Um estudo etnográfico na escola de Porto Alegre : as percepções dos estudantes em relação às políticas públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181472 |
Resumo: | A Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre, criada em 1995, se especializou no atendimento a jovens e adultos em situação de rua na cidade de Porto Alegre, consolidando-se como uma instituição diferenciada no que diz respeito a sua especificidade e metodologia, que se tornou referência para esse segmento social. Atualmente, a escola cede espaço para as reuniões semanais do Jornal Boca de Rua e do Movimento Nacional da População de Rua – MNPR, importantes movimentos sociais que discutem sobre os serviços e a as políticas públicas direcionadas para a população em situação de rua. A partir de uma abordagem etnográfica, por meio da observação participante nas reuniões e atividades realizadas na escola, e de entrevistas semiestruturadas feitas com estudantes da escola, o objetivo do presente estudo foi de analisar as percepções dos estudantes em vulnerabilidade, em relação aos serviços de assistência social e as políticas públicas em Porto Alegre. |
id |
UFRGS-2_2a3f362e21d988aabcc6cd7b77aea06c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181472 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bonacina, Marcos DalcinSchuch, Patrice2018-08-25T02:55:25Z2018http://hdl.handle.net/10183/181472001075150A Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre, criada em 1995, se especializou no atendimento a jovens e adultos em situação de rua na cidade de Porto Alegre, consolidando-se como uma instituição diferenciada no que diz respeito a sua especificidade e metodologia, que se tornou referência para esse segmento social. Atualmente, a escola cede espaço para as reuniões semanais do Jornal Boca de Rua e do Movimento Nacional da População de Rua – MNPR, importantes movimentos sociais que discutem sobre os serviços e a as políticas públicas direcionadas para a população em situação de rua. A partir de uma abordagem etnográfica, por meio da observação participante nas reuniões e atividades realizadas na escola, e de entrevistas semiestruturadas feitas com estudantes da escola, o objetivo do presente estudo foi de analisar as percepções dos estudantes em vulnerabilidade, em relação aos serviços de assistência social e as políticas públicas em Porto Alegre.The Primary Education School of Porto Alegre - EPA, established in 1995, is specialized in the attendance of young and adult people living in a street situation in the city of Porto Alegre, consolidating itself as a reference for this social segment. Currently, the school is a space for weekly communications of the newspaper Jornal Boca de Rua and of the Street Population National Movement - MNPR, which is proposed to discuss services and public activities directed to the street population. From an ethnographic approach, participant observation in the activities in the school, and semi-structured interviews with the students, the present study meant to analyze the student's perceptions concerning to social welfare services and public policies in Porto Alegre.application/pdfporAntropologia socialPopulação de ruaPessoas em situação de ruaMoradores de rua : Porto AlegrePolíticas públicasEtnografiaAssistência socialPorto Alegre (RS)Population in street situationSocial AssistanceEthnographyPublic PoliciesPorto Alegre SchoolUm estudo etnográfico na escola de Porto Alegre : as percepções dos estudantes em relação às políticas públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2018Políticas Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075150.pdfTexto completoapplication/pdf577987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181472/1/001075150.pdf4b0c7b1d4bdffd8e04555e3f4b8b3a31MD51TEXT001075150.pdf.txt001075150.pdf.txtExtracted Texttext/plain129728http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181472/2/001075150.pdf.txt6649ecd976597e20d87e9cd61744feffMD52THUMBNAIL001075150.pdf.jpg001075150.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181472/3/001075150.pdf.jpgc3733932a439209dc60041161aaeea2dMD5310183/1814722022-08-06 04:56:24.328488oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181472Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:56:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo etnográfico na escola de Porto Alegre : as percepções dos estudantes em relação às políticas públicas |
title |
Um estudo etnográfico na escola de Porto Alegre : as percepções dos estudantes em relação às políticas públicas |
spellingShingle |
Um estudo etnográfico na escola de Porto Alegre : as percepções dos estudantes em relação às políticas públicas Bonacina, Marcos Dalcin Antropologia social População de rua Pessoas em situação de rua Moradores de rua : Porto Alegre Políticas públicas Etnografia Assistência social Porto Alegre (RS) Population in street situation Social Assistance Ethnography Public Policies Porto Alegre School |
title_short |
Um estudo etnográfico na escola de Porto Alegre : as percepções dos estudantes em relação às políticas públicas |
title_full |
Um estudo etnográfico na escola de Porto Alegre : as percepções dos estudantes em relação às políticas públicas |
title_fullStr |
Um estudo etnográfico na escola de Porto Alegre : as percepções dos estudantes em relação às políticas públicas |
title_full_unstemmed |
Um estudo etnográfico na escola de Porto Alegre : as percepções dos estudantes em relação às políticas públicas |
title_sort |
Um estudo etnográfico na escola de Porto Alegre : as percepções dos estudantes em relação às políticas públicas |
author |
Bonacina, Marcos Dalcin |
author_facet |
Bonacina, Marcos Dalcin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonacina, Marcos Dalcin |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schuch, Patrice |
contributor_str_mv |
Schuch, Patrice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropologia social População de rua Pessoas em situação de rua Moradores de rua : Porto Alegre Políticas públicas Etnografia Assistência social Porto Alegre (RS) |
topic |
Antropologia social População de rua Pessoas em situação de rua Moradores de rua : Porto Alegre Políticas públicas Etnografia Assistência social Porto Alegre (RS) Population in street situation Social Assistance Ethnography Public Policies Porto Alegre School |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Population in street situation Social Assistance Ethnography Public Policies Porto Alegre School |
description |
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre, criada em 1995, se especializou no atendimento a jovens e adultos em situação de rua na cidade de Porto Alegre, consolidando-se como uma instituição diferenciada no que diz respeito a sua especificidade e metodologia, que se tornou referência para esse segmento social. Atualmente, a escola cede espaço para as reuniões semanais do Jornal Boca de Rua e do Movimento Nacional da População de Rua – MNPR, importantes movimentos sociais que discutem sobre os serviços e a as políticas públicas direcionadas para a população em situação de rua. A partir de uma abordagem etnográfica, por meio da observação participante nas reuniões e atividades realizadas na escola, e de entrevistas semiestruturadas feitas com estudantes da escola, o objetivo do presente estudo foi de analisar as percepções dos estudantes em vulnerabilidade, em relação aos serviços de assistência social e as políticas públicas em Porto Alegre. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-25T02:55:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/181472 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001075150 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/181472 |
identifier_str_mv |
001075150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181472/1/001075150.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181472/2/001075150.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181472/3/001075150.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4b0c7b1d4bdffd8e04555e3f4b8b3a31 6649ecd976597e20d87e9cd61744feff c3733932a439209dc60041161aaeea2d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447222691561472 |