O discurso da etnomatemática nos anos iniciais do ensino fundamental : aproximações e deslocamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longo, Fernanda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Wanderer, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188570
Resumo: O artigo reflete sobre a matemática escolar dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Utiliza, como base teórica, a Etnomatemática em seus entrecruzamentos com o pensamento de Foucault. O material empírico é constituído por narrativas de professoras que atuam em escolas privadas de Porto Alegre. O exame desse material mostrou que, para as docentes, a matemática é uma disciplina importante e deve ser trabalhada nas escolas. Além disso, destacam que é relevante contextualizar seu ensino na vida social dos alunos, mostrando fortes aproximações com o discurso etnomatemático. Por outro lado, ao explicitarem suas formas de contextualizar o ensino de matemática, os docentes utilizam elementos da cultura dos alunos apenas como exemplos ou “ponto de partida” para o trabalho com conteúdos escolares, reforçando marcas que constituem a matemática escolar, como a escrita, o formalismo e a abstração.
id UFRGS-2_8715bdea6b4e6ff1423070b34bd7d35a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188570
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Longo, FernandaWanderer, Fernanda2019-02-07T02:32:46Z20181517-3941http://hdl.handle.net/10183/188570001085404O artigo reflete sobre a matemática escolar dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Utiliza, como base teórica, a Etnomatemática em seus entrecruzamentos com o pensamento de Foucault. O material empírico é constituído por narrativas de professoras que atuam em escolas privadas de Porto Alegre. O exame desse material mostrou que, para as docentes, a matemática é uma disciplina importante e deve ser trabalhada nas escolas. Além disso, destacam que é relevante contextualizar seu ensino na vida social dos alunos, mostrando fortes aproximações com o discurso etnomatemático. Por outro lado, ao explicitarem suas formas de contextualizar o ensino de matemática, os docentes utilizam elementos da cultura dos alunos apenas como exemplos ou “ponto de partida” para o trabalho com conteúdos escolares, reforçando marcas que constituem a matemática escolar, como a escrita, o formalismo e a abstração.The article reflects on the school mathematics of the Early Years of Elementary School. It uses, as a theoretical basis, the Ethnomathematics in its intersections with the thought of Foucault. The empirical material consists of narratives of teachers who work in private schools in Porto Alegre. Examination of this material has shown that, for teachers, mathematics is an important discipline and should be present in schools. In addition, they emphasize that it is relevant to contextualize teaching in the social life of the students, showing strong approximations with the ethnomathematical’s discourse. On the other hand, in explaining their ways of contextualizing mathematics teaching, they use context only as a way of generating examples or as a "starting point" for working with school contents, reinforcing marks that make up school mathematics, such as writing, formalism and abstraction.application/pdfporEducação matemática em revista (São Paulo). Vol. 23, no. 60 (out./dez. 2018), p. 298-313EtnomatemáticaEnsino fundamentalEthnomathematicsEarly years of elementary educationTeachers who teach mathematicsO discurso da etnomatemática nos anos iniciais do ensino fundamental : aproximações e deslocamentosThe ethnomathematics’ discourse in the early years of elementary education : approximations and displacementsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085404.pdf.txt001085404.pdf.txtExtracted Texttext/plain44054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188570/2/001085404.pdf.txt9a4293df5da2d727f593a82e9d402d3fMD52ORIGINAL001085404.pdfTexto completoapplication/pdf904306http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188570/1/001085404.pdf566f7948c43c23c1cb539ce30cae709aMD5110183/1885702019-02-08 02:32:42.977752oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188570Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-02-08T04:32:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O discurso da etnomatemática nos anos iniciais do ensino fundamental : aproximações e deslocamentos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The ethnomathematics’ discourse in the early years of elementary education : approximations and displacements
title O discurso da etnomatemática nos anos iniciais do ensino fundamental : aproximações e deslocamentos
spellingShingle O discurso da etnomatemática nos anos iniciais do ensino fundamental : aproximações e deslocamentos
Longo, Fernanda
Etnomatemática
Ensino fundamental
Ethnomathematics
Early years of elementary education
Teachers who teach mathematics
title_short O discurso da etnomatemática nos anos iniciais do ensino fundamental : aproximações e deslocamentos
title_full O discurso da etnomatemática nos anos iniciais do ensino fundamental : aproximações e deslocamentos
title_fullStr O discurso da etnomatemática nos anos iniciais do ensino fundamental : aproximações e deslocamentos
title_full_unstemmed O discurso da etnomatemática nos anos iniciais do ensino fundamental : aproximações e deslocamentos
title_sort O discurso da etnomatemática nos anos iniciais do ensino fundamental : aproximações e deslocamentos
author Longo, Fernanda
author_facet Longo, Fernanda
Wanderer, Fernanda
author_role author
author2 Wanderer, Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Longo, Fernanda
Wanderer, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática
Ensino fundamental
topic Etnomatemática
Ensino fundamental
Ethnomathematics
Early years of elementary education
Teachers who teach mathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethnomathematics
Early years of elementary education
Teachers who teach mathematics
description O artigo reflete sobre a matemática escolar dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Utiliza, como base teórica, a Etnomatemática em seus entrecruzamentos com o pensamento de Foucault. O material empírico é constituído por narrativas de professoras que atuam em escolas privadas de Porto Alegre. O exame desse material mostrou que, para as docentes, a matemática é uma disciplina importante e deve ser trabalhada nas escolas. Além disso, destacam que é relevante contextualizar seu ensino na vida social dos alunos, mostrando fortes aproximações com o discurso etnomatemático. Por outro lado, ao explicitarem suas formas de contextualizar o ensino de matemática, os docentes utilizam elementos da cultura dos alunos apenas como exemplos ou “ponto de partida” para o trabalho com conteúdos escolares, reforçando marcas que constituem a matemática escolar, como a escrita, o formalismo e a abstração.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-07T02:32:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188570
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-3941
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001085404
identifier_str_mv 1517-3941
001085404
url http://hdl.handle.net/10183/188570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação matemática em revista (São Paulo). Vol. 23, no. 60 (out./dez. 2018), p. 298-313
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188570/2/001085404.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188570/1/001085404.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a4293df5da2d727f593a82e9d402d3f
566f7948c43c23c1cb539ce30cae709a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487396824645632