A documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil : marcas de um percurso de encontro com o outro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Onileda de Souza Matta
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Simiano, Luciane Pandini, Charczuk, Simone Bicca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223752
Resumo: O presente texto tem por foco analisar como o percurso de documentar contribui para o acolhimento da alteridade em Educação Infantil. A pesquisa, desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação em uma universidade do sul do estado de Santa Catarina. Teve como sujeitos um grupo de dez professoras que atuam na Educação Infantil na mesma região e que participaram de uma experiência formativa realizada a partir de um curso de extensão tecido pelo percurso de documentar. A observação participante, registros escritos, fotográficos, audiovisuais e, sobretudo, o estar junto com as professoras foram os instrumentos de pesquisa. A partir do diálogo entre diferentes autores como Levinas, Bárcena e Mèlich, Hermann, Rinaldi, Simiano, Mariotto, destaca-se o princípio ético da alteridade no gesto de documentar, porque ele pauta relações estabelecidas entre crianças e adultos no cotidiano educativo. A experiência formativa com professores construída no percurso de documentar permite questionar pressupostos naturalizados na prática pedagógica, ampliando possibilidades de pensar sobre condições de acolhimento e reconhecimento do outro na Educação Infantil.
id UFRGS-2_2895bf504eee97369061971761ba3a5c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223752
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guimarães, Onileda de Souza MattaSimiano, Luciane PandiniCharczuk, Simone Bicca2021-07-13T04:39:20Z20211645-1384http://hdl.handle.net/10183/223752001127336O presente texto tem por foco analisar como o percurso de documentar contribui para o acolhimento da alteridade em Educação Infantil. A pesquisa, desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação em uma universidade do sul do estado de Santa Catarina. Teve como sujeitos um grupo de dez professoras que atuam na Educação Infantil na mesma região e que participaram de uma experiência formativa realizada a partir de um curso de extensão tecido pelo percurso de documentar. A observação participante, registros escritos, fotográficos, audiovisuais e, sobretudo, o estar junto com as professoras foram os instrumentos de pesquisa. A partir do diálogo entre diferentes autores como Levinas, Bárcena e Mèlich, Hermann, Rinaldi, Simiano, Mariotto, destaca-se o princípio ético da alteridade no gesto de documentar, porque ele pauta relações estabelecidas entre crianças e adultos no cotidiano educativo. A experiência formativa com professores construída no percurso de documentar permite questionar pressupostos naturalizados na prática pedagógica, ampliando possibilidades de pensar sobre condições de acolhimento e reconhecimento do outro na Educação Infantil.The present study aims at analyzing how the documentation path contributes to the acceptance of otherness in Children Education. The research has been developed upon a qualitative perspective as part of a master’s degree curriculum in the education field at a university facility in the south of Santa Catarina, Brazil. A group of ten teachers who work within the same territorial area and who have similar training experience in the documentation path was the main subject for the present study. Participatory observation, written records, pictures, audiovisual reports and the time spent among the group of teachers were the main research tools applied, the last one being the most meaningful one. Based on different authors’ perspectives, such as Levinas, Bárcena & Mèlich, Hermann, Rinaldi, Simiano, Mariotto, documenting the ethical principle of otherness stands out and that is due to the fact that it founds the relationship among children and adults in their day-by-day educational life. Teachers’ formative experience that has been built within the documentation path allows questioning certain naturalized pedagogical assumptions already so naturalized in the pedagogical practice, as well as broadening thinking possibilites about ways of welcoming and recognizing other in Children Education.application/pdfporCurrículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 21, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 169-186Educação infantilAlteridadeChildren EducationPedagogical documentationOthernessA documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil : marcas de um percurso de encontro com o outroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127336.pdf.txt001127336.pdf.txtExtracted Texttext/plain49851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223752/2/001127336.pdf.txtf6e3c242b5abecd549ac535c9daf53d7MD52ORIGINAL001127336.pdfTexto completoapplication/pdf741166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223752/1/001127336.pdf71d9a1ac6f963f5413b8934893f27132MD5110183/2237522023-02-09 05:56:12.018356oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223752Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-09T07:56:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil : marcas de um percurso de encontro com o outro
title A documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil : marcas de um percurso de encontro com o outro
spellingShingle A documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil : marcas de um percurso de encontro com o outro
Guimarães, Onileda de Souza Matta
Educação infantil
Alteridade
Children Education
Pedagogical documentation
Otherness
title_short A documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil : marcas de um percurso de encontro com o outro
title_full A documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil : marcas de um percurso de encontro com o outro
title_fullStr A documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil : marcas de um percurso de encontro com o outro
title_full_unstemmed A documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil : marcas de um percurso de encontro com o outro
title_sort A documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil : marcas de um percurso de encontro com o outro
author Guimarães, Onileda de Souza Matta
author_facet Guimarães, Onileda de Souza Matta
Simiano, Luciane Pandini
Charczuk, Simone Bicca
author_role author
author2 Simiano, Luciane Pandini
Charczuk, Simone Bicca
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Onileda de Souza Matta
Simiano, Luciane Pandini
Charczuk, Simone Bicca
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Alteridade
topic Educação infantil
Alteridade
Children Education
Pedagogical documentation
Otherness
dc.subject.eng.fl_str_mv Children Education
Pedagogical documentation
Otherness
description O presente texto tem por foco analisar como o percurso de documentar contribui para o acolhimento da alteridade em Educação Infantil. A pesquisa, desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação em uma universidade do sul do estado de Santa Catarina. Teve como sujeitos um grupo de dez professoras que atuam na Educação Infantil na mesma região e que participaram de uma experiência formativa realizada a partir de um curso de extensão tecido pelo percurso de documentar. A observação participante, registros escritos, fotográficos, audiovisuais e, sobretudo, o estar junto com as professoras foram os instrumentos de pesquisa. A partir do diálogo entre diferentes autores como Levinas, Bárcena e Mèlich, Hermann, Rinaldi, Simiano, Mariotto, destaca-se o princípio ético da alteridade no gesto de documentar, porque ele pauta relações estabelecidas entre crianças e adultos no cotidiano educativo. A experiência formativa com professores construída no percurso de documentar permite questionar pressupostos naturalizados na prática pedagógica, ampliando possibilidades de pensar sobre condições de acolhimento e reconhecimento do outro na Educação Infantil.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-13T04:39:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223752
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1645-1384
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127336
identifier_str_mv 1645-1384
001127336
url http://hdl.handle.net/10183/223752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Currículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 21, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 169-186
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223752/2/001127336.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223752/1/001127336.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f6e3c242b5abecd549ac535c9daf53d7
71d9a1ac6f963f5413b8934893f27132
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447750539476992