Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/23178 |
Resumo: | Este artigo apresenta a aplicação de técnicas de Inteligência Artificial, mais especificamente Sistemas Multiagentes, para a formação de grupos colaborativos em um Ambiente Multiagente Interativo de Aprendizagem na Web. A definição e implementação de uma arquitetura de agentes, modelados com algoritmos genéticos é apresentada, bem como sua integração com o ambiente TelEduc. O professor pode escolher, entre os critérios definidos, quais deverão ser utilizados na formação dos grupos colaborativos. Finalizando o artigo, apresenta-se a validação realizada através de um estudo de caso com estudantes de graduação de cursos na área da Informática, oriundos de 3 Instituições de Ensino Superior, através da formação de grupos colaborativos. |
id |
UFRGS-2_2b07178bf6b5bf1e29f3414af07adf8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23178 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Sidnei RenatoBarone, Dante Augusto Couto2010-06-01T04:18:04Z20061414-5685http://hdl.handle.net/10183/23178000559581Este artigo apresenta a aplicação de técnicas de Inteligência Artificial, mais especificamente Sistemas Multiagentes, para a formação de grupos colaborativos em um Ambiente Multiagente Interativo de Aprendizagem na Web. A definição e implementação de uma arquitetura de agentes, modelados com algoritmos genéticos é apresentada, bem como sua integração com o ambiente TelEduc. O professor pode escolher, entre os critérios definidos, quais deverão ser utilizados na formação dos grupos colaborativos. Finalizando o artigo, apresenta-se a validação realizada através de um estudo de caso com estudantes de graduação de cursos na área da Informática, oriundos de 3 Instituições de Ensino Superior, através da formação de grupos colaborativos.This paper employs Distributed Artificial Intelligence (more specifically Multi-Agent Systems – MAS) techniques to approach the formation of collaborative groups in a web-based interactive multi-agent environment. The definition and implementation of an architecture of agents modeled with genetic algorithms is presented, as well as their integration with TelEduc, a collaborative learning environment. Also describes the architecture proposed, which is integrated to the TelEduc environment, by defining the functionality of each agent and the platform of development. Finally, the agent that forms collaborative groups by using aspects defined by the teacher is presented. Validation was performed through a case study carried out with students from three college courses on Computer Science, in computer programming classes where the agent implemented was tested in its task of forming collaborative groups.application/pdfporRevista brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 14, n. 2 (maio-ago. 2006), p. 29-40Informática : EducaçãoInteligência artificialAprendizagem colaborativaEducação a distânciaArtificial Intelligence in EducationMulti-Agent SystemsIntelligent Learning EnvironmentGenetic AlgorithmsCollaborative GroupsFormação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificialinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000559581.pdf000559581.pdfTexto completoapplication/pdf803200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23178/1/000559581.pdfb94b6897cc14636678175ef7765e3ae3MD51TEXT000559581.pdf.txt000559581.pdf.txtExtracted Texttext/plain42863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23178/2/000559581.pdf.txt19adb5c705e04095110fa86b8aba43b7MD52THUMBNAIL000559581.pdf.jpg000559581.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1758http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23178/3/000559581.pdf.jpgcd3b64943ef6636bfff00fa55d00e2f1MD5310183/231782022-09-18 04:48:13.848711oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23178Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-18T07:48:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial |
title |
Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial |
spellingShingle |
Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial Silveira, Sidnei Renato Informática : Educação Inteligência artificial Aprendizagem colaborativa Educação a distância Artificial Intelligence in Education Multi-Agent Systems Intelligent Learning Environment Genetic Algorithms Collaborative Groups |
title_short |
Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial |
title_full |
Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial |
title_fullStr |
Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial |
title_full_unstemmed |
Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial |
title_sort |
Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial |
author |
Silveira, Sidnei Renato |
author_facet |
Silveira, Sidnei Renato Barone, Dante Augusto Couto |
author_role |
author |
author2 |
Barone, Dante Augusto Couto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Sidnei Renato Barone, Dante Augusto Couto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática : Educação Inteligência artificial Aprendizagem colaborativa Educação a distância |
topic |
Informática : Educação Inteligência artificial Aprendizagem colaborativa Educação a distância Artificial Intelligence in Education Multi-Agent Systems Intelligent Learning Environment Genetic Algorithms Collaborative Groups |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Artificial Intelligence in Education Multi-Agent Systems Intelligent Learning Environment Genetic Algorithms Collaborative Groups |
description |
Este artigo apresenta a aplicação de técnicas de Inteligência Artificial, mais especificamente Sistemas Multiagentes, para a formação de grupos colaborativos em um Ambiente Multiagente Interativo de Aprendizagem na Web. A definição e implementação de uma arquitetura de agentes, modelados com algoritmos genéticos é apresentada, bem como sua integração com o ambiente TelEduc. O professor pode escolher, entre os critérios definidos, quais deverão ser utilizados na formação dos grupos colaborativos. Finalizando o artigo, apresenta-se a validação realizada através de um estudo de caso com estudantes de graduação de cursos na área da Informática, oriundos de 3 Instituições de Ensino Superior, através da formação de grupos colaborativos. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-06-01T04:18:04Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/23178 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-5685 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000559581 |
identifier_str_mv |
1414-5685 000559581 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/23178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 14, n. 2 (maio-ago. 2006), p. 29-40 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23178/1/000559581.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23178/2/000559581.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23178/3/000559581.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b94b6897cc14636678175ef7765e3ae3 19adb5c705e04095110fa86b8aba43b7 cd3b64943ef6636bfff00fa55d00e2f1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224717330284544 |