Colegiados de participação : como construir um conselho escolar atuante e participativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151543 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão do curso de Pós Graduação em Gestão Escolar do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, realizando junto a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresenta uma análise das ações do Projeto de Intervenção cujo foco foi os colegiados de participação, com ênfase na renovação do Conselho Escolar numa escola pública estadual no período de novembro de 2014 a junho de 2015. A metodologia utilizada foi pesquisa-ação, cujo objetivo era mobilizar o segmento pais e/ou responsáveis para participar ativamente deste colegiado, promovendo reuniões e incentivando-os a atuarem como multiplicadores, tornando o Conselho Escolar mais efetivo no exercício das funções deliberativa, consultiva, fiscalizadora e mobilizadora. Os autores que nortearam este trabalho foram Galina e Carbello (s.d), Veiga (2013), Franco (2005), Paro (2008) . O aspecto mais relevante deste trabalho foi a observação do quanto os pais desconhecem que a participação na vida escolar dos filhos é um direito constitucional e que, é no coletivo que acontece a transformação. Assim, por ignorarem esse direito, eles deixam de participar. Portanto precisamos encontrar meios de atrair os pais para a escola promovendo o envolvimento coletivo nas ações necessárias para a criação de um ambiente favorável à participação e à aprendizagem, vivenciando no cotidiano da escola os princípios da gestão democrática. |
id |
UFRGS-2_2907d46be79bb61dad25639a19233f51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151543 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Farias, Zila Teresinha CamposScherer, Regina Maria Duarte2017-02-11T02:25:19Z2015http://hdl.handle.net/10183/151543001001300Este trabalho de conclusão do curso de Pós Graduação em Gestão Escolar do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, realizando junto a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresenta uma análise das ações do Projeto de Intervenção cujo foco foi os colegiados de participação, com ênfase na renovação do Conselho Escolar numa escola pública estadual no período de novembro de 2014 a junho de 2015. A metodologia utilizada foi pesquisa-ação, cujo objetivo era mobilizar o segmento pais e/ou responsáveis para participar ativamente deste colegiado, promovendo reuniões e incentivando-os a atuarem como multiplicadores, tornando o Conselho Escolar mais efetivo no exercício das funções deliberativa, consultiva, fiscalizadora e mobilizadora. Os autores que nortearam este trabalho foram Galina e Carbello (s.d), Veiga (2013), Franco (2005), Paro (2008) . O aspecto mais relevante deste trabalho foi a observação do quanto os pais desconhecem que a participação na vida escolar dos filhos é um direito constitucional e que, é no coletivo que acontece a transformação. Assim, por ignorarem esse direito, eles deixam de participar. Portanto precisamos encontrar meios de atrair os pais para a escola promovendo o envolvimento coletivo nas ações necessárias para a criação de um ambiente favorável à participação e à aprendizagem, vivenciando no cotidiano da escola os princípios da gestão democrática.application/pdfporGestão democráticaParticipaçãoConselho da escolaAlunoColegiados de participação : como construir um conselho escolar atuante e participativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001300.pdf001001300.pdfTexto completoapplication/pdf2625844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151543/1/001001300.pdfdbf951651d1a893bcd1b90c0e9371e33MD51TEXT001001300.pdf.txt001001300.pdf.txtExtracted Texttext/plain56535http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151543/2/001001300.pdf.txt4fbfdbc57232576bc329db0ebb92ebe2MD5210183/1515432017-02-12 02:22:04.068503oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151543Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:22:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Colegiados de participação : como construir um conselho escolar atuante e participativo |
title |
Colegiados de participação : como construir um conselho escolar atuante e participativo |
spellingShingle |
Colegiados de participação : como construir um conselho escolar atuante e participativo Farias, Zila Teresinha Campos Gestão democrática Participação Conselho da escola Aluno |
title_short |
Colegiados de participação : como construir um conselho escolar atuante e participativo |
title_full |
Colegiados de participação : como construir um conselho escolar atuante e participativo |
title_fullStr |
Colegiados de participação : como construir um conselho escolar atuante e participativo |
title_full_unstemmed |
Colegiados de participação : como construir um conselho escolar atuante e participativo |
title_sort |
Colegiados de participação : como construir um conselho escolar atuante e participativo |
author |
Farias, Zila Teresinha Campos |
author_facet |
Farias, Zila Teresinha Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Zila Teresinha Campos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Scherer, Regina Maria Duarte |
contributor_str_mv |
Scherer, Regina Maria Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Participação Conselho da escola Aluno |
topic |
Gestão democrática Participação Conselho da escola Aluno |
description |
Este trabalho de conclusão do curso de Pós Graduação em Gestão Escolar do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, realizando junto a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresenta uma análise das ações do Projeto de Intervenção cujo foco foi os colegiados de participação, com ênfase na renovação do Conselho Escolar numa escola pública estadual no período de novembro de 2014 a junho de 2015. A metodologia utilizada foi pesquisa-ação, cujo objetivo era mobilizar o segmento pais e/ou responsáveis para participar ativamente deste colegiado, promovendo reuniões e incentivando-os a atuarem como multiplicadores, tornando o Conselho Escolar mais efetivo no exercício das funções deliberativa, consultiva, fiscalizadora e mobilizadora. Os autores que nortearam este trabalho foram Galina e Carbello (s.d), Veiga (2013), Franco (2005), Paro (2008) . O aspecto mais relevante deste trabalho foi a observação do quanto os pais desconhecem que a participação na vida escolar dos filhos é um direito constitucional e que, é no coletivo que acontece a transformação. Assim, por ignorarem esse direito, eles deixam de participar. Portanto precisamos encontrar meios de atrair os pais para a escola promovendo o envolvimento coletivo nas ações necessárias para a criação de um ambiente favorável à participação e à aprendizagem, vivenciando no cotidiano da escola os princípios da gestão democrática. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-11T02:25:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151543 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001001300 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151543 |
identifier_str_mv |
001001300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151543/1/001001300.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151543/2/001001300.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dbf951651d1a893bcd1b90c0e9371e33 4fbfdbc57232576bc329db0ebb92ebe2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224522901225472 |