áreas e o favorecimento de articulação do conhecimento no currículo. No entanto, possui elementos que necessitam ser problematizados, como a carga horária, o tempo do curso e sua ampla habilitação, que é apontada tanto como o potencial e a fragilidade do curso. Enfatizamos que a formação inicial de professores é um desafio a ser superado e torna-se necessário analisar o conhecimento sistematizado, oriundo de propostas já implementadas, com o intuito de identificar potencialidades e fragilidades do processo formativo. |
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Trevisan, Andreia Cristina RodriguesDalcin, Andréia2020-12-09T04:12:16Z20202318-6674http://hdl.handle.net/10183/216238001119647No presente artigo nos propomos a discutir sobre a formação inicial de professores de Ciências e Matemática, com o intuito de indicar potencialidades e fragilidades de uma proposta de formação interdisciplinar posta em ação. Apresentamos um estudo, fruto de uma tese defendida em 2018, realizado com 64 egressos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática (LCNM) da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop. A pesquisa apresenta uma abordagem quali-quantitativa, que analisa os dados produzidos por meio de um questionário aplicado a egressos do curso. A diversidade de percepções apresentadas em relação ao percurso formativo vivenciado no curso de LCNM demonstra que não há consenso entre seus egressos. Identificamos que a proposta de curso de LCNM apresenta características inovadoras, bem como potencialidades, a exemplo da aproximação de professores de diferentes áreas e o favorecimento de articulação do conhecimento no currículo. No entanto, possui elementos que necessitam ser problematizados, como a carga horária, o tempo do curso e sua ampla habilitação, que é apontada tanto como o potencial e a fragilidade do curso. Enfatizamos que a formação inicial de professores é um desafio a ser superado e torna-se necessário analisar o conhecimento sistematizado, oriundo de propostas já implementadas, com o intuito de identificar potencialidades e fragilidades do processo formativo.In this article we propose to discuss the initial formation ofScience and Mathematics teachers, in order to indicate the strengths and weaknesses of an interdisciplinary formationproposal put into action.We present a study, the result of a thesis defended in 2018, carried out with 64 graduates from the Degree in Natural Sciences and Mathematics (LCNM) at the Federal University of Mato Grosso, University Campus of Sinop.The research presents a qualitative and quantitative approach that analyzes the data produced through questionnaires applied to graduated students of the course.The diversity of perceptions presented, in relation to the formative path experienced in the mentioned course demonstrates that there is no consensus among its students. It was identified that the course proposal presents innovative characteristics, as well as potentialities, such as approximation of teachers from different areas and the favoring of knowledge articulationin the curriculum. However, there are elements that need to be problematized, such as the workload, the time of the course, and its wide occupation area, which is pointed out as both potential and fragility of the course. We emphasize that the initial formation of teachers is a challenge and to overcome it is necessary to analyze the systematized knowledge from proposals already implemented, in order to identify potentialities and weaknesses of the formative process.application/pdfporRevista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática [recurso eletrônico]. Cuiabá, MT : Universidade Federal de Mato Grosso, 2020. Vol. 8 , n.2 (maio/ago. 2020), p. 206-231Formação de professoresInterdisciplinaridadeTeacher FormationInterdisciplinary DegreeDegree in Natural Sciences and MathematicsInterdisciplinarityFormação interdisciplinar de professores : percepções de egressos de um curso de ciências naturais e matemáticaInterdisciplinary formation of teachers : perceptions of graduated students from a course on natural sciences and mathematicsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119647.pdf.txt001119647.pdf.txtExtracted Texttext/plain73447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216238/2/001119647.pdf.txt7d5b0e08645572a43cdcec734e5317d0MD52ORIGINAL001119647.pdfTexto completoapplication/pdf731308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216238/1/001119647.pdf4af1a70a0e94de94155dc8c4ffe108f2MD5110183/2162382020-12-10 05:10:34.679657oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216238Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-12-10T07:10:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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