O texto e a imagem nos livros infantis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157381 |
Resumo: | Verifica, no livro infantil, como se reflete no texto e na imagem, a presença de elementos doutrinários e/ou libertadores. Adota a metodologia qualitativa de natureza básica e caráter exploratório, sendo uma pesquisa documental. Investiga a representação das diferenças, do feminino, da velhice e de temas polêmicos como a morte. Analisa as obras infantis, levando em conta as relações de texto e imagem. Aborda a importância da qualidade da narrativa textual, da narrativa visual ou ilustração no livro infantil. Identifica ações passíveis de serem realizadas pelo bibliotecário quanto à leitura com o intuito de promover a conscientização e o desenvolvimento do senso analítico por parte dos leitores. Conclui que os livros infantis oferecidos às crianças, ainda hoje apresentam conteúdos preconceituosos e reforçam alguns estereótipos. Esclarece que mais importante do que evitar algumas temáticas, é dar condições para que as crianças adquiram habilidade crítica que lhes permita extrair entendimento próprio acerca do conteúdo daquilo que leem. Observa que o bibliotecário, dentro desse contexto, constitui-se profissional capacitado para auxiliar a criança no seu processo de amadurecimento. Cabe a ele conhecer o público infantil para quem presta serviço, ampliar seu campo de atuação para além do processamento técnico, priorizando dessa forma seu comprometimento social. |
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Kirst, Carmem Lúcia de OliveiraBonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling2017-05-04T02:37:42Z2016http://hdl.handle.net/10183/157381001013422Verifica, no livro infantil, como se reflete no texto e na imagem, a presença de elementos doutrinários e/ou libertadores. Adota a metodologia qualitativa de natureza básica e caráter exploratório, sendo uma pesquisa documental. Investiga a representação das diferenças, do feminino, da velhice e de temas polêmicos como a morte. Analisa as obras infantis, levando em conta as relações de texto e imagem. Aborda a importância da qualidade da narrativa textual, da narrativa visual ou ilustração no livro infantil. Identifica ações passíveis de serem realizadas pelo bibliotecário quanto à leitura com o intuito de promover a conscientização e o desenvolvimento do senso analítico por parte dos leitores. Conclui que os livros infantis oferecidos às crianças, ainda hoje apresentam conteúdos preconceituosos e reforçam alguns estereótipos. Esclarece que mais importante do que evitar algumas temáticas, é dar condições para que as crianças adquiram habilidade crítica que lhes permita extrair entendimento próprio acerca do conteúdo daquilo que leem. Observa que o bibliotecário, dentro desse contexto, constitui-se profissional capacitado para auxiliar a criança no seu processo de amadurecimento. Cabe a ele conhecer o público infantil para quem presta serviço, ampliar seu campo de atuação para além do processamento técnico, priorizando dessa forma seu comprometimento social.It checks how the presence of doctrinal or liberating elements reflect in text and image of children's books. It is a documental research, using qualitative methodology of a basic and exploratory nature. It investigates how differences are represented, and also gender issues, old age and other controversial issues like death. It analyzes children's books, taking into account the relations between text and image. It discusses the importance of quality of textual narrative and visual narrative or illustration in children's book. It identifies actions that can be performed by the librarian in reading activities, in order to promote awareness and the development of analytical sense of readers. It concludes that children's books available to children today still have biased content and reinforce some stereotypes. It clarifies that more important than avoiding some issues, is to provide ways for children to acquire critical skills that allow them to devise their own understanding of the content of what they read. It notes that the librarian, in this context, constitutes a professional trained to help children in their maturation process. It is up to him/her to know the young audience for whom he/she provides service, expanding his/her field of action beyond technical processing, thus giving priority to their social commitment.application/pdfporLiteratura infantilChildren's literatureChildren's bookTextual narrativeVisual narrativeTextIllustrationLibrarianO texto e a imagem nos livros infantisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013422.pdf001013422.pdfTexto completoapplication/pdf2479921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157381/1/001013422.pdfd876009d5ce97b17eab0a4485c883a86MD51TEXT001013422.pdf.txt001013422.pdf.txtExtracted Texttext/plain221283http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157381/2/001013422.pdf.txt8335dc8093dca828652a3b982e31f187MD52THUMBNAIL001013422.pdf.jpg001013422.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157381/3/001013422.pdf.jpg0868ce41d0c9b2044b1962f69fe7b94fMD5310183/1573812018-10-29 09:00:26.209oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157381Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:00:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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