Enredando a educomunicação com a educação integral : espaços pedagógicos em tempos da cultura digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117509 |
Resumo: | A pesquisa analisa um vídeo escolar apresentado como trabalho final por um grupo de alunos participantes das oficinas de Educomunicação na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Sylvio Torres, localizado na periferia de Porto Alegre-RS. O trabalho foi resultante da prática do pesquisador como oficineiro colaborador no Programa Mais Educação (SECADI\MEC). O vídeo escolar está vinculado à Educomunicação como uma estratégia pedagógica calçada na variedade de tecnologias aplicadas no contexto escolar, ocupando novos tempos e espaços que convergem para Educação Integral. Considerando os principais pressupostos da Educação Integral e da Educomunicação, a pesquisa destaca os processos de autoria e protagonismo juvenil que, interconectados às tecnologias que enredam a Cultura Digital e a educação nesses tempos de aprendizagens com espaços digitais, buscam atravessar o próprio conceito de educar na contemporaneidade. |
id |
UFRGS-2_298da968d4544c02a15ad36249b88e60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117509 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, Leonardo Silveira MaurerBoll, Cíntia Inês2015-06-06T02:00:06Z2015http://hdl.handle.net/10183/117509000967648A pesquisa analisa um vídeo escolar apresentado como trabalho final por um grupo de alunos participantes das oficinas de Educomunicação na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Sylvio Torres, localizado na periferia de Porto Alegre-RS. O trabalho foi resultante da prática do pesquisador como oficineiro colaborador no Programa Mais Educação (SECADI\MEC). O vídeo escolar está vinculado à Educomunicação como uma estratégia pedagógica calçada na variedade de tecnologias aplicadas no contexto escolar, ocupando novos tempos e espaços que convergem para Educação Integral. Considerando os principais pressupostos da Educação Integral e da Educomunicação, a pesquisa destaca os processos de autoria e protagonismo juvenil que, interconectados às tecnologias que enredam a Cultura Digital e a educação nesses tempos de aprendizagens com espaços digitais, buscam atravessar o próprio conceito de educar na contemporaneidade.application/pdfporEducação integralCultura digitalEnredando a educomunicação com a educação integral : espaços pedagógicos em tempos da cultura digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967648.pdf000967648.pdfTexto completoapplication/pdf270959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117509/1/000967648.pdf119d48bf54d43aa5001770de9753add0MD51TEXT000967648.pdf.txt000967648.pdf.txtExtracted Texttext/plain29774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117509/2/000967648.pdf.txt9d651996b453d72b3e97c6717e35ce70MD52THUMBNAIL000967648.pdf.jpg000967648.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117509/3/000967648.pdf.jpgccc5a7069b1e83dde5f3a3956eb974d4MD5310183/1175092018-10-23 08:34:56.662oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117509Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:34:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Enredando a educomunicação com a educação integral : espaços pedagógicos em tempos da cultura digital |
title |
Enredando a educomunicação com a educação integral : espaços pedagógicos em tempos da cultura digital |
spellingShingle |
Enredando a educomunicação com a educação integral : espaços pedagógicos em tempos da cultura digital Gomes, Leonardo Silveira Maurer Educação integral Cultura digital |
title_short |
Enredando a educomunicação com a educação integral : espaços pedagógicos em tempos da cultura digital |
title_full |
Enredando a educomunicação com a educação integral : espaços pedagógicos em tempos da cultura digital |
title_fullStr |
Enredando a educomunicação com a educação integral : espaços pedagógicos em tempos da cultura digital |
title_full_unstemmed |
Enredando a educomunicação com a educação integral : espaços pedagógicos em tempos da cultura digital |
title_sort |
Enredando a educomunicação com a educação integral : espaços pedagógicos em tempos da cultura digital |
author |
Gomes, Leonardo Silveira Maurer |
author_facet |
Gomes, Leonardo Silveira Maurer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Leonardo Silveira Maurer |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Boll, Cíntia Inês |
contributor_str_mv |
Boll, Cíntia Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação integral Cultura digital |
topic |
Educação integral Cultura digital |
description |
A pesquisa analisa um vídeo escolar apresentado como trabalho final por um grupo de alunos participantes das oficinas de Educomunicação na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Sylvio Torres, localizado na periferia de Porto Alegre-RS. O trabalho foi resultante da prática do pesquisador como oficineiro colaborador no Programa Mais Educação (SECADI\MEC). O vídeo escolar está vinculado à Educomunicação como uma estratégia pedagógica calçada na variedade de tecnologias aplicadas no contexto escolar, ocupando novos tempos e espaços que convergem para Educação Integral. Considerando os principais pressupostos da Educação Integral e da Educomunicação, a pesquisa destaca os processos de autoria e protagonismo juvenil que, interconectados às tecnologias que enredam a Cultura Digital e a educação nesses tempos de aprendizagens com espaços digitais, buscam atravessar o próprio conceito de educar na contemporaneidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-06T02:00:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117509 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000967648 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117509 |
identifier_str_mv |
000967648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117509/1/000967648.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117509/2/000967648.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117509/3/000967648.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
119d48bf54d43aa5001770de9753add0 9d651996b453d72b3e97c6717e35ce70 ccc5a7069b1e83dde5f3a3956eb974d4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224486672924672 |