Desenvolvimento do subteste de escrita do Teste de Desempenho Escolar II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Athayde, Marcia de Lima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mendonça Filho, Euclides José de, Giacomoni, Claudia Hofheinz, Stein, Lilian Milnitsky, Fonseca, Rochele Paz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199754
Resumo: Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento do subteste de escrita da segunda edição do Teste de Desempenho Escolar (TDE II). Ele envolveu a construção de itens, a análise de juízes e uma testagem empírica. Contou com a participação de 684 estudantes de 1º a 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre (RS). O subteste foi dividido em duas versões: para estudantes de 1º a 4º ano e para de 5º a 9º ano. A análise fatorial apontou um fator explicando a variância comum dos itens, sendo um fator explicando 71% na versão A e um fator explicando 56% na versão B. A Teoria de Resposta ao Item (TRI) mostrou níveis de discriminação e de dificuldade dos itens adequados para mensurar o construto. Os resultados revelaram evidências de validade de conteúdo, construto e fidedignidade. O subteste de escrita apresentou-se com boas propriedades psicométricas para avaliação da escrita ao longo do ensino fundamental.
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spelling Athayde, Marcia de LimaMendonça Filho, Euclides José deGiacomoni, Claudia HofheinzStein, Lilian MilnitskyFonseca, Rochele Paz2019-09-26T03:44:30Z20161677-0471http://hdl.handle.net/10183/199754001101481Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento do subteste de escrita da segunda edição do Teste de Desempenho Escolar (TDE II). Ele envolveu a construção de itens, a análise de juízes e uma testagem empírica. Contou com a participação de 684 estudantes de 1º a 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre (RS). O subteste foi dividido em duas versões: para estudantes de 1º a 4º ano e para de 5º a 9º ano. A análise fatorial apontou um fator explicando a variância comum dos itens, sendo um fator explicando 71% na versão A e um fator explicando 56% na versão B. A Teoria de Resposta ao Item (TRI) mostrou níveis de discriminação e de dificuldade dos itens adequados para mensurar o construto. Os resultados revelaram evidências de validade de conteúdo, construto e fidedignidade. O subteste de escrita apresentou-se com boas propriedades psicométricas para avaliação da escrita ao longo do ensino fundamental.This study aimed to develop the new version of the writing subtest of School Performance Test – second edition (TDE II). It consisted in creating items, judge analysis and empirical testing. It had the participation of 684 students from the first to the ninth grade of elementary school of public and private institutions from Porto Alegre (RS), Brazil. The subtest was divided in two versions: one for students from the first to the fourth grade and one for students from the fifth to the ninth grade. Factor analysis indicated a factor explaining the common variance of the items, with one factor explaining 71% in version A and one factor explaining 56% in version B. The Item Response Theory (TRI) showed appropriate levels of discrimination and difficulty, which suggested that the items provided a comprehensive measure of the latent trait. The results provided satisfactory evidence of internal validity and reliability. These findings showed that the writing subtest presents good psychometric properties for the writing performance evaluation through elementary school.Este estudio tuvo como objetivo desarrollar la sub-prueba de escritura de la segunda edición de la Prueba del Desempeño Escolar (TDE II). El estudio involucró en la construcción de ítems, el análisis de los jueces y una comprobación empírica. Se contó con la participación de 684 alumnos del primero a noveno grado de la escuela primaria, de escuelas públicas y privadas, en la región metropolitana de Porto Alegre (estado del Rio Grande do Sul, Brasil). La sub-prueba se dividió en dos versiones: para los estudiantes de primer al cuarto grado y para los de quinto a noveno grado. El análisis factorial indicó un factor que explica el 71,0 (versión A) y 56,0% (versión B) de la varianza de los datos. La Teoría de la Respuesta al Ítem (TRI) mostró niveles de discriminación y dificultad de los elementos adecuados para medir el constructo. Los resultados mostraron evidencia de la validez del contenido, constructo y fiabilidad. La sub-prueba de escritura se presenta con buenas propiedades psicométricas para evaluación de la escritura en toda la escuela primaria.application/pdfporAvaliação psicológica. São Paulo. Vol. 15, n. 3 (dez. 2016), p. 371-382Estudantes de ensino fundamentalRendimento escolarEscritaTeoria de resposta ao itemPsicometriaAcademic achievementWritingPsychometricsItem response theoryRendimiento escolarEscrituraPsicometríaTeoría de respuesta al ítemDesenvolvimento do subteste de escrita do Teste de Desempenho Escolar IIDevelopment of the writing subtest of the School Performance Test II Desarrollo de la sub-prueba de escritura de la Prueba del Desempeño Escolar II info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101481.pdf.txt001101481.pdf.txtExtracted Texttext/plain57816http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199754/2/001101481.pdf.txtbd7f7c83a06b509306541339ad7e93bbMD52ORIGINAL001101481.pdfTexto completoapplication/pdf273449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199754/1/001101481.pdf52a8f74e6e6167f9eb721b6f05711d4cMD5110183/1997542019-09-27 03:44:56.737184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199754Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-27T06:44:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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