O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política : análises e discussões sobre consciência e participação política
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211630 |
Resumo: | O artigo analisa o processo de consciência e participação política dos estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) na construção da entidade máxima de representação estudantil: o Diretório Central de Estudantes (DCE). A discussão aprofunda duas das sete dimensões do Modelo Analítico de Estudo dos Fenômenos da Consciência Política proposto por Salvador Sandoval (2016). Os dados foram acessados por meio de análise documental, consulta a bases de dados públicas e aplicação de questionário, buscando analisar a estrutura, os objetivos, o contexto político de criação e atuação, o projeto, segundo as percepções dos membros do DCE na consolidação da entidade. Foram discutidos os conceitos de participação e representação política, consciência política, ação coletiva e, de forma pormenorizada, as dimensões “Identidade Coletiva”, “Crenças e Valores Societais”. Essas dimensões se expressam nos significados atribuídos à experiência política de participação, pois a participação política dos estudantes se configura a partir de espaços coletivos de discussão resultantes da cultura política em que estão inseridos. A formulação da consciência política é um processo de experiência subjetiva e influencia na intensidade da participação. A cultura política foi uma variável determinante à identidade coletiva, pois os estudantes que participaram DCE se identificaram a um grupo e compartilharam interesses coletivos, valores e crenças alinhados ao interesse grupal. Os dados indicam que as crenças e valores societais alinhados os objetivos e estratégias das ações irão impactar na eficácia política do projeto político e serão determinantes à sua manutenção e fortalecimento ou fragilização. |
id |
UFRGS-2_295d400b22e47a85a1fe066469b89f48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211630 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schinaider, FernandaHernandez, Aline Reis CalvoPetry, Liriane Aparecida2020-07-09T03:42:09Z20192448-0479http://hdl.handle.net/10183/211630001115050O artigo analisa o processo de consciência e participação política dos estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) na construção da entidade máxima de representação estudantil: o Diretório Central de Estudantes (DCE). A discussão aprofunda duas das sete dimensões do Modelo Analítico de Estudo dos Fenômenos da Consciência Política proposto por Salvador Sandoval (2016). Os dados foram acessados por meio de análise documental, consulta a bases de dados públicas e aplicação de questionário, buscando analisar a estrutura, os objetivos, o contexto político de criação e atuação, o projeto, segundo as percepções dos membros do DCE na consolidação da entidade. Foram discutidos os conceitos de participação e representação política, consciência política, ação coletiva e, de forma pormenorizada, as dimensões “Identidade Coletiva”, “Crenças e Valores Societais”. Essas dimensões se expressam nos significados atribuídos à experiência política de participação, pois a participação política dos estudantes se configura a partir de espaços coletivos de discussão resultantes da cultura política em que estão inseridos. A formulação da consciência política é um processo de experiência subjetiva e influencia na intensidade da participação. A cultura política foi uma variável determinante à identidade coletiva, pois os estudantes que participaram DCE se identificaram a um grupo e compartilharam interesses coletivos, valores e crenças alinhados ao interesse grupal. Os dados indicam que as crenças e valores societais alinhados os objetivos e estratégias das ações irão impactar na eficácia política do projeto político e serão determinantes à sua manutenção e fortalecimento ou fragilização.The article analyzes the process of awareness and political participation of the students of the Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Brasil, in the construction of the maximum student representation entity: the Diretório Central de Estudantes (DCE). The discussion deepens two of the seven dimensions of the Analytical Model of Study of the Phenomena of Political Consciousness proposed by Salvador Sandoval (2016). The data were accessed through documentary analysis, consultation of public databases and questionnaire application, seeking to analyze the structure, the objectives, the political context of creation and performance, the project, according to the perceptions of the DCE members in the consolidation of the entity. The concepts of participation and political representation, political awareness, collective action and, in a detailed way, the dimensions “Collective Identity”, “Societies Beliefs and Values” were discussed. These dimensions are expressed in the meanings attributed to the political experience of participation, since the political participation of the students is shaped by collective spaces of discussion resulting from the political culture in which they are inserted. The formulation of political consciousness is a process of subjective experience and influences the intensity of participation. Political culture was a determinant variable for collective identity, since the students who participated in the DCE identified themselves to a group and shared collective interests, values and beliefs aligned with the group interest. The data indicate that societal beliefs and values aligned with the objectives and strategies of the actions will impact on the political effectiveness of the political project and will be decisive for its maintenance and strengthening or weakening.application/pdfporRevista eletrônica científica da UERGS [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 5, n.2 (esp. 2019), p. 147-159PolíticaEstudanteStudentsRepresentationParticipationPolitical awarenessO Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política : análises e discussões sobre consciência e participação políticainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115050.pdf.txt001115050.pdf.txtExtracted Texttext/plain61706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211630/2/001115050.pdf.txtc46cb8164e10587b59bb3cfff3418e26MD52ORIGINAL001115050.pdfTexto completoapplication/pdf660502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211630/1/001115050.pdf4d69b1e609edff5bf8e36eb76ac8b72cMD5110183/2116302022-10-16 04:48:48.61348oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211630Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-16T07:48:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política : análises e discussões sobre consciência e participação política |
title |
O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política : análises e discussões sobre consciência e participação política |
spellingShingle |
O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política : análises e discussões sobre consciência e participação política Schinaider, Fernanda Política Estudante Students Representation Participation Political awareness |
title_short |
O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política : análises e discussões sobre consciência e participação política |
title_full |
O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política : análises e discussões sobre consciência e participação política |
title_fullStr |
O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política : análises e discussões sobre consciência e participação política |
title_full_unstemmed |
O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política : análises e discussões sobre consciência e participação política |
title_sort |
O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política : análises e discussões sobre consciência e participação política |
author |
Schinaider, Fernanda |
author_facet |
Schinaider, Fernanda Hernandez, Aline Reis Calvo Petry, Liriane Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Hernandez, Aline Reis Calvo Petry, Liriane Aparecida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schinaider, Fernanda Hernandez, Aline Reis Calvo Petry, Liriane Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política Estudante |
topic |
Política Estudante Students Representation Participation Political awareness |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Students Representation Participation Political awareness |
description |
O artigo analisa o processo de consciência e participação política dos estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) na construção da entidade máxima de representação estudantil: o Diretório Central de Estudantes (DCE). A discussão aprofunda duas das sete dimensões do Modelo Analítico de Estudo dos Fenômenos da Consciência Política proposto por Salvador Sandoval (2016). Os dados foram acessados por meio de análise documental, consulta a bases de dados públicas e aplicação de questionário, buscando analisar a estrutura, os objetivos, o contexto político de criação e atuação, o projeto, segundo as percepções dos membros do DCE na consolidação da entidade. Foram discutidos os conceitos de participação e representação política, consciência política, ação coletiva e, de forma pormenorizada, as dimensões “Identidade Coletiva”, “Crenças e Valores Societais”. Essas dimensões se expressam nos significados atribuídos à experiência política de participação, pois a participação política dos estudantes se configura a partir de espaços coletivos de discussão resultantes da cultura política em que estão inseridos. A formulação da consciência política é um processo de experiência subjetiva e influencia na intensidade da participação. A cultura política foi uma variável determinante à identidade coletiva, pois os estudantes que participaram DCE se identificaram a um grupo e compartilharam interesses coletivos, valores e crenças alinhados ao interesse grupal. Os dados indicam que as crenças e valores societais alinhados os objetivos e estratégias das ações irão impactar na eficácia política do projeto político e serão determinantes à sua manutenção e fortalecimento ou fragilização. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-09T03:42:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/211630 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2448-0479 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001115050 |
identifier_str_mv |
2448-0479 001115050 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/211630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista eletrônica científica da UERGS [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 5, n.2 (esp. 2019), p. 147-159 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211630/2/001115050.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211630/1/001115050.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c46cb8164e10587b59bb3cfff3418e26 4d69b1e609edff5bf8e36eb76ac8b72c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224994148057088 |