As novas TICs na alfabetização : um olhar sob os objetos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95692 |
Resumo: | Este trabalho tem como foco a pratica pedagógica na alfabetização com a utilização das novas TICs, exercendo um olhar sob a utilização dos Objetos de Aprendizagem. O estudo pretende investigar nos projetos e práticas cotidianas desenvolvidas pelo professor em aula, com o auxílio destes objetos de aprendizagem, o uso de importantes ferramentas das Novas TICs. As possibilidades e perspectivas de interação entre os envolvidos estão diretamente ligadas a prática do profissional de ensino, que faz Cursos e participa de Formações desafiam-no a conhecer esta realidade que integra o uso dos computadores no cotidiano de seus alunos. Conforme relatos e experiências com os alunos. A metodologia do trabalho consiste em investigar projetos e atividades propostas pela professora voltados à alfabetização dos alunos, com uso das Novas TICs e acesso a Objetos Educacionais de Aprendizagens disponibilizados pelo Programa de Formação Continuada, do qual faz parte. Para compreender nas práticas de sala de aula que podem despertar nas crianças de segundo ano o gosto pelos estudos e tornando o aprendizado mais significativo, foi realizado algumas abordagens sobre esse novo paradigma no contexto escolar, processo de alfabetização e letramento, denominado Letramento Digital. Buscou-se em autores que abordam temas sobre alfabetização nos anos iniciais contribuições significativas para o desenvolvimento deste trabalho. Diante de inúmeras possibilidades, a utilização de programas educacionais construídos para auxiliar o professor é apenas um caminho a explorar para motivar os alunos a uma aprendizagem mais significativa. |
id |
UFRGS-2_29a35827559c51af63741df613254c0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95692 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mazzurana, Marcia Cristina dos SantosReategui, Eliseo Berni2014-05-29T02:04:57Z2012http://hdl.handle.net/10183/95692000916877Este trabalho tem como foco a pratica pedagógica na alfabetização com a utilização das novas TICs, exercendo um olhar sob a utilização dos Objetos de Aprendizagem. O estudo pretende investigar nos projetos e práticas cotidianas desenvolvidas pelo professor em aula, com o auxílio destes objetos de aprendizagem, o uso de importantes ferramentas das Novas TICs. As possibilidades e perspectivas de interação entre os envolvidos estão diretamente ligadas a prática do profissional de ensino, que faz Cursos e participa de Formações desafiam-no a conhecer esta realidade que integra o uso dos computadores no cotidiano de seus alunos. Conforme relatos e experiências com os alunos. A metodologia do trabalho consiste em investigar projetos e atividades propostas pela professora voltados à alfabetização dos alunos, com uso das Novas TICs e acesso a Objetos Educacionais de Aprendizagens disponibilizados pelo Programa de Formação Continuada, do qual faz parte. Para compreender nas práticas de sala de aula que podem despertar nas crianças de segundo ano o gosto pelos estudos e tornando o aprendizado mais significativo, foi realizado algumas abordagens sobre esse novo paradigma no contexto escolar, processo de alfabetização e letramento, denominado Letramento Digital. Buscou-se em autores que abordam temas sobre alfabetização nos anos iniciais contribuições significativas para o desenvolvimento deste trabalho. Diante de inúmeras possibilidades, a utilização de programas educacionais construídos para auxiliar o professor é apenas um caminho a explorar para motivar os alunos a uma aprendizagem mais significativa.This paper focuses on pedagogical practices in literacy with the use of new ICTs, exerting a look under the use of Learning Objects. The study aims to investigate the projects and daily practices developed by the teacher in class, with the help of these learning objects, the use of important tools of New ICTs. The possibilities and prospects of interaction between those involved are directly related to the professional practice of teaching, which makes courses and participates in formations defy you to know this reality that integrates the use of computers in everyday life of their students. As stories and experiences with students. The methodology of the study is to investigate projects and activities proposed by the teacher focused on literacy of students, with use of new ICTs and access to Educational Learning Objects provided by the Continuing Education Program, which is part of. To understand the classroom practices that can awaken in children a taste for the second year studies and making the learning more meaningful, some approaches was performed on this new paradigm in schools, literacy and literacy process, called Digital Literacy. Sought on authors who address issues of literacy in the early years significant contributions to the development of this work. Faced with endless possibilities, the use of educational programs built to help the teacher is only one way to motivate students to explore a more meaningful learning.application/pdfporEducação infantilObjeto de aprendizagemAmbiente virtualLiteracyICTLearning objectsAs novas TICs na alfabetização : um olhar sob os objetos de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoSão Francisco de Paula, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916877.pdf000916877.pdfTexto completoapplication/pdf837927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95692/1/000916877.pdf53afa772caf1568b3f8358d0fe4d1a40MD51TEXT000916877.pdf.txt000916877.pdf.txtExtracted Texttext/plain75441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95692/2/000916877.pdf.txtf72239820d042a8afb06a0a4e26bfe4dMD52THUMBNAIL000916877.pdf.jpg000916877.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95692/3/000916877.pdf.jpg200b806c078548a62ff82407591c2b03MD5310183/956922018-10-09 09:16:11.166oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95692Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:16:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As novas TICs na alfabetização : um olhar sob os objetos de aprendizagem |
title |
As novas TICs na alfabetização : um olhar sob os objetos de aprendizagem |
spellingShingle |
As novas TICs na alfabetização : um olhar sob os objetos de aprendizagem Mazzurana, Marcia Cristina dos Santos Educação infantil Objeto de aprendizagem Ambiente virtual Literacy ICT Learning objects |
title_short |
As novas TICs na alfabetização : um olhar sob os objetos de aprendizagem |
title_full |
As novas TICs na alfabetização : um olhar sob os objetos de aprendizagem |
title_fullStr |
As novas TICs na alfabetização : um olhar sob os objetos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
As novas TICs na alfabetização : um olhar sob os objetos de aprendizagem |
title_sort |
As novas TICs na alfabetização : um olhar sob os objetos de aprendizagem |
author |
Mazzurana, Marcia Cristina dos Santos |
author_facet |
Mazzurana, Marcia Cristina dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazzurana, Marcia Cristina dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reategui, Eliseo Berni |
contributor_str_mv |
Reategui, Eliseo Berni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Objeto de aprendizagem Ambiente virtual |
topic |
Educação infantil Objeto de aprendizagem Ambiente virtual Literacy ICT Learning objects |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literacy ICT Learning objects |
description |
Este trabalho tem como foco a pratica pedagógica na alfabetização com a utilização das novas TICs, exercendo um olhar sob a utilização dos Objetos de Aprendizagem. O estudo pretende investigar nos projetos e práticas cotidianas desenvolvidas pelo professor em aula, com o auxílio destes objetos de aprendizagem, o uso de importantes ferramentas das Novas TICs. As possibilidades e perspectivas de interação entre os envolvidos estão diretamente ligadas a prática do profissional de ensino, que faz Cursos e participa de Formações desafiam-no a conhecer esta realidade que integra o uso dos computadores no cotidiano de seus alunos. Conforme relatos e experiências com os alunos. A metodologia do trabalho consiste em investigar projetos e atividades propostas pela professora voltados à alfabetização dos alunos, com uso das Novas TICs e acesso a Objetos Educacionais de Aprendizagens disponibilizados pelo Programa de Formação Continuada, do qual faz parte. Para compreender nas práticas de sala de aula que podem despertar nas crianças de segundo ano o gosto pelos estudos e tornando o aprendizado mais significativo, foi realizado algumas abordagens sobre esse novo paradigma no contexto escolar, processo de alfabetização e letramento, denominado Letramento Digital. Buscou-se em autores que abordam temas sobre alfabetização nos anos iniciais contribuições significativas para o desenvolvimento deste trabalho. Diante de inúmeras possibilidades, a utilização de programas educacionais construídos para auxiliar o professor é apenas um caminho a explorar para motivar os alunos a uma aprendizagem mais significativa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-29T02:04:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95692 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000916877 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95692 |
identifier_str_mv |
000916877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95692/1/000916877.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95692/2/000916877.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95692/3/000916877.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
53afa772caf1568b3f8358d0fe4d1a40 f72239820d042a8afb06a0a4e26bfe4d 200b806c078548a62ff82407591c2b03 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447126443819008 |