Uma prática com planilhas e GeoGebra na escola básica para abordar matemática financeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134080 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a Matemática Financeira: a sua História, Juros Simples, Composto e Funções no Ensino Fundamental. A matemática financeira é relevante na construção do conhecimento, pois inserir o indivíduo em situações cotidianas é fundamental para que ele saiba analisar, criticar e vivenciar a realidade atual. A partir de um estudo bibliográfico e uma prática de ensino em uma escola de ensino fundamental e com objetivo de facilitar o acesso ao conhecimento e ensino da matemática financeira através do uso de novas tecnologias, abordamos o referido tema e constatamos que diante da atual realidade, de rápidas e profundas mudanças em todos os aspectos, faz-se necessária e urgente mudança dentro do contexto educacional, em especial no ensino da matemática financeira, fazendo uso das novas tecnologias, a fim de que o educando possa interagir e ter um pleno desenvolvimento. |
id |
UFRGS-2_289bfd06011ad5e082c0c22186a0ec5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134080 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gobatto, Andresa AccadrolliBona, Aline Silva de2016-03-24T02:06:16Z2015http://hdl.handle.net/10183/134080000983578O presente trabalho aborda a Matemática Financeira: a sua História, Juros Simples, Composto e Funções no Ensino Fundamental. A matemática financeira é relevante na construção do conhecimento, pois inserir o indivíduo em situações cotidianas é fundamental para que ele saiba analisar, criticar e vivenciar a realidade atual. A partir de um estudo bibliográfico e uma prática de ensino em uma escola de ensino fundamental e com objetivo de facilitar o acesso ao conhecimento e ensino da matemática financeira através do uso de novas tecnologias, abordamos o referido tema e constatamos que diante da atual realidade, de rápidas e profundas mudanças em todos os aspectos, faz-se necessária e urgente mudança dentro do contexto educacional, em especial no ensino da matemática financeira, fazendo uso das novas tecnologias, a fim de que o educando possa interagir e ter um pleno desenvolvimento.application/pdfporMatemática financeiraJuros simplesJuros compostosUma prática com planilhas e GeoGebra na escola básica para abordar matemática financeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983578.pdf000983578.pdfTexto completoapplication/pdf1295185http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134080/1/000983578.pdfe482f14e7a2ed0de2db0640753d2e3cfMD51TEXT000983578.pdf.txt000983578.pdf.txtExtracted Texttext/plain31644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134080/2/000983578.pdf.txt989088fcf27755dab296318d42e37d0bMD52THUMBNAIL000983578.pdf.jpg000983578.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1796http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134080/3/000983578.pdf.jpgad4e6e51b3b1f4a323649cb7d898f279MD5310183/1340802018-10-29 08:05:11.056oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134080Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:05:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma prática com planilhas e GeoGebra na escola básica para abordar matemática financeira |
title |
Uma prática com planilhas e GeoGebra na escola básica para abordar matemática financeira |
spellingShingle |
Uma prática com planilhas e GeoGebra na escola básica para abordar matemática financeira Gobatto, Andresa Accadrolli Matemática financeira Juros simples Juros compostos |
title_short |
Uma prática com planilhas e GeoGebra na escola básica para abordar matemática financeira |
title_full |
Uma prática com planilhas e GeoGebra na escola básica para abordar matemática financeira |
title_fullStr |
Uma prática com planilhas e GeoGebra na escola básica para abordar matemática financeira |
title_full_unstemmed |
Uma prática com planilhas e GeoGebra na escola básica para abordar matemática financeira |
title_sort |
Uma prática com planilhas e GeoGebra na escola básica para abordar matemática financeira |
author |
Gobatto, Andresa Accadrolli |
author_facet |
Gobatto, Andresa Accadrolli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gobatto, Andresa Accadrolli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bona, Aline Silva de |
contributor_str_mv |
Bona, Aline Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática financeira Juros simples Juros compostos |
topic |
Matemática financeira Juros simples Juros compostos |
description |
O presente trabalho aborda a Matemática Financeira: a sua História, Juros Simples, Composto e Funções no Ensino Fundamental. A matemática financeira é relevante na construção do conhecimento, pois inserir o indivíduo em situações cotidianas é fundamental para que ele saiba analisar, criticar e vivenciar a realidade atual. A partir de um estudo bibliográfico e uma prática de ensino em uma escola de ensino fundamental e com objetivo de facilitar o acesso ao conhecimento e ensino da matemática financeira através do uso de novas tecnologias, abordamos o referido tema e constatamos que diante da atual realidade, de rápidas e profundas mudanças em todos os aspectos, faz-se necessária e urgente mudança dentro do contexto educacional, em especial no ensino da matemática financeira, fazendo uso das novas tecnologias, a fim de que o educando possa interagir e ter um pleno desenvolvimento. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-24T02:06:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134080 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000983578 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134080 |
identifier_str_mv |
000983578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134080/1/000983578.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134080/2/000983578.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134080/3/000983578.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e482f14e7a2ed0de2db0640753d2e3cf 989088fcf27755dab296318d42e37d0b ad4e6e51b3b1f4a323649cb7d898f279 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224501337260032 |