Estudos de pedagogia : as artes fundam processos de letramento das crianças?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/139322 |
Resumo: | O estudo para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi realizado no último semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e mostra algumas hipóteses de como pode se dar o letramento nas/das crianças a partir das artes. Buscou-se conversar com as professoras-artistas que atuam no espaço investigado, também contou-se com informações coletadas em ambientes virtuais (Site, Facebook, Google) que comportam materiais acerca do espaço escolar investigado, como também realizou-se observação no espaço cultural Azul Anil. Do ponto de vista metodológico realizou-se uma pesquisa qualitativa, pesquisei sobre o assunto em livros, e fiz observações em aulas em escola formal onde as artes estão presente. Para apresentar a pesquisa em escritura organizou-se categorias de análises: espaço também fala; é dança; é arte, é aprendizado; é conversando que a gente se entende; vamos jogar; planejar é importante. As intervenções junto aos materiais coletados responderam a uma necessidade pedagógica, a vontade de entender e de fomentar a ideia de que as artes animam e influenciam o processo de letramento das crianças. Necessidade essa de buscar dispositivos pedagógicos que, para além da escola comum, produzem aprendizagens e letramento nas/das crianças. Necessidade de mostrar que a escola comum pode se organizar como atelier de artes, letramentos e aprendizagens. Para o estudo citou-se Hernandez (2007), Barbosa (2014), Cunha (2012), Gai (2013), entre outros intercessores teórico- metodológicos mobilizadores de arte e educação na contemporaneidade. |
id |
UFRGS-2_290ffcd8eccd229ca45eae8ef91c5dd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139322 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fischer, MarianaGai, Daniele Noal2016-04-21T02:07:05Z2015http://hdl.handle.net/10183/139322000990021O estudo para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi realizado no último semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e mostra algumas hipóteses de como pode se dar o letramento nas/das crianças a partir das artes. Buscou-se conversar com as professoras-artistas que atuam no espaço investigado, também contou-se com informações coletadas em ambientes virtuais (Site, Facebook, Google) que comportam materiais acerca do espaço escolar investigado, como também realizou-se observação no espaço cultural Azul Anil. Do ponto de vista metodológico realizou-se uma pesquisa qualitativa, pesquisei sobre o assunto em livros, e fiz observações em aulas em escola formal onde as artes estão presente. Para apresentar a pesquisa em escritura organizou-se categorias de análises: espaço também fala; é dança; é arte, é aprendizado; é conversando que a gente se entende; vamos jogar; planejar é importante. As intervenções junto aos materiais coletados responderam a uma necessidade pedagógica, a vontade de entender e de fomentar a ideia de que as artes animam e influenciam o processo de letramento das crianças. Necessidade essa de buscar dispositivos pedagógicos que, para além da escola comum, produzem aprendizagens e letramento nas/das crianças. Necessidade de mostrar que a escola comum pode se organizar como atelier de artes, letramentos e aprendizagens. Para o estudo citou-se Hernandez (2007), Barbosa (2014), Cunha (2012), Gai (2013), entre outros intercessores teórico- metodológicos mobilizadores de arte e educação na contemporaneidade.application/pdfporLetramentoEducação infantilEstudos de pedagogia : as artes fundam processos de letramento das crianças?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990021.pdf000990021.pdfTexto completoapplication/pdf1382093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139322/1/000990021.pdfe35483f255e28af0694ff9883d41f4dbMD51TEXT000990021.pdf.txt000990021.pdf.txtExtracted Texttext/plain67486http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139322/2/000990021.pdf.txta01d2d3c1da7386e9e02e780c219b279MD52THUMBNAIL000990021.pdf.jpg000990021.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139322/3/000990021.pdf.jpg113136f97f06caf9843052e74894513fMD5310183/1393222018-10-25 09:10:59.405oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139322Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:10:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudos de pedagogia : as artes fundam processos de letramento das crianças? |
title |
Estudos de pedagogia : as artes fundam processos de letramento das crianças? |
spellingShingle |
Estudos de pedagogia : as artes fundam processos de letramento das crianças? Fischer, Mariana Letramento Educação infantil |
title_short |
Estudos de pedagogia : as artes fundam processos de letramento das crianças? |
title_full |
Estudos de pedagogia : as artes fundam processos de letramento das crianças? |
title_fullStr |
Estudos de pedagogia : as artes fundam processos de letramento das crianças? |
title_full_unstemmed |
Estudos de pedagogia : as artes fundam processos de letramento das crianças? |
title_sort |
Estudos de pedagogia : as artes fundam processos de letramento das crianças? |
author |
Fischer, Mariana |
author_facet |
Fischer, Mariana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fischer, Mariana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gai, Daniele Noal |
contributor_str_mv |
Gai, Daniele Noal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Educação infantil |
topic |
Letramento Educação infantil |
description |
O estudo para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi realizado no último semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e mostra algumas hipóteses de como pode se dar o letramento nas/das crianças a partir das artes. Buscou-se conversar com as professoras-artistas que atuam no espaço investigado, também contou-se com informações coletadas em ambientes virtuais (Site, Facebook, Google) que comportam materiais acerca do espaço escolar investigado, como também realizou-se observação no espaço cultural Azul Anil. Do ponto de vista metodológico realizou-se uma pesquisa qualitativa, pesquisei sobre o assunto em livros, e fiz observações em aulas em escola formal onde as artes estão presente. Para apresentar a pesquisa em escritura organizou-se categorias de análises: espaço também fala; é dança; é arte, é aprendizado; é conversando que a gente se entende; vamos jogar; planejar é importante. As intervenções junto aos materiais coletados responderam a uma necessidade pedagógica, a vontade de entender e de fomentar a ideia de que as artes animam e influenciam o processo de letramento das crianças. Necessidade essa de buscar dispositivos pedagógicos que, para além da escola comum, produzem aprendizagens e letramento nas/das crianças. Necessidade de mostrar que a escola comum pode se organizar como atelier de artes, letramentos e aprendizagens. Para o estudo citou-se Hernandez (2007), Barbosa (2014), Cunha (2012), Gai (2013), entre outros intercessores teórico- metodológicos mobilizadores de arte e educação na contemporaneidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-21T02:07:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/139322 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990021 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/139322 |
identifier_str_mv |
000990021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139322/1/000990021.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139322/2/000990021.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139322/3/000990021.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e35483f255e28af0694ff9883d41f4db a01d2d3c1da7386e9e02e780c219b279 113136f97f06caf9843052e74894513f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447170460942336 |