Juros simples X juros compostos com o uso de planilhas eletrônicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134139 |
Resumo: | Relato neste trabalho uma experiência, na disciplina de Matemática, envolvendo Juros Simples e Juros Compostos, desenvolvida com alunos da Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio. O objetivo desta prática de ensino é oferecer aos alunos meios que facilitem a análise de valores empregados a Juros Simples ou Juros Compostos, observando as diferenças em suas aplicações. Para o desenvolvimento desta atividade, utilizou-se planilhas eletrônicas, que promoveram benefícios na aprendizagem dos alunos, pelo fato de proporcionarem facilidades no desenvolvimento dos cálculos. Para construção das planilhas foi necessário estabelecer relações entre os dados selecionados, com isso, os alunos puderam analisar os aumentos a cada período. A atividade foi proveitosa, pois os alunos desenvolveram conceitos matemáticos, com base em suas próprias simulações, onde puderam verificar as diferenças entre Juros Simples e Juros Compostos, assuntos que são pertinentes a alunos da Educação de Jovens e Adultos. |
id |
UFRGS-2_e6643fd033234b35bd26d6be89220967 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134139 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rheinheimer, Juliana MercedesSilva, Márcia Erondina Dias de Souza da2016-03-24T02:06:44Z2015http://hdl.handle.net/10183/134139000984297Relato neste trabalho uma experiência, na disciplina de Matemática, envolvendo Juros Simples e Juros Compostos, desenvolvida com alunos da Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio. O objetivo desta prática de ensino é oferecer aos alunos meios que facilitem a análise de valores empregados a Juros Simples ou Juros Compostos, observando as diferenças em suas aplicações. Para o desenvolvimento desta atividade, utilizou-se planilhas eletrônicas, que promoveram benefícios na aprendizagem dos alunos, pelo fato de proporcionarem facilidades no desenvolvimento dos cálculos. Para construção das planilhas foi necessário estabelecer relações entre os dados selecionados, com isso, os alunos puderam analisar os aumentos a cada período. A atividade foi proveitosa, pois os alunos desenvolveram conceitos matemáticos, com base em suas próprias simulações, onde puderam verificar as diferenças entre Juros Simples e Juros Compostos, assuntos que são pertinentes a alunos da Educação de Jovens e Adultos.application/pdfporJuros simplesJuros compostosEJAJuros simples X juros compostos com o uso de planilhas eletrônicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984297.pdf000984297.pdfTexto completoapplication/pdf731266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134139/1/000984297.pdf25ecf5fe92407f164845cb19c186d5e6MD51TEXT000984297.pdf.txt000984297.pdf.txtExtracted Texttext/plain50280http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134139/2/000984297.pdf.txte8d38ca91e8be08893f67178158e89c5MD52THUMBNAIL000984297.pdf.jpg000984297.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1614http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134139/3/000984297.pdf.jpgd4257a88d7316b85b29931fe2e145ba9MD5310183/1341392018-10-29 08:06:04.628oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134139Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:06:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Juros simples X juros compostos com o uso de planilhas eletrônicas |
title |
Juros simples X juros compostos com o uso de planilhas eletrônicas |
spellingShingle |
Juros simples X juros compostos com o uso de planilhas eletrônicas Rheinheimer, Juliana Mercedes Juros simples Juros compostos EJA |
title_short |
Juros simples X juros compostos com o uso de planilhas eletrônicas |
title_full |
Juros simples X juros compostos com o uso de planilhas eletrônicas |
title_fullStr |
Juros simples X juros compostos com o uso de planilhas eletrônicas |
title_full_unstemmed |
Juros simples X juros compostos com o uso de planilhas eletrônicas |
title_sort |
Juros simples X juros compostos com o uso de planilhas eletrônicas |
author |
Rheinheimer, Juliana Mercedes |
author_facet |
Rheinheimer, Juliana Mercedes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rheinheimer, Juliana Mercedes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Márcia Erondina Dias de Souza da |
contributor_str_mv |
Silva, Márcia Erondina Dias de Souza da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juros simples Juros compostos EJA |
topic |
Juros simples Juros compostos EJA |
description |
Relato neste trabalho uma experiência, na disciplina de Matemática, envolvendo Juros Simples e Juros Compostos, desenvolvida com alunos da Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio. O objetivo desta prática de ensino é oferecer aos alunos meios que facilitem a análise de valores empregados a Juros Simples ou Juros Compostos, observando as diferenças em suas aplicações. Para o desenvolvimento desta atividade, utilizou-se planilhas eletrônicas, que promoveram benefícios na aprendizagem dos alunos, pelo fato de proporcionarem facilidades no desenvolvimento dos cálculos. Para construção das planilhas foi necessário estabelecer relações entre os dados selecionados, com isso, os alunos puderam analisar os aumentos a cada período. A atividade foi proveitosa, pois os alunos desenvolveram conceitos matemáticos, com base em suas próprias simulações, onde puderam verificar as diferenças entre Juros Simples e Juros Compostos, assuntos que são pertinentes a alunos da Educação de Jovens e Adultos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-24T02:06:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134139 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000984297 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134139 |
identifier_str_mv |
000984297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134139/1/000984297.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134139/2/000984297.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134139/3/000984297.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
25ecf5fe92407f164845cb19c186d5e6 e8d38ca91e8be08893f67178158e89c5 d4257a88d7316b85b29931fe2e145ba9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224501478817792 |