Colegiados de participação : como construir um conselho escolar atuante e participativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Zila Teresinha Campos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151543
Resumo: Este trabalho de conclusão do curso de Pós Graduação em Gestão Escolar do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, realizando junto a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresenta uma análise das ações do Projeto de Intervenção cujo foco foi os colegiados de participação, com ênfase na renovação do Conselho Escolar numa escola pública estadual no período de novembro de 2014 a junho de 2015. A metodologia utilizada foi pesquisa-ação, cujo objetivo era mobilizar o segmento pais e/ou responsáveis para participar ativamente deste colegiado, promovendo reuniões e incentivando-os a atuarem como multiplicadores, tornando o Conselho Escolar mais efetivo no exercício das funções deliberativa, consultiva, fiscalizadora e mobilizadora. Os autores que nortearam este trabalho foram Galina e Carbello (s.d), Veiga (2013), Franco (2005), Paro (2008) . O aspecto mais relevante deste trabalho foi a observação do quanto os pais desconhecem que a participação na vida escolar dos filhos é um direito constitucional e que, é no coletivo que acontece a transformação. Assim, por ignorarem esse direito, eles deixam de participar. Portanto precisamos encontrar meios de atrair os pais para a escola promovendo o envolvimento coletivo nas ações necessárias para a criação de um ambiente favorável à participação e à aprendizagem, vivenciando no cotidiano da escola os princípios da gestão democrática.
id UFRGS-2_2907d46be79bb61dad25639a19233f51
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151543
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Farias, Zila Teresinha CamposScherer, Regina Maria Duarte2017-02-11T02:25:19Z2015http://hdl.handle.net/10183/151543001001300Este trabalho de conclusão do curso de Pós Graduação em Gestão Escolar do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, realizando junto a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresenta uma análise das ações do Projeto de Intervenção cujo foco foi os colegiados de participação, com ênfase na renovação do Conselho Escolar numa escola pública estadual no período de novembro de 2014 a junho de 2015. A metodologia utilizada foi pesquisa-ação, cujo objetivo era mobilizar o segmento pais e/ou responsáveis para participar ativamente deste colegiado, promovendo reuniões e incentivando-os a atuarem como multiplicadores, tornando o Conselho Escolar mais efetivo no exercício das funções deliberativa, consultiva, fiscalizadora e mobilizadora. Os autores que nortearam este trabalho foram Galina e Carbello (s.d), Veiga (2013), Franco (2005), Paro (2008) . O aspecto mais relevante deste trabalho foi a observação do quanto os pais desconhecem que a participação na vida escolar dos filhos é um direito constitucional e que, é no coletivo que acontece a transformação. Assim, por ignorarem esse direito, eles deixam de participar. Portanto precisamos encontrar meios de atrair os pais para a escola promovendo o envolvimento coletivo nas ações necessárias para a criação de um ambiente favorável à participação e à aprendizagem, vivenciando no cotidiano da escola os princípios da gestão democrática.application/pdfporGestão democráticaParticipaçãoConselho da escolaAlunoColegiados de participação : como construir um conselho escolar atuante e participativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001300.pdf001001300.pdfTexto completoapplication/pdf2625844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151543/1/001001300.pdfdbf951651d1a893bcd1b90c0e9371e33MD51TEXT001001300.pdf.txt001001300.pdf.txtExtracted Texttext/plain56535http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151543/2/001001300.pdf.txt4fbfdbc57232576bc329db0ebb92ebe2MD5210183/1515432017-02-12 02:22:04.068503oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151543Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:22:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Colegiados de participação : como construir um conselho escolar atuante e participativo
title Colegiados de participação : como construir um conselho escolar atuante e participativo
spellingShingle Colegiados de participação : como construir um conselho escolar atuante e participativo
Farias, Zila Teresinha Campos
Gestão democrática
Participação
Conselho da escola
Aluno
title_short Colegiados de participação : como construir um conselho escolar atuante e participativo
title_full Colegiados de participação : como construir um conselho escolar atuante e participativo
title_fullStr Colegiados de participação : como construir um conselho escolar atuante e participativo
title_full_unstemmed Colegiados de participação : como construir um conselho escolar atuante e participativo
title_sort Colegiados de participação : como construir um conselho escolar atuante e participativo
author Farias, Zila Teresinha Campos
author_facet Farias, Zila Teresinha Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Zila Teresinha Campos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scherer, Regina Maria Duarte
contributor_str_mv Scherer, Regina Maria Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Participação
Conselho da escola
Aluno
topic Gestão democrática
Participação
Conselho da escola
Aluno
description Este trabalho de conclusão do curso de Pós Graduação em Gestão Escolar do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, realizando junto a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresenta uma análise das ações do Projeto de Intervenção cujo foco foi os colegiados de participação, com ênfase na renovação do Conselho Escolar numa escola pública estadual no período de novembro de 2014 a junho de 2015. A metodologia utilizada foi pesquisa-ação, cujo objetivo era mobilizar o segmento pais e/ou responsáveis para participar ativamente deste colegiado, promovendo reuniões e incentivando-os a atuarem como multiplicadores, tornando o Conselho Escolar mais efetivo no exercício das funções deliberativa, consultiva, fiscalizadora e mobilizadora. Os autores que nortearam este trabalho foram Galina e Carbello (s.d), Veiga (2013), Franco (2005), Paro (2008) . O aspecto mais relevante deste trabalho foi a observação do quanto os pais desconhecem que a participação na vida escolar dos filhos é um direito constitucional e que, é no coletivo que acontece a transformação. Assim, por ignorarem esse direito, eles deixam de participar. Portanto precisamos encontrar meios de atrair os pais para a escola promovendo o envolvimento coletivo nas ações necessárias para a criação de um ambiente favorável à participação e à aprendizagem, vivenciando no cotidiano da escola os princípios da gestão democrática.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-11T02:25:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151543
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001001300
url http://hdl.handle.net/10183/151543
identifier_str_mv 001001300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151543/1/001001300.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151543/2/001001300.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dbf951651d1a893bcd1b90c0e9371e33
4fbfdbc57232576bc329db0ebb92ebe2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224522901225472