Enredando a educomunicação com a educação integral : espaços pedagógicos em tempos da cultura digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Leonardo Silveira Maurer
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117509
Resumo: A pesquisa analisa um vídeo escolar apresentado como trabalho final por um grupo de alunos participantes das oficinas de Educomunicação na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Sylvio Torres, localizado na periferia de Porto Alegre-RS. O trabalho foi resultante da prática do pesquisador como oficineiro colaborador no Programa Mais Educação (SECADI\MEC). O vídeo escolar está vinculado à Educomunicação como uma estratégia pedagógica calçada na variedade de tecnologias aplicadas no contexto escolar, ocupando novos tempos e espaços que convergem para Educação Integral. Considerando os principais pressupostos da Educação Integral e da Educomunicação, a pesquisa destaca os processos de autoria e protagonismo juvenil que, interconectados às tecnologias que enredam a Cultura Digital e a educação nesses tempos de aprendizagens com espaços digitais, buscam atravessar o próprio conceito de educar na contemporaneidade.
id UFRGS-2_298da968d4544c02a15ad36249b88e60
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117509
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gomes, Leonardo Silveira MaurerBoll, Cíntia Inês2015-06-06T02:00:06Z2015http://hdl.handle.net/10183/117509000967648A pesquisa analisa um vídeo escolar apresentado como trabalho final por um grupo de alunos participantes das oficinas de Educomunicação na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Sylvio Torres, localizado na periferia de Porto Alegre-RS. O trabalho foi resultante da prática do pesquisador como oficineiro colaborador no Programa Mais Educação (SECADI\MEC). O vídeo escolar está vinculado à Educomunicação como uma estratégia pedagógica calçada na variedade de tecnologias aplicadas no contexto escolar, ocupando novos tempos e espaços que convergem para Educação Integral. Considerando os principais pressupostos da Educação Integral e da Educomunicação, a pesquisa destaca os processos de autoria e protagonismo juvenil que, interconectados às tecnologias que enredam a Cultura Digital e a educação nesses tempos de aprendizagens com espaços digitais, buscam atravessar o próprio conceito de educar na contemporaneidade.application/pdfporEducação integralCultura digitalEnredando a educomunicação com a educação integral : espaços pedagógicos em tempos da cultura digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967648.pdf000967648.pdfTexto completoapplication/pdf270959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117509/1/000967648.pdf119d48bf54d43aa5001770de9753add0MD51TEXT000967648.pdf.txt000967648.pdf.txtExtracted Texttext/plain29774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117509/2/000967648.pdf.txt9d651996b453d72b3e97c6717e35ce70MD52THUMBNAIL000967648.pdf.jpg000967648.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117509/3/000967648.pdf.jpgccc5a7069b1e83dde5f3a3956eb974d4MD5310183/1175092018-10-23 08:34:56.662oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117509Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:34:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Enredando a educomunicação com a educação integral : espaços pedagógicos em tempos da cultura digital
title Enredando a educomunicação com a educação integral : espaços pedagógicos em tempos da cultura digital
spellingShingle Enredando a educomunicação com a educação integral : espaços pedagógicos em tempos da cultura digital
Gomes, Leonardo Silveira Maurer
Educação integral
Cultura digital
title_short Enredando a educomunicação com a educação integral : espaços pedagógicos em tempos da cultura digital
title_full Enredando a educomunicação com a educação integral : espaços pedagógicos em tempos da cultura digital
title_fullStr Enredando a educomunicação com a educação integral : espaços pedagógicos em tempos da cultura digital
title_full_unstemmed Enredando a educomunicação com a educação integral : espaços pedagógicos em tempos da cultura digital
title_sort Enredando a educomunicação com a educação integral : espaços pedagógicos em tempos da cultura digital
author Gomes, Leonardo Silveira Maurer
author_facet Gomes, Leonardo Silveira Maurer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Leonardo Silveira Maurer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Boll, Cíntia Inês
contributor_str_mv Boll, Cíntia Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Cultura digital
topic Educação integral
Cultura digital
description A pesquisa analisa um vídeo escolar apresentado como trabalho final por um grupo de alunos participantes das oficinas de Educomunicação na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Sylvio Torres, localizado na periferia de Porto Alegre-RS. O trabalho foi resultante da prática do pesquisador como oficineiro colaborador no Programa Mais Educação (SECADI\MEC). O vídeo escolar está vinculado à Educomunicação como uma estratégia pedagógica calçada na variedade de tecnologias aplicadas no contexto escolar, ocupando novos tempos e espaços que convergem para Educação Integral. Considerando os principais pressupostos da Educação Integral e da Educomunicação, a pesquisa destaca os processos de autoria e protagonismo juvenil que, interconectados às tecnologias que enredam a Cultura Digital e a educação nesses tempos de aprendizagens com espaços digitais, buscam atravessar o próprio conceito de educar na contemporaneidade.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-06T02:00:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117509
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000967648
url http://hdl.handle.net/10183/117509
identifier_str_mv 000967648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117509/1/000967648.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117509/2/000967648.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117509/3/000967648.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 119d48bf54d43aa5001770de9753add0
9d651996b453d72b3e97c6717e35ce70
ccc5a7069b1e83dde5f3a3956eb974d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224486672924672