O uso de objetos de aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blandino, Juliana Ferreira [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/141484
Resumo: As novas tecnologias de informação e comunicação vêm sendo consideradas ferramentas importantes para melhorar o processo de ensino-aprendizagem e a inovação das práticas pedagógicas. Os Objetos de Aprendizagem podem contribuir para tornar o processo educativo mais contextualizado, lúdico e interativo, características que podem ajudar na compreensão dos conteúdos estudados, contribuindo com o ensino-aprendizagem. Assim, esta pesquisa teve por objetivo investigar o uso de Objetos de Aprendizagem como mecanismo de apoio a alunos com dificuldade no processo de alfabetização no primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual. A investigação buscou verificar como o uso do referido recurso tecnológico, acompanhado de uma proposta pedagógica, pode auxiliar os alunos a superarem as dificuldades de aprendizagem identificadas no processo de alfabetização. Assim, nesta pesquisa-ação, utilizamos os Objetos de Aprendizagem durante as aulas de informática de forma individual e diferenciada com um grupo de 7 alunos com dificuldades de aprendizagem, durante três meses. Os Objetos de Aprendizagem foram instalados em 4 Tablets, e utilizados coletivamente pelo grupo de alunos com a coordenação e supervisão da pesquisadora. A análise dos dados coletados durante o processo revelou que, embora o período de aplicação da proposta tenha sido de apenas três meses, todos os alunos apresentaram ganhos qualitativos no processo de alfabetização. Podemos destacar entre os resultados positivos, o aumento da motivação dos alunos na realização das atividades complementares; o desenvolvimento da consciência fonológica; o aumento da confiança dos alunos que gerou uma atitude positiva perante os desafios da aprendizagem; e, finalmente, o progresso dos alunos nas avaliações do nível de alfabetização realizado pela escola. A atenção individualizada da pesquisadora para com os alunos também foi outro fator significativo que contribuiu para os progressos observados.
id UNSP_0b4356b1a03585ae67d5ce821fb2557a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141484
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso de objetos de aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetizaçãoAs learning objects use support appeal to difficulties in literacyObjetos de aprendizagemTabletDificuldades de alfabetizaçãoLearning objectsLiteracy difficultiesAs novas tecnologias de informação e comunicação vêm sendo consideradas ferramentas importantes para melhorar o processo de ensino-aprendizagem e a inovação das práticas pedagógicas. Os Objetos de Aprendizagem podem contribuir para tornar o processo educativo mais contextualizado, lúdico e interativo, características que podem ajudar na compreensão dos conteúdos estudados, contribuindo com o ensino-aprendizagem. Assim, esta pesquisa teve por objetivo investigar o uso de Objetos de Aprendizagem como mecanismo de apoio a alunos com dificuldade no processo de alfabetização no primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual. A investigação buscou verificar como o uso do referido recurso tecnológico, acompanhado de uma proposta pedagógica, pode auxiliar os alunos a superarem as dificuldades de aprendizagem identificadas no processo de alfabetização. Assim, nesta pesquisa-ação, utilizamos os Objetos de Aprendizagem durante as aulas de informática de forma individual e diferenciada com um grupo de 7 alunos com dificuldades de aprendizagem, durante três meses. Os Objetos de Aprendizagem foram instalados em 4 Tablets, e utilizados coletivamente pelo grupo de alunos com a coordenação e supervisão da pesquisadora. A análise dos dados coletados durante o processo revelou que, embora o período de aplicação da proposta tenha sido de apenas três meses, todos os alunos apresentaram ganhos qualitativos no processo de alfabetização. Podemos destacar entre os resultados positivos, o aumento da motivação dos alunos na realização das atividades complementares; o desenvolvimento da consciência fonológica; o aumento da confiança dos alunos que gerou uma atitude positiva perante os desafios da aprendizagem; e, finalmente, o progresso dos alunos nas avaliações do nível de alfabetização realizado pela escola. A atenção individualizada da pesquisadora para com os alunos também foi outro fator significativo que contribuiu para os progressos observados.The new information technology and communication have been considered important tools to improve the teaching-learning process and the innovation of educational practices. The learning objects may contribute to make the educational process more contextualized, playful and interactive, what can help to understand the content covered by these studies, and contribute as well for learning. Thus, this research aimed investigating the use of learning objects as a support system to students with disabilities in the literacy process in the first year of primary education at a public school. The investigation sought to verify how the use of the proposed technological resource, with an appropriate educational proposal, may assist the students to overcome the learning difficulties identified in the process of literacy. This way, through this research-action, the learning objects were used, during the computing classes, individually and in a differentiated way, with a seven-years-old group of children with educational disabilities, for three months. The learning objects were installed in 4 tablets and they were used collectively by the students monitored and coordinated by the researcher. The analysis of data collected during the process showed that, although the implementation period of the proposal had been only for three months, all the students achieved qualitative gains in the literacy process. Between the positive results, specific mention can be made on the students increasing motivation when doing complementary activities; phonological awareness development; the increasing confidence, what reflected positively on facing learning challenges; and finally, the progress of the students in the literacy level assessments provided by the school. The personal attention of the researcher to the students was also a significant element, which contributed to the progress noted.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2014/13167-3Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fiscarelli, Silvio Henrique [UNESP]Monteiro, Dirce Charara [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Blandino, Juliana Ferreira [UNESP]2016-07-12T14:09:52Z2016-07-12T14:09:52Z2016-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14148400087042533004030079P28914073228135977porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-19T06:05:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141484Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-19T06:05:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de objetos de aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização
As learning objects use support appeal to difficulties in literacy
title O uso de objetos de aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização
spellingShingle O uso de objetos de aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização
Blandino, Juliana Ferreira [UNESP]
Objetos de aprendizagem
Tablet
Dificuldades de alfabetização
Learning objects
Literacy difficulties
title_short O uso de objetos de aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização
title_full O uso de objetos de aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização
title_fullStr O uso de objetos de aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização
title_full_unstemmed O uso de objetos de aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização
title_sort O uso de objetos de aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização
author Blandino, Juliana Ferreira [UNESP]
author_facet Blandino, Juliana Ferreira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiscarelli, Silvio Henrique [UNESP]
Monteiro, Dirce Charara [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Blandino, Juliana Ferreira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Objetos de aprendizagem
Tablet
Dificuldades de alfabetização
Learning objects
Literacy difficulties
topic Objetos de aprendizagem
Tablet
Dificuldades de alfabetização
Learning objects
Literacy difficulties
description As novas tecnologias de informação e comunicação vêm sendo consideradas ferramentas importantes para melhorar o processo de ensino-aprendizagem e a inovação das práticas pedagógicas. Os Objetos de Aprendizagem podem contribuir para tornar o processo educativo mais contextualizado, lúdico e interativo, características que podem ajudar na compreensão dos conteúdos estudados, contribuindo com o ensino-aprendizagem. Assim, esta pesquisa teve por objetivo investigar o uso de Objetos de Aprendizagem como mecanismo de apoio a alunos com dificuldade no processo de alfabetização no primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual. A investigação buscou verificar como o uso do referido recurso tecnológico, acompanhado de uma proposta pedagógica, pode auxiliar os alunos a superarem as dificuldades de aprendizagem identificadas no processo de alfabetização. Assim, nesta pesquisa-ação, utilizamos os Objetos de Aprendizagem durante as aulas de informática de forma individual e diferenciada com um grupo de 7 alunos com dificuldades de aprendizagem, durante três meses. Os Objetos de Aprendizagem foram instalados em 4 Tablets, e utilizados coletivamente pelo grupo de alunos com a coordenação e supervisão da pesquisadora. A análise dos dados coletados durante o processo revelou que, embora o período de aplicação da proposta tenha sido de apenas três meses, todos os alunos apresentaram ganhos qualitativos no processo de alfabetização. Podemos destacar entre os resultados positivos, o aumento da motivação dos alunos na realização das atividades complementares; o desenvolvimento da consciência fonológica; o aumento da confiança dos alunos que gerou uma atitude positiva perante os desafios da aprendizagem; e, finalmente, o progresso dos alunos nas avaliações do nível de alfabetização realizado pela escola. A atenção individualizada da pesquisadora para com os alunos também foi outro fator significativo que contribuiu para os progressos observados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-12T14:09:52Z
2016-07-12T14:09:52Z
2016-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/141484
000870425
33004030079P2
8914073228135977
url http://hdl.handle.net/11449/141484
identifier_str_mv 000870425
33004030079P2
8914073228135977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964617206661120