Um estudo etnográfico na escola de Porto Alegre : as percepções dos estudantes em relação às políticas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonacina, Marcos Dalcin
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181472
Resumo: A Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre, criada em 1995, se especializou no atendimento a jovens e adultos em situação de rua na cidade de Porto Alegre, consolidando-se como uma instituição diferenciada no que diz respeito a sua especificidade e metodologia, que se tornou referência para esse segmento social. Atualmente, a escola cede espaço para as reuniões semanais do Jornal Boca de Rua e do Movimento Nacional da População de Rua – MNPR, importantes movimentos sociais que discutem sobre os serviços e a as políticas públicas direcionadas para a população em situação de rua. A partir de uma abordagem etnográfica, por meio da observação participante nas reuniões e atividades realizadas na escola, e de entrevistas semiestruturadas feitas com estudantes da escola, o objetivo do presente estudo foi de analisar as percepções dos estudantes em vulnerabilidade, em relação aos serviços de assistência social e as políticas públicas em Porto Alegre.
id UFRGS-2_2a3f362e21d988aabcc6cd7b77aea06c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181472
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bonacina, Marcos DalcinSchuch, Patrice2018-08-25T02:55:25Z2018http://hdl.handle.net/10183/181472001075150A Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre, criada em 1995, se especializou no atendimento a jovens e adultos em situação de rua na cidade de Porto Alegre, consolidando-se como uma instituição diferenciada no que diz respeito a sua especificidade e metodologia, que se tornou referência para esse segmento social. Atualmente, a escola cede espaço para as reuniões semanais do Jornal Boca de Rua e do Movimento Nacional da População de Rua – MNPR, importantes movimentos sociais que discutem sobre os serviços e a as políticas públicas direcionadas para a população em situação de rua. A partir de uma abordagem etnográfica, por meio da observação participante nas reuniões e atividades realizadas na escola, e de entrevistas semiestruturadas feitas com estudantes da escola, o objetivo do presente estudo foi de analisar as percepções dos estudantes em vulnerabilidade, em relação aos serviços de assistência social e as políticas públicas em Porto Alegre.The Primary Education School of Porto Alegre - EPA, established in 1995, is specialized in the attendance of young and adult people living in a street situation in the city of Porto Alegre, consolidating itself as a reference for this social segment. Currently, the school is a space for weekly communications of the newspaper Jornal Boca de Rua and of the Street Population National Movement - MNPR, which is proposed to discuss services and public activities directed to the street population. From an ethnographic approach, participant observation in the activities in the school, and semi-structured interviews with the students, the present study meant to analyze the student's perceptions concerning to social welfare services and public policies in Porto Alegre.application/pdfporAntropologia socialPopulação de ruaPessoas em situação de ruaMoradores de rua : Porto AlegrePolíticas públicasEtnografiaAssistência socialPorto Alegre (RS)Population in street situationSocial AssistanceEthnographyPublic PoliciesPorto Alegre SchoolUm estudo etnográfico na escola de Porto Alegre : as percepções dos estudantes em relação às políticas públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2018Políticas Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075150.pdfTexto completoapplication/pdf577987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181472/1/001075150.pdf4b0c7b1d4bdffd8e04555e3f4b8b3a31MD51TEXT001075150.pdf.txt001075150.pdf.txtExtracted Texttext/plain129728http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181472/2/001075150.pdf.txt6649ecd976597e20d87e9cd61744feffMD52THUMBNAIL001075150.pdf.jpg001075150.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181472/3/001075150.pdf.jpgc3733932a439209dc60041161aaeea2dMD5310183/1814722022-08-06 04:56:24.328488oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181472Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:56:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo etnográfico na escola de Porto Alegre : as percepções dos estudantes em relação às políticas públicas
title Um estudo etnográfico na escola de Porto Alegre : as percepções dos estudantes em relação às políticas públicas
spellingShingle Um estudo etnográfico na escola de Porto Alegre : as percepções dos estudantes em relação às políticas públicas
Bonacina, Marcos Dalcin
Antropologia social
População de rua
Pessoas em situação de rua
Moradores de rua : Porto Alegre
Políticas públicas
Etnografia
Assistência social
Porto Alegre (RS)
Population in street situation
Social Assistance
Ethnography
Public Policies
Porto Alegre School
title_short Um estudo etnográfico na escola de Porto Alegre : as percepções dos estudantes em relação às políticas públicas
title_full Um estudo etnográfico na escola de Porto Alegre : as percepções dos estudantes em relação às políticas públicas
title_fullStr Um estudo etnográfico na escola de Porto Alegre : as percepções dos estudantes em relação às políticas públicas
title_full_unstemmed Um estudo etnográfico na escola de Porto Alegre : as percepções dos estudantes em relação às políticas públicas
title_sort Um estudo etnográfico na escola de Porto Alegre : as percepções dos estudantes em relação às políticas públicas
author Bonacina, Marcos Dalcin
author_facet Bonacina, Marcos Dalcin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonacina, Marcos Dalcin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schuch, Patrice
contributor_str_mv Schuch, Patrice
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia social
População de rua
Pessoas em situação de rua
Moradores de rua : Porto Alegre
Políticas públicas
Etnografia
Assistência social
Porto Alegre (RS)
topic Antropologia social
População de rua
Pessoas em situação de rua
Moradores de rua : Porto Alegre
Políticas públicas
Etnografia
Assistência social
Porto Alegre (RS)
Population in street situation
Social Assistance
Ethnography
Public Policies
Porto Alegre School
dc.subject.eng.fl_str_mv Population in street situation
Social Assistance
Ethnography
Public Policies
Porto Alegre School
description A Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre, criada em 1995, se especializou no atendimento a jovens e adultos em situação de rua na cidade de Porto Alegre, consolidando-se como uma instituição diferenciada no que diz respeito a sua especificidade e metodologia, que se tornou referência para esse segmento social. Atualmente, a escola cede espaço para as reuniões semanais do Jornal Boca de Rua e do Movimento Nacional da População de Rua – MNPR, importantes movimentos sociais que discutem sobre os serviços e a as políticas públicas direcionadas para a população em situação de rua. A partir de uma abordagem etnográfica, por meio da observação participante nas reuniões e atividades realizadas na escola, e de entrevistas semiestruturadas feitas com estudantes da escola, o objetivo do presente estudo foi de analisar as percepções dos estudantes em vulnerabilidade, em relação aos serviços de assistência social e as políticas públicas em Porto Alegre.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-25T02:55:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181472
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001075150
url http://hdl.handle.net/10183/181472
identifier_str_mv 001075150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181472/1/001075150.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181472/2/001075150.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181472/3/001075150.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b0c7b1d4bdffd8e04555e3f4b8b3a31
6649ecd976597e20d87e9cd61744feff
c3733932a439209dc60041161aaeea2d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447222691561472