O uso do computador como intervenção psicopedagógica em dificuldades de leitura e escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193360 |
Resumo: | Nesta pesquisa foi desenvolvida uma intervenção psicopedagógica utilizando as Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs como instrumento principal com um aluno do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre-RS. O aluno apresentava queixa de dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. Foi realizado um estudo de caso como estratégia de pesquisa e os dados foram analisados qualitativamente. Os resultados da intervenção foram consistentes, o aluno apresentou avanços em relação à aprendizagem da leitura e da escrita. Os dados mostraram que o uso das TICs foi fundamental para o avanço alcançado, pois despertou o interesse e a motivação do aluno para a aprendizagem |
id |
UFRGS-2_3b311f0c3dc8a514636c377afb49880a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193360 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Müller, Gessilda CavalheiroCorbellini, Silvana2019-04-24T02:34:18Z2015http://hdl.handle.net/10183/193360001092097Nesta pesquisa foi desenvolvida uma intervenção psicopedagógica utilizando as Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs como instrumento principal com um aluno do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre-RS. O aluno apresentava queixa de dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. Foi realizado um estudo de caso como estratégia de pesquisa e os dados foram analisados qualitativamente. Os resultados da intervenção foram consistentes, o aluno apresentou avanços em relação à aprendizagem da leitura e da escrita. Os dados mostraram que o uso das TICs foi fundamental para o avanço alcançado, pois despertou o interesse e a motivação do aluno para a aprendizagemapplication/pdfporAprendizagemIntervenção psicopedagógicaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)O uso do computador como intervenção psicopedagógica em dificuldades de leitura e escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade à distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092097.pdf.txt001092097.pdf.txtExtracted Texttext/plain50513http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193360/2/001092097.pdf.txtb195f7af2e7e403fecb4d9534be8c0d1MD52ORIGINAL001092097.pdfTexto completoapplication/pdf156064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193360/1/001092097.pdf68de972ae3213b0daaac4af545ebe677MD5110183/1933602019-04-25 02:36:58.016633oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193360Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-25T05:36:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do computador como intervenção psicopedagógica em dificuldades de leitura e escrita |
title |
O uso do computador como intervenção psicopedagógica em dificuldades de leitura e escrita |
spellingShingle |
O uso do computador como intervenção psicopedagógica em dificuldades de leitura e escrita Müller, Gessilda Cavalheiro Aprendizagem Intervenção psicopedagógica Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
title_short |
O uso do computador como intervenção psicopedagógica em dificuldades de leitura e escrita |
title_full |
O uso do computador como intervenção psicopedagógica em dificuldades de leitura e escrita |
title_fullStr |
O uso do computador como intervenção psicopedagógica em dificuldades de leitura e escrita |
title_full_unstemmed |
O uso do computador como intervenção psicopedagógica em dificuldades de leitura e escrita |
title_sort |
O uso do computador como intervenção psicopedagógica em dificuldades de leitura e escrita |
author |
Müller, Gessilda Cavalheiro |
author_facet |
Müller, Gessilda Cavalheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Müller, Gessilda Cavalheiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corbellini, Silvana |
contributor_str_mv |
Corbellini, Silvana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Intervenção psicopedagógica Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Aprendizagem Intervenção psicopedagógica Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
description |
Nesta pesquisa foi desenvolvida uma intervenção psicopedagógica utilizando as Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs como instrumento principal com um aluno do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre-RS. O aluno apresentava queixa de dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. Foi realizado um estudo de caso como estratégia de pesquisa e os dados foram analisados qualitativamente. Os resultados da intervenção foram consistentes, o aluno apresentou avanços em relação à aprendizagem da leitura e da escrita. Os dados mostraram que o uso das TICs foi fundamental para o avanço alcançado, pois despertou o interesse e a motivação do aluno para a aprendizagem |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-24T02:34:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/193360 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001092097 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/193360 |
identifier_str_mv |
001092097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193360/2/001092097.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193360/1/001092097.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b195f7af2e7e403fecb4d9534be8c0d1 68de972ae3213b0daaac4af545ebe677 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224572519841792 |