"Mitologias" em torno da novidade tecnológica na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/98941 |
Resumo: | L’essai débat de quelques mythologies sur l’usage des nouvelles technologies de l’information et de la communication, dans l’éducation, à partir d’auteurs comme Sherry Turkle, Michel Foucault, Marilena Chauí et Muniz Sodré. Nous déba ons le thème de la constitution de la subjectivité au sein du nouveau cadre éthique créé par les diverses pratiques éducatives, issues de l’accès aux réseaux sociaux et des expériences avec une série de situations et objets virtuels, vécues particulièrement par les groupes les plus jeunes, de diff érentes couches sociales. |
id |
UFRGS-2_29694538bfdb8ca9187f461b92cbe024 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98941 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fischer, Rosa Maria Bueno2014-07-30T02:04:28Z20120101-7330http://hdl.handle.net/10183/98941000875530L’essai débat de quelques mythologies sur l’usage des nouvelles technologies de l’information et de la communication, dans l’éducation, à partir d’auteurs comme Sherry Turkle, Michel Foucault, Marilena Chauí et Muniz Sodré. Nous déba ons le thème de la constitution de la subjectivité au sein du nouveau cadre éthique créé par les diverses pratiques éducatives, issues de l’accès aux réseaux sociaux et des expériences avec une série de situations et objets virtuels, vécues particulièrement par les groupes les plus jeunes, de diff érentes couches sociales.O ensaio discute algumas mitologias em torno do uso das tecnologias digitais no campo da educação, com base em autores como Sherry Turkle, Michel Foucault, Marilena Chauí e Muniz Sodré. Discutem-se temas relativos à constituição de subjetividades, no interior do novo cenário ético dado pelas diversas práticas educacionais e comunicacionais, propiciadas pelo acesso às redes sociais e a experiências com uma série de situações e objetos virtuais, vividas especialmente pelos grupos mais jovens, de diferentes camadas sociais.In this essay, we discuss some myths about digital technologies on education, working with concepts of Michel Foucault, Sherry Turkle, Marilena Chauí and Muniz Sodré about those issues. This paper focuses on the subjectivities construction, considering the new ethical scenery related with educational practices on communication, virtual life, especially by young people, from various strata of society.application/pdfporEducação e sociedade. São Paulo. Vol. 33, n. 121 (out./dez. 2012), p. 1037-1052TechnologieRéseau socialSociabilitéSubjectivitéMythologieTecnologia digitalSociabilidadeSubjetividadeMitologiaRedes sociaisDigital technologiesSocial networksSociabilitySubjectivityMythology"Mitologias" em torno da novidade tecnológica na educaçãoSome mythologies a#out new technologies and education Mythologies autour de la nouveauté technologique en éducation info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875530.pdf000875530.pdfTexto completoapplication/pdf120833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98941/1/000875530.pdf6cb302173fe063bbf2824a77b63bb908MD51TEXT000875530.pdf.txt000875530.pdf.txtExtracted Texttext/plain46602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98941/2/000875530.pdf.txt7f2eccc37ea68e616aa1f03674f81bc8MD52THUMBNAIL000875530.pdf.jpg000875530.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1400http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98941/3/000875530.pdf.jpg4a0250c02c07cc27aac01294efe7d5efMD5310183/989412021-11-20 06:12:37.217996oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98941Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:12:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Mitologias" em torno da novidade tecnológica na educação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Some mythologies a#out new technologies and education |
dc.title.alternative.fr.fl_str_mv |
Mythologies autour de la nouveauté technologique en éducation |
title |
"Mitologias" em torno da novidade tecnológica na educação |
spellingShingle |
"Mitologias" em torno da novidade tecnológica na educação Fischer, Rosa Maria Bueno Technologie Réseau social Sociabilité Subjectivité Mythologie Tecnologia digital Sociabilidade Subjetividade Mitologia Redes sociais Digital technologies Social networks Sociability Subjectivity Mythology |
title_short |
"Mitologias" em torno da novidade tecnológica na educação |
title_full |
"Mitologias" em torno da novidade tecnológica na educação |
title_fullStr |
"Mitologias" em torno da novidade tecnológica na educação |
title_full_unstemmed |
"Mitologias" em torno da novidade tecnológica na educação |
title_sort |
"Mitologias" em torno da novidade tecnológica na educação |
author |
Fischer, Rosa Maria Bueno |
author_facet |
Fischer, Rosa Maria Bueno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fischer, Rosa Maria Bueno |
dc.subject.fr.fl_str_mv |
Technologie Réseau social Sociabilité Subjectivité Mythologie |
topic |
Technologie Réseau social Sociabilité Subjectivité Mythologie Tecnologia digital Sociabilidade Subjetividade Mitologia Redes sociais Digital technologies Social networks Sociability Subjectivity Mythology |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia digital Sociabilidade Subjetividade Mitologia Redes sociais |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital technologies Social networks Sociability Subjectivity Mythology |
description |
L’essai débat de quelques mythologies sur l’usage des nouvelles technologies de l’information et de la communication, dans l’éducation, à partir d’auteurs comme Sherry Turkle, Michel Foucault, Marilena Chauí et Muniz Sodré. Nous déba ons le thème de la constitution de la subjectivité au sein du nouveau cadre éthique créé par les diverses pratiques éducatives, issues de l’accès aux réseaux sociaux et des expériences avec une série de situations et objets virtuels, vécues particulièrement par les groupes les plus jeunes, de diff érentes couches sociales. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-30T02:04:28Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/98941 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-7330 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000875530 |
identifier_str_mv |
0101-7330 000875530 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/98941 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação e sociedade. São Paulo. Vol. 33, n. 121 (out./dez. 2012), p. 1037-1052 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98941/1/000875530.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98941/2/000875530.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98941/3/000875530.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6cb302173fe063bbf2824a77b63bb908 7f2eccc37ea68e616aa1f03674f81bc8 4a0250c02c07cc27aac01294efe7d5ef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224842766188544 |