Letramento e numeramento : uma abordagem de concepções de crianças na perspectiva dos estudos culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vanessa Felix dos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141479
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva analisar que usos sociais e culturais de leitura e de escrita relacionados com conhecimentos matemáticos fazem as crianças da 28 série (ou 3° ano) do Ensino Fundamental de nove anos. A problematização partiu da análise de algumas produções de crianças de uma turma na qual realizei o estágio curricular obrigatório no período de agosto a novembro de 2008. O objeto da pesquisa tem sua origem em testagens e análises elaboradas a partir de uma atividade proposta no período do estágio onde a demonstração de habilidades de linguagem e de matemática eram exigidas em conjunto. Nessa atividade, as crianças demonstraram maior acerto ao responder às exigências matemáticas em oposição às de linguagem. Os pressupostos teóricos da pesquisa abrangem os estudos sobre letramento e numeramento, contando com os aportes dos Estudos Culturais. Como ferramenta metodológica de investigação, cinco questões iniciais e seis testes foram elaborados envolvendo leitura e escrita de números e suas práticas sociais e propostos a duas crianças. As análises permitem visibilizar que elas demonstram diferenças entre si quanto aos conhecimentos das duas habilidades - de linguagem e de matemática - , com uma maior competência no uso das habilidades matemáticas.
id UFRGS-2_45afbe156ac208fb850a0a95ed5678aa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141479
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Vanessa Felix dosTrindade, Iole Maria Faviero2016-05-21T02:08:14Z2009http://hdl.handle.net/10183/141479000715537Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva analisar que usos sociais e culturais de leitura e de escrita relacionados com conhecimentos matemáticos fazem as crianças da 28 série (ou 3° ano) do Ensino Fundamental de nove anos. A problematização partiu da análise de algumas produções de crianças de uma turma na qual realizei o estágio curricular obrigatório no período de agosto a novembro de 2008. O objeto da pesquisa tem sua origem em testagens e análises elaboradas a partir de uma atividade proposta no período do estágio onde a demonstração de habilidades de linguagem e de matemática eram exigidas em conjunto. Nessa atividade, as crianças demonstraram maior acerto ao responder às exigências matemáticas em oposição às de linguagem. Os pressupostos teóricos da pesquisa abrangem os estudos sobre letramento e numeramento, contando com os aportes dos Estudos Culturais. Como ferramenta metodológica de investigação, cinco questões iniciais e seis testes foram elaborados envolvendo leitura e escrita de números e suas práticas sociais e propostos a duas crianças. As análises permitem visibilizar que elas demonstram diferenças entre si quanto aos conhecimentos das duas habilidades - de linguagem e de matemática - , com uma maior competência no uso das habilidades matemáticas.application/pdfporLetramentoEstudos culturaisEducação infantilLetramento e numeramento : uma abordagem de concepções de crianças na perspectiva dos estudos culturaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000715537.pdf000715537.pdfTexto completoapplication/pdf9783500http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141479/1/000715537.pdfe37872bad483ad297646df5da950929dMD51TEXT000715537.pdf.txt000715537.pdf.txtExtracted Texttext/plain51796http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141479/2/000715537.pdf.txt26b17175e51c7a2b0ef3aa85d83194b4MD52THUMBNAIL000715537.pdf.jpg000715537.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141479/3/000715537.pdf.jpg66f726675065dcddeb81bc041af44c3aMD5310183/1414792018-10-25 10:06:47.98oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141479Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:06:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Letramento e numeramento : uma abordagem de concepções de crianças na perspectiva dos estudos culturais
title Letramento e numeramento : uma abordagem de concepções de crianças na perspectiva dos estudos culturais
spellingShingle Letramento e numeramento : uma abordagem de concepções de crianças na perspectiva dos estudos culturais
Santos, Vanessa Felix dos
Letramento
Estudos culturais
Educação infantil
title_short Letramento e numeramento : uma abordagem de concepções de crianças na perspectiva dos estudos culturais
title_full Letramento e numeramento : uma abordagem de concepções de crianças na perspectiva dos estudos culturais
title_fullStr Letramento e numeramento : uma abordagem de concepções de crianças na perspectiva dos estudos culturais
title_full_unstemmed Letramento e numeramento : uma abordagem de concepções de crianças na perspectiva dos estudos culturais
title_sort Letramento e numeramento : uma abordagem de concepções de crianças na perspectiva dos estudos culturais
author Santos, Vanessa Felix dos
author_facet Santos, Vanessa Felix dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vanessa Felix dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Trindade, Iole Maria Faviero
contributor_str_mv Trindade, Iole Maria Faviero
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Estudos culturais
Educação infantil
topic Letramento
Estudos culturais
Educação infantil
description Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva analisar que usos sociais e culturais de leitura e de escrita relacionados com conhecimentos matemáticos fazem as crianças da 28 série (ou 3° ano) do Ensino Fundamental de nove anos. A problematização partiu da análise de algumas produções de crianças de uma turma na qual realizei o estágio curricular obrigatório no período de agosto a novembro de 2008. O objeto da pesquisa tem sua origem em testagens e análises elaboradas a partir de uma atividade proposta no período do estágio onde a demonstração de habilidades de linguagem e de matemática eram exigidas em conjunto. Nessa atividade, as crianças demonstraram maior acerto ao responder às exigências matemáticas em oposição às de linguagem. Os pressupostos teóricos da pesquisa abrangem os estudos sobre letramento e numeramento, contando com os aportes dos Estudos Culturais. Como ferramenta metodológica de investigação, cinco questões iniciais e seis testes foram elaborados envolvendo leitura e escrita de números e suas práticas sociais e propostos a duas crianças. As análises permitem visibilizar que elas demonstram diferenças entre si quanto aos conhecimentos das duas habilidades - de linguagem e de matemática - , com uma maior competência no uso das habilidades matemáticas.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-21T02:08:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141479
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000715537
url http://hdl.handle.net/10183/141479
identifier_str_mv 000715537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141479/1/000715537.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141479/2/000715537.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141479/3/000715537.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e37872bad483ad297646df5da950929d
26b17175e51c7a2b0ef3aa85d83194b4
66f726675065dcddeb81bc041af44c3a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509929291776