O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do planejamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pantoja, Paula Alencastro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/101410
Resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso apresenta resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como objetivo destacar marcas do ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O suporte teórico utilizado são estudos do campo da Etnomatemática e Teorias contemporâneas do Currículo. O material de pesquisa analisado são os planejamentos de duas professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e entrevistas sobre seus modos de planejar e implementar práticas pedagógicas. A análise mostrou que as professoras que participaram desta investigação atribuem um lugar de destaque às quatro operações em seus planejamentos e em suas falas prezam uma associação dos conteúdos escolares com o cotidiano do aluno.
id UFRGS-2_2999ffa9d99e480672c19cebef8e69e9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101410
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pantoja, Paula AlencastroWanderer, Fernanda2014-08-19T02:10:49Z2014http://hdl.handle.net/10183/101410000931449Este trabalho de Conclusão de Curso apresenta resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como objetivo destacar marcas do ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O suporte teórico utilizado são estudos do campo da Etnomatemática e Teorias contemporâneas do Currículo. O material de pesquisa analisado são os planejamentos de duas professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e entrevistas sobre seus modos de planejar e implementar práticas pedagógicas. A análise mostrou que as professoras que participaram desta investigação atribuem um lugar de destaque às quatro operações em seus planejamentos e em suas falas prezam uma associação dos conteúdos escolares com o cotidiano do aluno.This undergraduate paper presents results from a research of qualitative nature which had as objective to highlight the marks of math teaching in the Firsts Years of Fundamental Teaching. The theoretic support used is Ethnomathematics and Curriculum’s Theories. The research material examined is two teachers’ planning who work in the Firsts Years of Fundamental Teaching and interviews on their ways to plan and implement teaching practices. The analysis showed that the teachers who participated in this investigation give a prominent place for the four operations in their planning and in their speech cherish an association of academic content with the everyday student.application/pdfporEnsino e aprendizagemEtnomatemáticaEnsino fundamentalTeaching math in the first years of fundamental teachingEthnomathematicsCurriculum’s theoriesO ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do planejamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000931449.pdf000931449.pdfTexto completoapplication/pdf565524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101410/1/000931449.pdfedc854abdab68126d9ce607a906447cbMD51TEXT000931449.pdf.txt000931449.pdf.txtExtracted Texttext/plain132129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101410/2/000931449.pdf.txt0727305ac8161ef161b098df2a0a479dMD52THUMBNAIL000931449.pdf.jpg000931449.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101410/3/000931449.pdf.jpg79be991b57c61c8e3c6c11a154e3979bMD5310183/1014102018-10-22 09:19:59.218oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101410Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:19:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do planejamento
title O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do planejamento
spellingShingle O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do planejamento
Pantoja, Paula Alencastro
Ensino e aprendizagem
Etnomatemática
Ensino fundamental
Teaching math in the first years of fundamental teaching
Ethnomathematics
Curriculum’s theories
title_short O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do planejamento
title_full O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do planejamento
title_fullStr O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do planejamento
title_full_unstemmed O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do planejamento
title_sort O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do planejamento
author Pantoja, Paula Alencastro
author_facet Pantoja, Paula Alencastro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pantoja, Paula Alencastro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wanderer, Fernanda
contributor_str_mv Wanderer, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Etnomatemática
Ensino fundamental
topic Ensino e aprendizagem
Etnomatemática
Ensino fundamental
Teaching math in the first years of fundamental teaching
Ethnomathematics
Curriculum’s theories
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching math in the first years of fundamental teaching
Ethnomathematics
Curriculum’s theories
description Este trabalho de Conclusão de Curso apresenta resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como objetivo destacar marcas do ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O suporte teórico utilizado são estudos do campo da Etnomatemática e Teorias contemporâneas do Currículo. O material de pesquisa analisado são os planejamentos de duas professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e entrevistas sobre seus modos de planejar e implementar práticas pedagógicas. A análise mostrou que as professoras que participaram desta investigação atribuem um lugar de destaque às quatro operações em seus planejamentos e em suas falas prezam uma associação dos conteúdos escolares com o cotidiano do aluno.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-19T02:10:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/101410
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000931449
url http://hdl.handle.net/10183/101410
identifier_str_mv 000931449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101410/1/000931449.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101410/2/000931449.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101410/3/000931449.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv edc854abdab68126d9ce607a906447cb
0727305ac8161ef161b098df2a0a479d
79be991b57c61c8e3c6c11a154e3979b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224469818114048