Juros simples X juros compostos com o uso de planilhas eletrônicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rheinheimer, Juliana Mercedes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134139
Resumo: Relato neste trabalho uma experiência, na disciplina de Matemática, envolvendo Juros Simples e Juros Compostos, desenvolvida com alunos da Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio. O objetivo desta prática de ensino é oferecer aos alunos meios que facilitem a análise de valores empregados a Juros Simples ou Juros Compostos, observando as diferenças em suas aplicações. Para o desenvolvimento desta atividade, utilizou-se planilhas eletrônicas, que promoveram benefícios na aprendizagem dos alunos, pelo fato de proporcionarem facilidades no desenvolvimento dos cálculos. Para construção das planilhas foi necessário estabelecer relações entre os dados selecionados, com isso, os alunos puderam analisar os aumentos a cada período. A atividade foi proveitosa, pois os alunos desenvolveram conceitos matemáticos, com base em suas próprias simulações, onde puderam verificar as diferenças entre Juros Simples e Juros Compostos, assuntos que são pertinentes a alunos da Educação de Jovens e Adultos.
id UFRGS-2_e6643fd033234b35bd26d6be89220967
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134139
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rheinheimer, Juliana MercedesSilva, Márcia Erondina Dias de Souza da2016-03-24T02:06:44Z2015http://hdl.handle.net/10183/134139000984297Relato neste trabalho uma experiência, na disciplina de Matemática, envolvendo Juros Simples e Juros Compostos, desenvolvida com alunos da Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio. O objetivo desta prática de ensino é oferecer aos alunos meios que facilitem a análise de valores empregados a Juros Simples ou Juros Compostos, observando as diferenças em suas aplicações. Para o desenvolvimento desta atividade, utilizou-se planilhas eletrônicas, que promoveram benefícios na aprendizagem dos alunos, pelo fato de proporcionarem facilidades no desenvolvimento dos cálculos. Para construção das planilhas foi necessário estabelecer relações entre os dados selecionados, com isso, os alunos puderam analisar os aumentos a cada período. A atividade foi proveitosa, pois os alunos desenvolveram conceitos matemáticos, com base em suas próprias simulações, onde puderam verificar as diferenças entre Juros Simples e Juros Compostos, assuntos que são pertinentes a alunos da Educação de Jovens e Adultos.application/pdfporJuros simplesJuros compostosEJAJuros simples X juros compostos com o uso de planilhas eletrônicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984297.pdf000984297.pdfTexto completoapplication/pdf731266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134139/1/000984297.pdf25ecf5fe92407f164845cb19c186d5e6MD51TEXT000984297.pdf.txt000984297.pdf.txtExtracted Texttext/plain50280http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134139/2/000984297.pdf.txte8d38ca91e8be08893f67178158e89c5MD52THUMBNAIL000984297.pdf.jpg000984297.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1614http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134139/3/000984297.pdf.jpgd4257a88d7316b85b29931fe2e145ba9MD5310183/1341392018-10-29 08:06:04.628oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134139Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:06:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Juros simples X juros compostos com o uso de planilhas eletrônicas
title Juros simples X juros compostos com o uso de planilhas eletrônicas
spellingShingle Juros simples X juros compostos com o uso de planilhas eletrônicas
Rheinheimer, Juliana Mercedes
Juros simples
Juros compostos
EJA
title_short Juros simples X juros compostos com o uso de planilhas eletrônicas
title_full Juros simples X juros compostos com o uso de planilhas eletrônicas
title_fullStr Juros simples X juros compostos com o uso de planilhas eletrônicas
title_full_unstemmed Juros simples X juros compostos com o uso de planilhas eletrônicas
title_sort Juros simples X juros compostos com o uso de planilhas eletrônicas
author Rheinheimer, Juliana Mercedes
author_facet Rheinheimer, Juliana Mercedes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rheinheimer, Juliana Mercedes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Márcia Erondina Dias de Souza da
contributor_str_mv Silva, Márcia Erondina Dias de Souza da
dc.subject.por.fl_str_mv Juros simples
Juros compostos
EJA
topic Juros simples
Juros compostos
EJA
description Relato neste trabalho uma experiência, na disciplina de Matemática, envolvendo Juros Simples e Juros Compostos, desenvolvida com alunos da Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio. O objetivo desta prática de ensino é oferecer aos alunos meios que facilitem a análise de valores empregados a Juros Simples ou Juros Compostos, observando as diferenças em suas aplicações. Para o desenvolvimento desta atividade, utilizou-se planilhas eletrônicas, que promoveram benefícios na aprendizagem dos alunos, pelo fato de proporcionarem facilidades no desenvolvimento dos cálculos. Para construção das planilhas foi necessário estabelecer relações entre os dados selecionados, com isso, os alunos puderam analisar os aumentos a cada período. A atividade foi proveitosa, pois os alunos desenvolveram conceitos matemáticos, com base em suas próprias simulações, onde puderam verificar as diferenças entre Juros Simples e Juros Compostos, assuntos que são pertinentes a alunos da Educação de Jovens e Adultos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-24T02:06:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134139
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000984297
url http://hdl.handle.net/10183/134139
identifier_str_mv 000984297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134139/1/000984297.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134139/2/000984297.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134139/3/000984297.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 25ecf5fe92407f164845cb19c186d5e6
e8d38ca91e8be08893f67178158e89c5
d4257a88d7316b85b29931fe2e145ba9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224501478817792