Estudos de pedagogia : as artes fundam processos de letramento das crianças?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer, Mariana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/139322
Resumo: O estudo para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi realizado no último semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e mostra algumas hipóteses de como pode se dar o letramento nas/das crianças a partir das artes. Buscou-se conversar com as professoras-artistas que atuam no espaço investigado, também contou-se com informações coletadas em ambientes virtuais (Site, Facebook, Google) que comportam materiais acerca do espaço escolar investigado, como também realizou-se observação no espaço cultural Azul Anil. Do ponto de vista metodológico realizou-se uma pesquisa qualitativa, pesquisei sobre o assunto em livros, e fiz observações em aulas em escola formal onde as artes estão presente. Para apresentar a pesquisa em escritura organizou-se categorias de análises: espaço também fala; é dança; é arte, é aprendizado; é conversando que a gente se entende; vamos jogar; planejar é importante. As intervenções junto aos materiais coletados responderam a uma necessidade pedagógica, a vontade de entender e de fomentar a ideia de que as artes animam e influenciam o processo de letramento das crianças. Necessidade essa de buscar dispositivos pedagógicos que, para além da escola comum, produzem aprendizagens e letramento nas/das crianças. Necessidade de mostrar que a escola comum pode se organizar como atelier de artes, letramentos e aprendizagens. Para o estudo citou-se Hernandez (2007), Barbosa (2014), Cunha (2012), Gai (2013), entre outros intercessores teórico- metodológicos mobilizadores de arte e educação na contemporaneidade.
id UFRGS-2_290ffcd8eccd229ca45eae8ef91c5dd1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139322
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fischer, MarianaGai, Daniele Noal2016-04-21T02:07:05Z2015http://hdl.handle.net/10183/139322000990021O estudo para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi realizado no último semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e mostra algumas hipóteses de como pode se dar o letramento nas/das crianças a partir das artes. Buscou-se conversar com as professoras-artistas que atuam no espaço investigado, também contou-se com informações coletadas em ambientes virtuais (Site, Facebook, Google) que comportam materiais acerca do espaço escolar investigado, como também realizou-se observação no espaço cultural Azul Anil. Do ponto de vista metodológico realizou-se uma pesquisa qualitativa, pesquisei sobre o assunto em livros, e fiz observações em aulas em escola formal onde as artes estão presente. Para apresentar a pesquisa em escritura organizou-se categorias de análises: espaço também fala; é dança; é arte, é aprendizado; é conversando que a gente se entende; vamos jogar; planejar é importante. As intervenções junto aos materiais coletados responderam a uma necessidade pedagógica, a vontade de entender e de fomentar a ideia de que as artes animam e influenciam o processo de letramento das crianças. Necessidade essa de buscar dispositivos pedagógicos que, para além da escola comum, produzem aprendizagens e letramento nas/das crianças. Necessidade de mostrar que a escola comum pode se organizar como atelier de artes, letramentos e aprendizagens. Para o estudo citou-se Hernandez (2007), Barbosa (2014), Cunha (2012), Gai (2013), entre outros intercessores teórico- metodológicos mobilizadores de arte e educação na contemporaneidade.application/pdfporLetramentoEducação infantilEstudos de pedagogia : as artes fundam processos de letramento das crianças?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990021.pdf000990021.pdfTexto completoapplication/pdf1382093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139322/1/000990021.pdfe35483f255e28af0694ff9883d41f4dbMD51TEXT000990021.pdf.txt000990021.pdf.txtExtracted Texttext/plain67486http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139322/2/000990021.pdf.txta01d2d3c1da7386e9e02e780c219b279MD52THUMBNAIL000990021.pdf.jpg000990021.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139322/3/000990021.pdf.jpg113136f97f06caf9843052e74894513fMD5310183/1393222018-10-25 09:10:59.405oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139322Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:10:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudos de pedagogia : as artes fundam processos de letramento das crianças?
title Estudos de pedagogia : as artes fundam processos de letramento das crianças?
spellingShingle Estudos de pedagogia : as artes fundam processos de letramento das crianças?
Fischer, Mariana
Letramento
Educação infantil
title_short Estudos de pedagogia : as artes fundam processos de letramento das crianças?
title_full Estudos de pedagogia : as artes fundam processos de letramento das crianças?
title_fullStr Estudos de pedagogia : as artes fundam processos de letramento das crianças?
title_full_unstemmed Estudos de pedagogia : as artes fundam processos de letramento das crianças?
title_sort Estudos de pedagogia : as artes fundam processos de letramento das crianças?
author Fischer, Mariana
author_facet Fischer, Mariana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer, Mariana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gai, Daniele Noal
contributor_str_mv Gai, Daniele Noal
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Educação infantil
topic Letramento
Educação infantil
description O estudo para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi realizado no último semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e mostra algumas hipóteses de como pode se dar o letramento nas/das crianças a partir das artes. Buscou-se conversar com as professoras-artistas que atuam no espaço investigado, também contou-se com informações coletadas em ambientes virtuais (Site, Facebook, Google) que comportam materiais acerca do espaço escolar investigado, como também realizou-se observação no espaço cultural Azul Anil. Do ponto de vista metodológico realizou-se uma pesquisa qualitativa, pesquisei sobre o assunto em livros, e fiz observações em aulas em escola formal onde as artes estão presente. Para apresentar a pesquisa em escritura organizou-se categorias de análises: espaço também fala; é dança; é arte, é aprendizado; é conversando que a gente se entende; vamos jogar; planejar é importante. As intervenções junto aos materiais coletados responderam a uma necessidade pedagógica, a vontade de entender e de fomentar a ideia de que as artes animam e influenciam o processo de letramento das crianças. Necessidade essa de buscar dispositivos pedagógicos que, para além da escola comum, produzem aprendizagens e letramento nas/das crianças. Necessidade de mostrar que a escola comum pode se organizar como atelier de artes, letramentos e aprendizagens. Para o estudo citou-se Hernandez (2007), Barbosa (2014), Cunha (2012), Gai (2013), entre outros intercessores teórico- metodológicos mobilizadores de arte e educação na contemporaneidade.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-21T02:07:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/139322
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990021
url http://hdl.handle.net/10183/139322
identifier_str_mv 000990021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139322/1/000990021.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139322/2/000990021.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139322/3/000990021.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e35483f255e28af0694ff9883d41f4db
a01d2d3c1da7386e9e02e780c219b279
113136f97f06caf9843052e74894513f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224505964625920