Avaliação dos subtestes de leitura e escrita do Teste de Desempenho Escolar através da Teoria de Resposta ao Item
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147409 |
Resumo: | O Teste de Desempenho Escolar (TDE) avalia a aprendizagem escolar através de três subtestes: leitura, escrita e aritmética. O objetivo deste estudo foi conhecer quais partes do continuum de habilidades são medidas pelos subtestes de leitura e escrita e a quantidade de informação fornecida, utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI). A amostra foi composta de 1850 crianças. Os resultados indicaram que o subteste escrita mensura precisamente níveis médios de habilidade e menos satisfatoriamente níveis baixos e altos. O subteste leitura revelou ter discriminação apropriada para níveis baixos e médios de habilidade. As partes do continuum de habilidade que estão sendo medidas adequadamente estão fornecendo alta quantidade de informação, demonstrando que os subtestes leitura e escrita estão funcionando bem. |
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Knijnik, Luiza FeijóGiacomoni, Claudia HofheinzZanon, CristianStein, Lilian Milnitsky2016-08-19T02:16:33Z20140102-7972http://hdl.handle.net/10183/147409000994609O Teste de Desempenho Escolar (TDE) avalia a aprendizagem escolar através de três subtestes: leitura, escrita e aritmética. O objetivo deste estudo foi conhecer quais partes do continuum de habilidades são medidas pelos subtestes de leitura e escrita e a quantidade de informação fornecida, utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI). A amostra foi composta de 1850 crianças. Os resultados indicaram que o subteste escrita mensura precisamente níveis médios de habilidade e menos satisfatoriamente níveis baixos e altos. O subteste leitura revelou ter discriminação apropriada para níveis baixos e médios de habilidade. As partes do continuum de habilidade que estão sendo medidas adequadamente estão fornecendo alta quantidade de informação, demonstrando que os subtestes leitura e escrita estão funcionando bem.The School Achievement Test (SAT) assesses learning through three subtests: reading, writing and arithmetic. The goal of this study was to know which parts of the ability continuum are measured by the subtests as well as the amount of information provided in the reading and writing subtests using the Item Response Theory (IRT). The sample consisted of 1850 children. Results indicated that the writing subtest precisely measures average levels of ability and less satisfactorily low and high levels. The reading subtest revealed to have adequate discrimination for low and average levels of ability. The parts of the ability continuum which are adequately measured provide high amounts of information, indicating that reading and writing subtests are doing well.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 27, n. 3 (jul./set. 2014), p. 481-490.Rendimento escolarPsicometriaAvaliação psicológicaTeoria de resposta ao itemEducational achievementSchool achievement testPsychological evaluationItem response theoryAvaliação dos subtestes de leitura e escrita do Teste de Desempenho Escolar através da Teoria de Resposta ao ItemAssessment of the reading and writing subtests of the school achievement test through item response theory info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000994609.pdf000994609.pdfTexto completoapplication/pdf530144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147409/1/000994609.pdf578873f8edc27710ea52d5b4aee0120dMD51TEXT000994609.pdf.txt000994609.pdf.txtExtracted Texttext/plain43948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147409/2/000994609.pdf.txt96c5f8a682eb015615d98b84ac1c1d7bMD52THUMBNAIL000994609.pdf.jpg000994609.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147409/3/000994609.pdf.jpgd5c00d00813c7a3674c01525fc3e43e3MD5310183/1474092023-02-02 05:49:20.283517oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147409Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-02T07:49:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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