O impacto da inclusão tecnológica na instituição de Educação Infantil : a história que mudou a face de uma escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39551 |
Resumo: | O presente trabalho corresponde a um estudo de caso, realizado na escola de Educação Infantil na qual atuo como vice-diretora, em virtude de que esta serviu de “laboratório” de muitas de minhas aprendizagens que construí ao longo do PEAD, no que diz respeito à tecnologia da informação ligada a educação. Visa compreender como a mudança de postura frente ao uso de tecnologias passam a interferir no ambiente escolar e quais são suas influências e possibilidades. No que diz respeito às estratégias estas se deram através da análise da realidade da escola, observação e levantamento de dados, ou seja, de evidências que levavam à comprovação da implementação de novas tecnologias ligadas à instituição escolar como um todo. A primeira parte deste trabalho científico conta com pequeno histórico da situação em que se encontrava a instituição, os caminhos percorridos até minha entrada no PEAD, onde começou a ocorrer a inclusão tecnológica neste espaço escolar. Sendo que a segunda parte busco analisar as ações implementadas elucidadas por meio de aportes teóricos, na perspectiva de entender de fato quais são suas repercussões na construção de uma nova face da escola. |
id |
UFRGS-2_29617a7dd1aaa75476c2ee22f8ef7a50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39551 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Goulart, Neila Maria RodriguesCollares, Darli2012-04-25T01:23:55Z2010http://hdl.handle.net/10183/39551000825113O presente trabalho corresponde a um estudo de caso, realizado na escola de Educação Infantil na qual atuo como vice-diretora, em virtude de que esta serviu de “laboratório” de muitas de minhas aprendizagens que construí ao longo do PEAD, no que diz respeito à tecnologia da informação ligada a educação. Visa compreender como a mudança de postura frente ao uso de tecnologias passam a interferir no ambiente escolar e quais são suas influências e possibilidades. No que diz respeito às estratégias estas se deram através da análise da realidade da escola, observação e levantamento de dados, ou seja, de evidências que levavam à comprovação da implementação de novas tecnologias ligadas à instituição escolar como um todo. A primeira parte deste trabalho científico conta com pequeno histórico da situação em que se encontrava a instituição, os caminhos percorridos até minha entrada no PEAD, onde começou a ocorrer a inclusão tecnológica neste espaço escolar. Sendo que a segunda parte busco analisar as ações implementadas elucidadas por meio de aportes teóricos, na perspectiva de entender de fato quais são suas repercussões na construção de uma nova face da escola.application/pdfporEducação infantilTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)GestãoO impacto da inclusão tecnológica na instituição de Educação Infantil : a história que mudou a face de uma escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000825113.pdf000825113.pdfTexto completoapplication/pdf644962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39551/1/000825113.pdff39edc49d41b9600f81e95c3d0719769MD51TEXT000825113.pdf.txt000825113.pdf.txtExtracted Texttext/plain99126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39551/2/000825113.pdf.txtd2818c5a99e4f0a61a39830e58e57e55MD52THUMBNAIL000825113.pdf.jpg000825113.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39551/3/000825113.pdf.jpg9edce42c139e52d0805e2700949752fcMD5310183/395512018-10-10 08:17:10.649oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39551Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:17:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O impacto da inclusão tecnológica na instituição de Educação Infantil : a história que mudou a face de uma escola |
title |
O impacto da inclusão tecnológica na instituição de Educação Infantil : a história que mudou a face de uma escola |
spellingShingle |
O impacto da inclusão tecnológica na instituição de Educação Infantil : a história que mudou a face de uma escola Goulart, Neila Maria Rodrigues Educação infantil Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Gestão |
title_short |
O impacto da inclusão tecnológica na instituição de Educação Infantil : a história que mudou a face de uma escola |
title_full |
O impacto da inclusão tecnológica na instituição de Educação Infantil : a história que mudou a face de uma escola |
title_fullStr |
O impacto da inclusão tecnológica na instituição de Educação Infantil : a história que mudou a face de uma escola |
title_full_unstemmed |
O impacto da inclusão tecnológica na instituição de Educação Infantil : a história que mudou a face de uma escola |
title_sort |
O impacto da inclusão tecnológica na instituição de Educação Infantil : a história que mudou a face de uma escola |
author |
Goulart, Neila Maria Rodrigues |
author_facet |
Goulart, Neila Maria Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goulart, Neila Maria Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Collares, Darli |
contributor_str_mv |
Collares, Darli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Gestão |
topic |
Educação infantil Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Gestão |
description |
O presente trabalho corresponde a um estudo de caso, realizado na escola de Educação Infantil na qual atuo como vice-diretora, em virtude de que esta serviu de “laboratório” de muitas de minhas aprendizagens que construí ao longo do PEAD, no que diz respeito à tecnologia da informação ligada a educação. Visa compreender como a mudança de postura frente ao uso de tecnologias passam a interferir no ambiente escolar e quais são suas influências e possibilidades. No que diz respeito às estratégias estas se deram através da análise da realidade da escola, observação e levantamento de dados, ou seja, de evidências que levavam à comprovação da implementação de novas tecnologias ligadas à instituição escolar como um todo. A primeira parte deste trabalho científico conta com pequeno histórico da situação em que se encontrava a instituição, os caminhos percorridos até minha entrada no PEAD, onde começou a ocorrer a inclusão tecnológica neste espaço escolar. Sendo que a segunda parte busco analisar as ações implementadas elucidadas por meio de aportes teóricos, na perspectiva de entender de fato quais são suas repercussões na construção de uma nova face da escola. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-04-25T01:23:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/39551 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000825113 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/39551 |
identifier_str_mv |
000825113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39551/1/000825113.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39551/2/000825113.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39551/3/000825113.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f39edc49d41b9600f81e95c3d0719769 d2818c5a99e4f0a61a39830e58e57e55 9edce42c139e52d0805e2700949752fc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224427673747456 |