O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do planejamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/101410 |
Resumo: | Este trabalho de Conclusão de Curso apresenta resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como objetivo destacar marcas do ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O suporte teórico utilizado são estudos do campo da Etnomatemática e Teorias contemporâneas do Currículo. O material de pesquisa analisado são os planejamentos de duas professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e entrevistas sobre seus modos de planejar e implementar práticas pedagógicas. A análise mostrou que as professoras que participaram desta investigação atribuem um lugar de destaque às quatro operações em seus planejamentos e em suas falas prezam uma associação dos conteúdos escolares com o cotidiano do aluno. |
id |
UFRGS-2_2999ffa9d99e480672c19cebef8e69e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101410 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pantoja, Paula AlencastroWanderer, Fernanda2014-08-19T02:10:49Z2014http://hdl.handle.net/10183/101410000931449Este trabalho de Conclusão de Curso apresenta resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como objetivo destacar marcas do ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O suporte teórico utilizado são estudos do campo da Etnomatemática e Teorias contemporâneas do Currículo. O material de pesquisa analisado são os planejamentos de duas professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e entrevistas sobre seus modos de planejar e implementar práticas pedagógicas. A análise mostrou que as professoras que participaram desta investigação atribuem um lugar de destaque às quatro operações em seus planejamentos e em suas falas prezam uma associação dos conteúdos escolares com o cotidiano do aluno.This undergraduate paper presents results from a research of qualitative nature which had as objective to highlight the marks of math teaching in the Firsts Years of Fundamental Teaching. The theoretic support used is Ethnomathematics and Curriculum’s Theories. The research material examined is two teachers’ planning who work in the Firsts Years of Fundamental Teaching and interviews on their ways to plan and implement teaching practices. The analysis showed that the teachers who participated in this investigation give a prominent place for the four operations in their planning and in their speech cherish an association of academic content with the everyday student.application/pdfporEnsino e aprendizagemEtnomatemáticaEnsino fundamentalTeaching math in the first years of fundamental teachingEthnomathematicsCurriculum’s theoriesO ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do planejamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000931449.pdf000931449.pdfTexto completoapplication/pdf565524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101410/1/000931449.pdfedc854abdab68126d9ce607a906447cbMD51TEXT000931449.pdf.txt000931449.pdf.txtExtracted Texttext/plain132129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101410/2/000931449.pdf.txt0727305ac8161ef161b098df2a0a479dMD52THUMBNAIL000931449.pdf.jpg000931449.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101410/3/000931449.pdf.jpg79be991b57c61c8e3c6c11a154e3979bMD5310183/1014102018-10-22 09:19:59.218oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101410Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:19:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do planejamento |
title |
O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do planejamento |
spellingShingle |
O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do planejamento Pantoja, Paula Alencastro Ensino e aprendizagem Etnomatemática Ensino fundamental Teaching math in the first years of fundamental teaching Ethnomathematics Curriculum’s theories |
title_short |
O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do planejamento |
title_full |
O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do planejamento |
title_fullStr |
O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do planejamento |
title_full_unstemmed |
O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do planejamento |
title_sort |
O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do planejamento |
author |
Pantoja, Paula Alencastro |
author_facet |
Pantoja, Paula Alencastro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pantoja, Paula Alencastro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wanderer, Fernanda |
contributor_str_mv |
Wanderer, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem Etnomatemática Ensino fundamental |
topic |
Ensino e aprendizagem Etnomatemática Ensino fundamental Teaching math in the first years of fundamental teaching Ethnomathematics Curriculum’s theories |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching math in the first years of fundamental teaching Ethnomathematics Curriculum’s theories |
description |
Este trabalho de Conclusão de Curso apresenta resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como objetivo destacar marcas do ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O suporte teórico utilizado são estudos do campo da Etnomatemática e Teorias contemporâneas do Currículo. O material de pesquisa analisado são os planejamentos de duas professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e entrevistas sobre seus modos de planejar e implementar práticas pedagógicas. A análise mostrou que as professoras que participaram desta investigação atribuem um lugar de destaque às quatro operações em seus planejamentos e em suas falas prezam uma associação dos conteúdos escolares com o cotidiano do aluno. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-19T02:10:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/101410 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000931449 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/101410 |
identifier_str_mv |
000931449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101410/1/000931449.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101410/2/000931449.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101410/3/000931449.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
edc854abdab68126d9ce607a906447cb 0727305ac8161ef161b098df2a0a479d 79be991b57c61c8e3c6c11a154e3979b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224469818114048 |