O uso do computador como intervenção psicopedagógica em dificuldades de leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Gessilda Cavalheiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193360
Resumo: Nesta pesquisa foi desenvolvida uma intervenção psicopedagógica utilizando as Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs como instrumento principal com um aluno do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre-RS. O aluno apresentava queixa de dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. Foi realizado um estudo de caso como estratégia de pesquisa e os dados foram analisados qualitativamente. Os resultados da intervenção foram consistentes, o aluno apresentou avanços em relação à aprendizagem da leitura e da escrita. Os dados mostraram que o uso das TICs foi fundamental para o avanço alcançado, pois despertou o interesse e a motivação do aluno para a aprendizagem
id UFRGS-2_3b311f0c3dc8a514636c377afb49880a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193360
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Müller, Gessilda CavalheiroCorbellini, Silvana2019-04-24T02:34:18Z2015http://hdl.handle.net/10183/193360001092097Nesta pesquisa foi desenvolvida uma intervenção psicopedagógica utilizando as Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs como instrumento principal com um aluno do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre-RS. O aluno apresentava queixa de dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. Foi realizado um estudo de caso como estratégia de pesquisa e os dados foram analisados qualitativamente. Os resultados da intervenção foram consistentes, o aluno apresentou avanços em relação à aprendizagem da leitura e da escrita. Os dados mostraram que o uso das TICs foi fundamental para o avanço alcançado, pois despertou o interesse e a motivação do aluno para a aprendizagemapplication/pdfporAprendizagemIntervenção psicopedagógicaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)O uso do computador como intervenção psicopedagógica em dificuldades de leitura e escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade à distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092097.pdf.txt001092097.pdf.txtExtracted Texttext/plain50513http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193360/2/001092097.pdf.txtb195f7af2e7e403fecb4d9534be8c0d1MD52ORIGINAL001092097.pdfTexto completoapplication/pdf156064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193360/1/001092097.pdf68de972ae3213b0daaac4af545ebe677MD5110183/1933602019-04-25 02:36:58.016633oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193360Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-25T05:36:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do computador como intervenção psicopedagógica em dificuldades de leitura e escrita
title O uso do computador como intervenção psicopedagógica em dificuldades de leitura e escrita
spellingShingle O uso do computador como intervenção psicopedagógica em dificuldades de leitura e escrita
Müller, Gessilda Cavalheiro
Aprendizagem
Intervenção psicopedagógica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
title_short O uso do computador como intervenção psicopedagógica em dificuldades de leitura e escrita
title_full O uso do computador como intervenção psicopedagógica em dificuldades de leitura e escrita
title_fullStr O uso do computador como intervenção psicopedagógica em dificuldades de leitura e escrita
title_full_unstemmed O uso do computador como intervenção psicopedagógica em dificuldades de leitura e escrita
title_sort O uso do computador como intervenção psicopedagógica em dificuldades de leitura e escrita
author Müller, Gessilda Cavalheiro
author_facet Müller, Gessilda Cavalheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Gessilda Cavalheiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corbellini, Silvana
contributor_str_mv Corbellini, Silvana
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Intervenção psicopedagógica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Aprendizagem
Intervenção psicopedagógica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
description Nesta pesquisa foi desenvolvida uma intervenção psicopedagógica utilizando as Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs como instrumento principal com um aluno do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre-RS. O aluno apresentava queixa de dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. Foi realizado um estudo de caso como estratégia de pesquisa e os dados foram analisados qualitativamente. Os resultados da intervenção foram consistentes, o aluno apresentou avanços em relação à aprendizagem da leitura e da escrita. Os dados mostraram que o uso das TICs foi fundamental para o avanço alcançado, pois despertou o interesse e a motivação do aluno para a aprendizagem
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-24T02:34:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193360
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001092097
url http://hdl.handle.net/10183/193360
identifier_str_mv 001092097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193360/2/001092097.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193360/1/001092097.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b195f7af2e7e403fecb4d9534be8c0d1
68de972ae3213b0daaac4af545ebe677
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224572519841792