As novas TICs na alfabetização : um olhar sob os objetos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzurana, Marcia Cristina dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95692
Resumo: Este trabalho tem como foco a pratica pedagógica na alfabetização com a utilização das novas TICs, exercendo um olhar sob a utilização dos Objetos de Aprendizagem. O estudo pretende investigar nos projetos e práticas cotidianas desenvolvidas pelo professor em aula, com o auxílio destes objetos de aprendizagem, o uso de importantes ferramentas das Novas TICs. As possibilidades e perspectivas de interação entre os envolvidos estão diretamente ligadas a prática do profissional de ensino, que faz Cursos e participa de Formações desafiam-no a conhecer esta realidade que integra o uso dos computadores no cotidiano de seus alunos. Conforme relatos e experiências com os alunos. A metodologia do trabalho consiste em investigar projetos e atividades propostas pela professora voltados à alfabetização dos alunos, com uso das Novas TICs e acesso a Objetos Educacionais de Aprendizagens disponibilizados pelo Programa de Formação Continuada, do qual faz parte. Para compreender nas práticas de sala de aula que podem despertar nas crianças de segundo ano o gosto pelos estudos e tornando o aprendizado mais significativo, foi realizado algumas abordagens sobre esse novo paradigma no contexto escolar, processo de alfabetização e letramento, denominado Letramento Digital. Buscou-se em autores que abordam temas sobre alfabetização nos anos iniciais contribuições significativas para o desenvolvimento deste trabalho. Diante de inúmeras possibilidades, a utilização de programas educacionais construídos para auxiliar o professor é apenas um caminho a explorar para motivar os alunos a uma aprendizagem mais significativa.
id UFRGS-2_29a35827559c51af63741df613254c0f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95692
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mazzurana, Marcia Cristina dos SantosReategui, Eliseo Berni2014-05-29T02:04:57Z2012http://hdl.handle.net/10183/95692000916877Este trabalho tem como foco a pratica pedagógica na alfabetização com a utilização das novas TICs, exercendo um olhar sob a utilização dos Objetos de Aprendizagem. O estudo pretende investigar nos projetos e práticas cotidianas desenvolvidas pelo professor em aula, com o auxílio destes objetos de aprendizagem, o uso de importantes ferramentas das Novas TICs. As possibilidades e perspectivas de interação entre os envolvidos estão diretamente ligadas a prática do profissional de ensino, que faz Cursos e participa de Formações desafiam-no a conhecer esta realidade que integra o uso dos computadores no cotidiano de seus alunos. Conforme relatos e experiências com os alunos. A metodologia do trabalho consiste em investigar projetos e atividades propostas pela professora voltados à alfabetização dos alunos, com uso das Novas TICs e acesso a Objetos Educacionais de Aprendizagens disponibilizados pelo Programa de Formação Continuada, do qual faz parte. Para compreender nas práticas de sala de aula que podem despertar nas crianças de segundo ano o gosto pelos estudos e tornando o aprendizado mais significativo, foi realizado algumas abordagens sobre esse novo paradigma no contexto escolar, processo de alfabetização e letramento, denominado Letramento Digital. Buscou-se em autores que abordam temas sobre alfabetização nos anos iniciais contribuições significativas para o desenvolvimento deste trabalho. Diante de inúmeras possibilidades, a utilização de programas educacionais construídos para auxiliar o professor é apenas um caminho a explorar para motivar os alunos a uma aprendizagem mais significativa.This paper focuses on pedagogical practices in literacy with the use of new ICTs, exerting a look under the use of Learning Objects. The study aims to investigate the projects and daily practices developed by the teacher in class, with the help of these learning objects, the use of important tools of New ICTs. The possibilities and prospects of interaction between those involved are directly related to the professional practice of teaching, which makes courses and participates in formations defy you to know this reality that integrates the use of computers in everyday life of their students. As stories and experiences with students. The methodology of the study is to investigate projects and activities proposed by the teacher focused on literacy of students, with use of new ICTs and access to Educational Learning Objects provided by the Continuing Education Program, which is part of. To understand the classroom practices that can awaken in children a taste for the second year studies and making the learning more meaningful, some approaches was performed on this new paradigm in schools, literacy and literacy process, called Digital Literacy. Sought on authors who address issues of literacy in the early years significant contributions to the development of this work. Faced with endless possibilities, the use of educational programs built to help the teacher is only one way to motivate students to explore a more meaningful learning.application/pdfporEducação infantilObjeto de aprendizagemAmbiente virtualLiteracyICTLearning objectsAs novas TICs na alfabetização : um olhar sob os objetos de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoSão Francisco de Paula, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916877.pdf000916877.pdfTexto completoapplication/pdf837927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95692/1/000916877.pdf53afa772caf1568b3f8358d0fe4d1a40MD51TEXT000916877.pdf.txt000916877.pdf.txtExtracted Texttext/plain75441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95692/2/000916877.pdf.txtf72239820d042a8afb06a0a4e26bfe4dMD52THUMBNAIL000916877.pdf.jpg000916877.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95692/3/000916877.pdf.jpg200b806c078548a62ff82407591c2b03MD5310183/956922018-10-09 09:16:11.166oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95692Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:16:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As novas TICs na alfabetização : um olhar sob os objetos de aprendizagem
title As novas TICs na alfabetização : um olhar sob os objetos de aprendizagem
spellingShingle As novas TICs na alfabetização : um olhar sob os objetos de aprendizagem
Mazzurana, Marcia Cristina dos Santos
Educação infantil
Objeto de aprendizagem
Ambiente virtual
Literacy
ICT
Learning objects
title_short As novas TICs na alfabetização : um olhar sob os objetos de aprendizagem
title_full As novas TICs na alfabetização : um olhar sob os objetos de aprendizagem
title_fullStr As novas TICs na alfabetização : um olhar sob os objetos de aprendizagem
title_full_unstemmed As novas TICs na alfabetização : um olhar sob os objetos de aprendizagem
title_sort As novas TICs na alfabetização : um olhar sob os objetos de aprendizagem
author Mazzurana, Marcia Cristina dos Santos
author_facet Mazzurana, Marcia Cristina dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzurana, Marcia Cristina dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reategui, Eliseo Berni
contributor_str_mv Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Objeto de aprendizagem
Ambiente virtual
topic Educação infantil
Objeto de aprendizagem
Ambiente virtual
Literacy
ICT
Learning objects
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
ICT
Learning objects
description Este trabalho tem como foco a pratica pedagógica na alfabetização com a utilização das novas TICs, exercendo um olhar sob a utilização dos Objetos de Aprendizagem. O estudo pretende investigar nos projetos e práticas cotidianas desenvolvidas pelo professor em aula, com o auxílio destes objetos de aprendizagem, o uso de importantes ferramentas das Novas TICs. As possibilidades e perspectivas de interação entre os envolvidos estão diretamente ligadas a prática do profissional de ensino, que faz Cursos e participa de Formações desafiam-no a conhecer esta realidade que integra o uso dos computadores no cotidiano de seus alunos. Conforme relatos e experiências com os alunos. A metodologia do trabalho consiste em investigar projetos e atividades propostas pela professora voltados à alfabetização dos alunos, com uso das Novas TICs e acesso a Objetos Educacionais de Aprendizagens disponibilizados pelo Programa de Formação Continuada, do qual faz parte. Para compreender nas práticas de sala de aula que podem despertar nas crianças de segundo ano o gosto pelos estudos e tornando o aprendizado mais significativo, foi realizado algumas abordagens sobre esse novo paradigma no contexto escolar, processo de alfabetização e letramento, denominado Letramento Digital. Buscou-se em autores que abordam temas sobre alfabetização nos anos iniciais contribuições significativas para o desenvolvimento deste trabalho. Diante de inúmeras possibilidades, a utilização de programas educacionais construídos para auxiliar o professor é apenas um caminho a explorar para motivar os alunos a uma aprendizagem mais significativa.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-29T02:04:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95692
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000916877
url http://hdl.handle.net/10183/95692
identifier_str_mv 000916877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95692/1/000916877.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95692/2/000916877.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95692/3/000916877.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 53afa772caf1568b3f8358d0fe4d1a40
f72239820d042a8afb06a0a4e26bfe4d
200b806c078548a62ff82407591c2b03
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465197039616