O texto e a imagem nos livros infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kirst, Carmem Lúcia de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157381
Resumo: Verifica, no livro infantil, como se reflete no texto e na imagem, a presença de elementos doutrinários e/ou libertadores. Adota a metodologia qualitativa de natureza básica e caráter exploratório, sendo uma pesquisa documental. Investiga a representação das diferenças, do feminino, da velhice e de temas polêmicos como a morte. Analisa as obras infantis, levando em conta as relações de texto e imagem. Aborda a importância da qualidade da narrativa textual, da narrativa visual ou ilustração no livro infantil. Identifica ações passíveis de serem realizadas pelo bibliotecário quanto à leitura com o intuito de promover a conscientização e o desenvolvimento do senso analítico por parte dos leitores. Conclui que os livros infantis oferecidos às crianças, ainda hoje apresentam conteúdos preconceituosos e reforçam alguns estereótipos. Esclarece que mais importante do que evitar algumas temáticas, é dar condições para que as crianças adquiram habilidade crítica que lhes permita extrair entendimento próprio acerca do conteúdo daquilo que leem. Observa que o bibliotecário, dentro desse contexto, constitui-se profissional capacitado para auxiliar a criança no seu processo de amadurecimento. Cabe a ele conhecer o público infantil para quem presta serviço, ampliar seu campo de atuação para além do processamento técnico, priorizando dessa forma seu comprometimento social.
id UFRGS-2_2ad3009c626c3bb336b6663da61db86a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157381
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kirst, Carmem Lúcia de OliveiraBonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling2017-05-04T02:37:42Z2016http://hdl.handle.net/10183/157381001013422Verifica, no livro infantil, como se reflete no texto e na imagem, a presença de elementos doutrinários e/ou libertadores. Adota a metodologia qualitativa de natureza básica e caráter exploratório, sendo uma pesquisa documental. Investiga a representação das diferenças, do feminino, da velhice e de temas polêmicos como a morte. Analisa as obras infantis, levando em conta as relações de texto e imagem. Aborda a importância da qualidade da narrativa textual, da narrativa visual ou ilustração no livro infantil. Identifica ações passíveis de serem realizadas pelo bibliotecário quanto à leitura com o intuito de promover a conscientização e o desenvolvimento do senso analítico por parte dos leitores. Conclui que os livros infantis oferecidos às crianças, ainda hoje apresentam conteúdos preconceituosos e reforçam alguns estereótipos. Esclarece que mais importante do que evitar algumas temáticas, é dar condições para que as crianças adquiram habilidade crítica que lhes permita extrair entendimento próprio acerca do conteúdo daquilo que leem. Observa que o bibliotecário, dentro desse contexto, constitui-se profissional capacitado para auxiliar a criança no seu processo de amadurecimento. Cabe a ele conhecer o público infantil para quem presta serviço, ampliar seu campo de atuação para além do processamento técnico, priorizando dessa forma seu comprometimento social.It checks how the presence of doctrinal or liberating elements reflect in text and image of children's books. It is a documental research, using qualitative methodology of a basic and exploratory nature. It investigates how differences are represented, and also gender issues, old age and other controversial issues like death. It analyzes children's books, taking into account the relations between text and image. It discusses the importance of quality of textual narrative and visual narrative or illustration in children's book. It identifies actions that can be performed by the librarian in reading activities, in order to promote awareness and the development of analytical sense of readers. It concludes that children's books available to children today still have biased content and reinforce some stereotypes. It clarifies that more important than avoiding some issues, is to provide ways for children to acquire critical skills that allow them to devise their own understanding of the content of what they read. It notes that the librarian, in this context, constitutes a professional trained to help children in their maturation process. It is up to him/her to know the young audience for whom he/she provides service, expanding his/her field of action beyond technical processing, thus giving priority to their social commitment.application/pdfporLiteratura infantilChildren's literatureChildren's bookTextual narrativeVisual narrativeTextIllustrationLibrarianO texto e a imagem nos livros infantisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013422.pdf001013422.pdfTexto completoapplication/pdf2479921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157381/1/001013422.pdfd876009d5ce97b17eab0a4485c883a86MD51TEXT001013422.pdf.txt001013422.pdf.txtExtracted Texttext/plain221283http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157381/2/001013422.pdf.txt8335dc8093dca828652a3b982e31f187MD52THUMBNAIL001013422.pdf.jpg001013422.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157381/3/001013422.pdf.jpg0868ce41d0c9b2044b1962f69fe7b94fMD5310183/1573812018-10-29 09:00:26.209oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157381Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:00:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O texto e a imagem nos livros infantis
title O texto e a imagem nos livros infantis
spellingShingle O texto e a imagem nos livros infantis
Kirst, Carmem Lúcia de Oliveira
Literatura infantil
Children's literature
Children's book
Textual narrative
Visual narrative
Text
Illustration
Librarian
title_short O texto e a imagem nos livros infantis
title_full O texto e a imagem nos livros infantis
title_fullStr O texto e a imagem nos livros infantis
title_full_unstemmed O texto e a imagem nos livros infantis
title_sort O texto e a imagem nos livros infantis
author Kirst, Carmem Lúcia de Oliveira
author_facet Kirst, Carmem Lúcia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kirst, Carmem Lúcia de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling
contributor_str_mv Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
topic Literatura infantil
Children's literature
Children's book
Textual narrative
Visual narrative
Text
Illustration
Librarian
dc.subject.eng.fl_str_mv Children's literature
Children's book
Textual narrative
Visual narrative
Text
Illustration
Librarian
description Verifica, no livro infantil, como se reflete no texto e na imagem, a presença de elementos doutrinários e/ou libertadores. Adota a metodologia qualitativa de natureza básica e caráter exploratório, sendo uma pesquisa documental. Investiga a representação das diferenças, do feminino, da velhice e de temas polêmicos como a morte. Analisa as obras infantis, levando em conta as relações de texto e imagem. Aborda a importância da qualidade da narrativa textual, da narrativa visual ou ilustração no livro infantil. Identifica ações passíveis de serem realizadas pelo bibliotecário quanto à leitura com o intuito de promover a conscientização e o desenvolvimento do senso analítico por parte dos leitores. Conclui que os livros infantis oferecidos às crianças, ainda hoje apresentam conteúdos preconceituosos e reforçam alguns estereótipos. Esclarece que mais importante do que evitar algumas temáticas, é dar condições para que as crianças adquiram habilidade crítica que lhes permita extrair entendimento próprio acerca do conteúdo daquilo que leem. Observa que o bibliotecário, dentro desse contexto, constitui-se profissional capacitado para auxiliar a criança no seu processo de amadurecimento. Cabe a ele conhecer o público infantil para quem presta serviço, ampliar seu campo de atuação para além do processamento técnico, priorizando dessa forma seu comprometimento social.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-04T02:37:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157381
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013422
url http://hdl.handle.net/10183/157381
identifier_str_mv 001013422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157381/1/001013422.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157381/2/001013422.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157381/3/001013422.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d876009d5ce97b17eab0a4485c883a86
8335dc8093dca828652a3b982e31f187
0868ce41d0c9b2044b1962f69fe7b94f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447194555121664