Ideias para germinar novos mundos : Educação Ambiental como subsídio para o ensino de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dall'Agnese, Júlia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232927
Resumo: O presente trabalho se propõe a refletir sobre a relação da Educação Ambiental com a Geografia, a partir do debate sobre desastres naturais e mudanças ambientais globais. O debate aqui colocado critica as formas como se dá o desenvolvimento no Antropoceno, além de ansiar por novos mundos em comunidade, a exemplo do Bem-Viver. O primeiro capítulo do texto traz um panorama geral acerca das problemáticas ambientais globais em sua primeira parte, seguido de uma reflexão sobre nossa posição no mundo frente às mudanças ambientais globais, criticando o desenvolvimento e suas formas de progresso no que chamamos de Antropoceno. No segundo capítulo, aborda-se perspectivas da Geografia Escolar, relacionando-a com a Educação Ambiental e sua importância nos debates com os jovens atualmente. Por fim, no último capítulo, foi elaborado um exemplo de vivência para ser realizada em espaços escolares, com os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A proposta foi baseada na metodologia de Nunes e Castrogiovanni (2018). Diante disso, o trabalho pretendeu colaborar com as discussões em torno da Educação Ambiental, um tema tão importante em tempos de crise climática em nossa Terra, em nossa casa.
id UFRGS-2_2ae8a9cf11284ab37bdb92574efb76c0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232927
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dall'Agnese, JúliaMoura, Nina Simone Vilaverde2021-12-14T04:27:57Z2021http://hdl.handle.net/10183/232927001134876O presente trabalho se propõe a refletir sobre a relação da Educação Ambiental com a Geografia, a partir do debate sobre desastres naturais e mudanças ambientais globais. O debate aqui colocado critica as formas como se dá o desenvolvimento no Antropoceno, além de ansiar por novos mundos em comunidade, a exemplo do Bem-Viver. O primeiro capítulo do texto traz um panorama geral acerca das problemáticas ambientais globais em sua primeira parte, seguido de uma reflexão sobre nossa posição no mundo frente às mudanças ambientais globais, criticando o desenvolvimento e suas formas de progresso no que chamamos de Antropoceno. No segundo capítulo, aborda-se perspectivas da Geografia Escolar, relacionando-a com a Educação Ambiental e sua importância nos debates com os jovens atualmente. Por fim, no último capítulo, foi elaborado um exemplo de vivência para ser realizada em espaços escolares, com os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A proposta foi baseada na metodologia de Nunes e Castrogiovanni (2018). Diante disso, o trabalho pretendeu colaborar com as discussões em torno da Educação Ambiental, um tema tão importante em tempos de crise climática em nossa Terra, em nossa casa.This work reflects about the relation between Environmental Education and Geography from the debates about natural disasters and global environmental changes. The debate criticises the ways the development exists in the Anthropocene, proposing new worlds in community, as an example of the Bem-Viver. The first chapter brings a general panorama about global environmental problematics, followed by a reflection about our position in the world ahead of global environmental changes, criticizing the development in its forms of progress in the Anthropocene. The second chapter approaches perspectives of Scholar Geography, in relation with environmental education and its value in debates with young people nowadays. Finally, in the last chapter, an example of activity was elaborated to be realized in school spaces with students in elementary school. The activity was based in the metodologie of Nunes and Castrogiovanni (2018). Thus, this work intended to collaborate with the discussions about Environmental Education, a so important subject nowadays in the climathical crises in our land Earth, our home.application/pdfporGeografia escolarEnsino de geografiaEducação ambientalMudanças ambientaisDesastres naturaisScholar GeographyEnvironmental educationGlobal environmental changesNatural disastersTeaching practicesIdeias para germinar novos mundos : Educação Ambiental como subsídio para o ensino de Geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134876.pdf.txt001134876.pdf.txtExtracted Texttext/plain100409http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232927/2/001134876.pdf.txt9e7aab235588fa15de7f48d856b5696bMD52ORIGINAL001134876.pdfTexto completoapplication/pdf368751http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232927/1/001134876.pdf5e7c0e38866c5e74f62e9237589ad495MD5110183/2329272021-12-20 05:31:38.024844oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232927Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-20T07:31:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ideias para germinar novos mundos : Educação Ambiental como subsídio para o ensino de Geografia
title Ideias para germinar novos mundos : Educação Ambiental como subsídio para o ensino de Geografia
spellingShingle Ideias para germinar novos mundos : Educação Ambiental como subsídio para o ensino de Geografia
Dall'Agnese, Júlia
Geografia escolar
Ensino de geografia
Educação ambiental
Mudanças ambientais
Desastres naturais
Scholar Geography
Environmental education
Global environmental changes
Natural disasters
Teaching practices
title_short Ideias para germinar novos mundos : Educação Ambiental como subsídio para o ensino de Geografia
title_full Ideias para germinar novos mundos : Educação Ambiental como subsídio para o ensino de Geografia
title_fullStr Ideias para germinar novos mundos : Educação Ambiental como subsídio para o ensino de Geografia
title_full_unstemmed Ideias para germinar novos mundos : Educação Ambiental como subsídio para o ensino de Geografia
title_sort Ideias para germinar novos mundos : Educação Ambiental como subsídio para o ensino de Geografia
author Dall'Agnese, Júlia
author_facet Dall'Agnese, Júlia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dall'Agnese, Júlia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moura, Nina Simone Vilaverde
contributor_str_mv Moura, Nina Simone Vilaverde
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia escolar
Ensino de geografia
Educação ambiental
Mudanças ambientais
Desastres naturais
topic Geografia escolar
Ensino de geografia
Educação ambiental
Mudanças ambientais
Desastres naturais
Scholar Geography
Environmental education
Global environmental changes
Natural disasters
Teaching practices
dc.subject.eng.fl_str_mv Scholar Geography
Environmental education
Global environmental changes
Natural disasters
Teaching practices
description O presente trabalho se propõe a refletir sobre a relação da Educação Ambiental com a Geografia, a partir do debate sobre desastres naturais e mudanças ambientais globais. O debate aqui colocado critica as formas como se dá o desenvolvimento no Antropoceno, além de ansiar por novos mundos em comunidade, a exemplo do Bem-Viver. O primeiro capítulo do texto traz um panorama geral acerca das problemáticas ambientais globais em sua primeira parte, seguido de uma reflexão sobre nossa posição no mundo frente às mudanças ambientais globais, criticando o desenvolvimento e suas formas de progresso no que chamamos de Antropoceno. No segundo capítulo, aborda-se perspectivas da Geografia Escolar, relacionando-a com a Educação Ambiental e sua importância nos debates com os jovens atualmente. Por fim, no último capítulo, foi elaborado um exemplo de vivência para ser realizada em espaços escolares, com os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A proposta foi baseada na metodologia de Nunes e Castrogiovanni (2018). Diante disso, o trabalho pretendeu colaborar com as discussões em torno da Educação Ambiental, um tema tão importante em tempos de crise climática em nossa Terra, em nossa casa.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-14T04:27:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232927
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001134876
url http://hdl.handle.net/10183/232927
identifier_str_mv 001134876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232927/2/001134876.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232927/1/001134876.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e7aab235588fa15de7f48d856b5696b
5e7c0e38866c5e74f62e9237589ad495
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447286702931968