Alfabetização : uma proposta de intervenção psicopedagógica com jogos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cella, Mônica
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193313
Resumo: Este artigo investiga como as intervenções psicopedagógicas, através do uso de jogos digitais, podem colaborar no processo de alfabetização das crianças. Para efetivar este trabalho foi realizado um levantamento e selecionados alguns jogos digitais de alfabetização oferecidos no site do Ministério da Educação - Portal do Professor que poderiam ser utilizados para aquisição da leitura e da escrita. Procurou-se contemplar os jogos que tivessem objetivos claros e não repetitivos, que abrangessem diferentes níveis de aprendizagem, que fossem lúdicos, que apresentassem diferentes temáticas e que atendessem as necessidades de alunos em processo de alfabetização. Concluímos que, quando bem planejados e aplicados de maneira sistemática, os jogos digitais podem ser ótimos recursos tecnológicos a serem utilizados nas intervenções psicopedagógicas colaborando na evolução da leitura e da escrita e trazendo uma nova maneira, atrativa, motivadora para o trabalho com as crianças, mais condizente com a realidade do século XXI.
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