Letramento e numeramento : uma abordagem de concepções de crianças na perspectiva dos estudos culturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141479 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva analisar que usos sociais e culturais de leitura e de escrita relacionados com conhecimentos matemáticos fazem as crianças da 28 série (ou 3° ano) do Ensino Fundamental de nove anos. A problematização partiu da análise de algumas produções de crianças de uma turma na qual realizei o estágio curricular obrigatório no período de agosto a novembro de 2008. O objeto da pesquisa tem sua origem em testagens e análises elaboradas a partir de uma atividade proposta no período do estágio onde a demonstração de habilidades de linguagem e de matemática eram exigidas em conjunto. Nessa atividade, as crianças demonstraram maior acerto ao responder às exigências matemáticas em oposição às de linguagem. Os pressupostos teóricos da pesquisa abrangem os estudos sobre letramento e numeramento, contando com os aportes dos Estudos Culturais. Como ferramenta metodológica de investigação, cinco questões iniciais e seis testes foram elaborados envolvendo leitura e escrita de números e suas práticas sociais e propostos a duas crianças. As análises permitem visibilizar que elas demonstram diferenças entre si quanto aos conhecimentos das duas habilidades - de linguagem e de matemática - , com uma maior competência no uso das habilidades matemáticas. |
id |
UFRGS-2_45afbe156ac208fb850a0a95ed5678aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141479 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Vanessa Felix dosTrindade, Iole Maria Faviero2016-05-21T02:08:14Z2009http://hdl.handle.net/10183/141479000715537Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva analisar que usos sociais e culturais de leitura e de escrita relacionados com conhecimentos matemáticos fazem as crianças da 28 série (ou 3° ano) do Ensino Fundamental de nove anos. A problematização partiu da análise de algumas produções de crianças de uma turma na qual realizei o estágio curricular obrigatório no período de agosto a novembro de 2008. O objeto da pesquisa tem sua origem em testagens e análises elaboradas a partir de uma atividade proposta no período do estágio onde a demonstração de habilidades de linguagem e de matemática eram exigidas em conjunto. Nessa atividade, as crianças demonstraram maior acerto ao responder às exigências matemáticas em oposição às de linguagem. Os pressupostos teóricos da pesquisa abrangem os estudos sobre letramento e numeramento, contando com os aportes dos Estudos Culturais. Como ferramenta metodológica de investigação, cinco questões iniciais e seis testes foram elaborados envolvendo leitura e escrita de números e suas práticas sociais e propostos a duas crianças. As análises permitem visibilizar que elas demonstram diferenças entre si quanto aos conhecimentos das duas habilidades - de linguagem e de matemática - , com uma maior competência no uso das habilidades matemáticas.application/pdfporLetramentoEstudos culturaisEducação infantilLetramento e numeramento : uma abordagem de concepções de crianças na perspectiva dos estudos culturaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000715537.pdf000715537.pdfTexto completoapplication/pdf9783500http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141479/1/000715537.pdfe37872bad483ad297646df5da950929dMD51TEXT000715537.pdf.txt000715537.pdf.txtExtracted Texttext/plain51796http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141479/2/000715537.pdf.txt26b17175e51c7a2b0ef3aa85d83194b4MD52THUMBNAIL000715537.pdf.jpg000715537.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141479/3/000715537.pdf.jpg66f726675065dcddeb81bc041af44c3aMD5310183/1414792018-10-25 10:06:47.98oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141479Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:06:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Letramento e numeramento : uma abordagem de concepções de crianças na perspectiva dos estudos culturais |
title |
Letramento e numeramento : uma abordagem de concepções de crianças na perspectiva dos estudos culturais |
spellingShingle |
Letramento e numeramento : uma abordagem de concepções de crianças na perspectiva dos estudos culturais Santos, Vanessa Felix dos Letramento Estudos culturais Educação infantil |
title_short |
Letramento e numeramento : uma abordagem de concepções de crianças na perspectiva dos estudos culturais |
title_full |
Letramento e numeramento : uma abordagem de concepções de crianças na perspectiva dos estudos culturais |
title_fullStr |
Letramento e numeramento : uma abordagem de concepções de crianças na perspectiva dos estudos culturais |
title_full_unstemmed |
Letramento e numeramento : uma abordagem de concepções de crianças na perspectiva dos estudos culturais |
title_sort |
Letramento e numeramento : uma abordagem de concepções de crianças na perspectiva dos estudos culturais |
author |
Santos, Vanessa Felix dos |
author_facet |
Santos, Vanessa Felix dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Vanessa Felix dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Trindade, Iole Maria Faviero |
contributor_str_mv |
Trindade, Iole Maria Faviero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Estudos culturais Educação infantil |
topic |
Letramento Estudos culturais Educação infantil |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva analisar que usos sociais e culturais de leitura e de escrita relacionados com conhecimentos matemáticos fazem as crianças da 28 série (ou 3° ano) do Ensino Fundamental de nove anos. A problematização partiu da análise de algumas produções de crianças de uma turma na qual realizei o estágio curricular obrigatório no período de agosto a novembro de 2008. O objeto da pesquisa tem sua origem em testagens e análises elaboradas a partir de uma atividade proposta no período do estágio onde a demonstração de habilidades de linguagem e de matemática eram exigidas em conjunto. Nessa atividade, as crianças demonstraram maior acerto ao responder às exigências matemáticas em oposição às de linguagem. Os pressupostos teóricos da pesquisa abrangem os estudos sobre letramento e numeramento, contando com os aportes dos Estudos Culturais. Como ferramenta metodológica de investigação, cinco questões iniciais e seis testes foram elaborados envolvendo leitura e escrita de números e suas práticas sociais e propostos a duas crianças. As análises permitem visibilizar que elas demonstram diferenças entre si quanto aos conhecimentos das duas habilidades - de linguagem e de matemática - , com uma maior competência no uso das habilidades matemáticas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-21T02:08:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141479 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000715537 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141479 |
identifier_str_mv |
000715537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141479/1/000715537.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141479/2/000715537.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141479/3/000715537.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e37872bad483ad297646df5da950929d 26b17175e51c7a2b0ef3aa85d83194b4 66f726675065dcddeb81bc041af44c3a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224509929291776 |