O impacto da inclusão tecnológica na instituição de Educação Infantil : a história que mudou a face de uma escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Neila Maria Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39551
Resumo: O presente trabalho corresponde a um estudo de caso, realizado na escola de Educação Infantil na qual atuo como vice-diretora, em virtude de que esta serviu de “laboratório” de muitas de minhas aprendizagens que construí ao longo do PEAD, no que diz respeito à tecnologia da informação ligada a educação. Visa compreender como a mudança de postura frente ao uso de tecnologias passam a interferir no ambiente escolar e quais são suas influências e possibilidades. No que diz respeito às estratégias estas se deram através da análise da realidade da escola, observação e levantamento de dados, ou seja, de evidências que levavam à comprovação da implementação de novas tecnologias ligadas à instituição escolar como um todo. A primeira parte deste trabalho científico conta com pequeno histórico da situação em que se encontrava a instituição, os caminhos percorridos até minha entrada no PEAD, onde começou a ocorrer a inclusão tecnológica neste espaço escolar. Sendo que a segunda parte busco analisar as ações implementadas elucidadas por meio de aportes teóricos, na perspectiva de entender de fato quais são suas repercussões na construção de uma nova face da escola.
id UFRGS-2_29617a7dd1aaa75476c2ee22f8ef7a50
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39551
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Goulart, Neila Maria RodriguesCollares, Darli2012-04-25T01:23:55Z2010http://hdl.handle.net/10183/39551000825113O presente trabalho corresponde a um estudo de caso, realizado na escola de Educação Infantil na qual atuo como vice-diretora, em virtude de que esta serviu de “laboratório” de muitas de minhas aprendizagens que construí ao longo do PEAD, no que diz respeito à tecnologia da informação ligada a educação. Visa compreender como a mudança de postura frente ao uso de tecnologias passam a interferir no ambiente escolar e quais são suas influências e possibilidades. No que diz respeito às estratégias estas se deram através da análise da realidade da escola, observação e levantamento de dados, ou seja, de evidências que levavam à comprovação da implementação de novas tecnologias ligadas à instituição escolar como um todo. A primeira parte deste trabalho científico conta com pequeno histórico da situação em que se encontrava a instituição, os caminhos percorridos até minha entrada no PEAD, onde começou a ocorrer a inclusão tecnológica neste espaço escolar. Sendo que a segunda parte busco analisar as ações implementadas elucidadas por meio de aportes teóricos, na perspectiva de entender de fato quais são suas repercussões na construção de uma nova face da escola.application/pdfporEducação infantilTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)GestãoO impacto da inclusão tecnológica na instituição de Educação Infantil : a história que mudou a face de uma escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000825113.pdf000825113.pdfTexto completoapplication/pdf644962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39551/1/000825113.pdff39edc49d41b9600f81e95c3d0719769MD51TEXT000825113.pdf.txt000825113.pdf.txtExtracted Texttext/plain99126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39551/2/000825113.pdf.txtd2818c5a99e4f0a61a39830e58e57e55MD52THUMBNAIL000825113.pdf.jpg000825113.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39551/3/000825113.pdf.jpg9edce42c139e52d0805e2700949752fcMD5310183/395512018-10-10 08:17:10.649oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39551Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:17:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O impacto da inclusão tecnológica na instituição de Educação Infantil : a história que mudou a face de uma escola
title O impacto da inclusão tecnológica na instituição de Educação Infantil : a história que mudou a face de uma escola
spellingShingle O impacto da inclusão tecnológica na instituição de Educação Infantil : a história que mudou a face de uma escola
Goulart, Neila Maria Rodrigues
Educação infantil
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Gestão
title_short O impacto da inclusão tecnológica na instituição de Educação Infantil : a história que mudou a face de uma escola
title_full O impacto da inclusão tecnológica na instituição de Educação Infantil : a história que mudou a face de uma escola
title_fullStr O impacto da inclusão tecnológica na instituição de Educação Infantil : a história que mudou a face de uma escola
title_full_unstemmed O impacto da inclusão tecnológica na instituição de Educação Infantil : a história que mudou a face de uma escola
title_sort O impacto da inclusão tecnológica na instituição de Educação Infantil : a história que mudou a face de uma escola
author Goulart, Neila Maria Rodrigues
author_facet Goulart, Neila Maria Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, Neila Maria Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Collares, Darli
contributor_str_mv Collares, Darli
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Gestão
topic Educação infantil
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Gestão
description O presente trabalho corresponde a um estudo de caso, realizado na escola de Educação Infantil na qual atuo como vice-diretora, em virtude de que esta serviu de “laboratório” de muitas de minhas aprendizagens que construí ao longo do PEAD, no que diz respeito à tecnologia da informação ligada a educação. Visa compreender como a mudança de postura frente ao uso de tecnologias passam a interferir no ambiente escolar e quais são suas influências e possibilidades. No que diz respeito às estratégias estas se deram através da análise da realidade da escola, observação e levantamento de dados, ou seja, de evidências que levavam à comprovação da implementação de novas tecnologias ligadas à instituição escolar como um todo. A primeira parte deste trabalho científico conta com pequeno histórico da situação em que se encontrava a instituição, os caminhos percorridos até minha entrada no PEAD, onde começou a ocorrer a inclusão tecnológica neste espaço escolar. Sendo que a segunda parte busco analisar as ações implementadas elucidadas por meio de aportes teóricos, na perspectiva de entender de fato quais são suas repercussões na construção de uma nova face da escola.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-25T01:23:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/39551
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000825113
url http://hdl.handle.net/10183/39551
identifier_str_mv 000825113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39551/1/000825113.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39551/2/000825113.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39551/3/000825113.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f39edc49d41b9600f81e95c3d0719769
d2818c5a99e4f0a61a39830e58e57e55
9edce42c139e52d0805e2700949752fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224427673747456