Celular na sala de aula : o espaço que o celular pode ocupar no contexto das mídias aplicadas ao ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luiz Paulo Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/156963
Resumo: Este trabalho foi idealizado, após a observação em sala de aula sobre o descompasso que existe, no momento em que o professor está ministrando aulas e os estudantes, com seus celulares na mão, vivem num mundo paralelo, bem distante cognitivamente do ambiente de ensino, onde se encontram seus corpos. Imergimos na obra de Bourdieu na teoria da educação sociológica, fazendo uma comparação com o estruturalismo. Notamos aproximações com Giddens também, no momento em que o jovem se mostra reflexivo, criticando o sistema escolar e, da área da comunicação virtual, comparamos a teorias do “Ecossistema Comunicativo”, desenvolvido nos estudos de Ismar Soares . Buscamos compreender o ambiente em sí, os propósitos e o papel de cada agente envolvido nesse meio, desde a estrutura governamental, aos motivos da família. Por fim, apresentamos as conclusões do cruzamento de dados de observações e entrevistas, em que participaram os estudantes e os professores.
id UFRGS-2_2b1e5984bf23c20fa91a053698a08902
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156963
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Luiz Paulo SilvaFoohs, Marcelo Magalhães2017-04-21T02:35:00Z2016http://hdl.handle.net/10183/156963001017404Este trabalho foi idealizado, após a observação em sala de aula sobre o descompasso que existe, no momento em que o professor está ministrando aulas e os estudantes, com seus celulares na mão, vivem num mundo paralelo, bem distante cognitivamente do ambiente de ensino, onde se encontram seus corpos. Imergimos na obra de Bourdieu na teoria da educação sociológica, fazendo uma comparação com o estruturalismo. Notamos aproximações com Giddens também, no momento em que o jovem se mostra reflexivo, criticando o sistema escolar e, da área da comunicação virtual, comparamos a teorias do “Ecossistema Comunicativo”, desenvolvido nos estudos de Ismar Soares . Buscamos compreender o ambiente em sí, os propósitos e o papel de cada agente envolvido nesse meio, desde a estrutura governamental, aos motivos da família. Por fim, apresentamos as conclusões do cruzamento de dados de observações e entrevistas, em que participaram os estudantes e os professores.This work was conceived after the observation in classroom about the mismatch that exists, at the moment the teacher is teaching classes and the students, with their cell phones in hand, live in a parallel world, far cognitively from the teaching environment, where their bodies are. We immerse ourselves in Bourdieu's work in the theory of sociological education, making a comparison with structuralism.We note Giddens's approximations as well, when the young man is reflective, criticizing the school system and, in the area of virtual communication, we review the theory of "Communicative Ecosystem", developed in the studies of Ismar Soares. We seek to understand the environment itself, the purposes and the role of each agent involved in this environment, from the governmental structure, to the motives of the family. Finally, we present the conclusions of the cross-referencing of observations and interviews, in which students and teachers participated.application/pdfporTelefone celularSala de aulaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)EducomunicaçãoMídia digitalPedagogiaCell phoneClassroomPedagogyEducommunicationDigital mediaCommunicative ecosystemCelular na sala de aula : o espaço que o celular pode ocupar no contexto das mídias aplicadas ao ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017404.pdf001017404.pdfTexto completoapplication/pdf971879http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156963/1/001017404.pdfc7ca1d87e3f623d647b574c272ddf909MD51TEXT001017404.pdf.txt001017404.pdf.txtExtracted Texttext/plain77970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156963/2/001017404.pdf.txtb9e11c4338e45fe0abc00f256c6690e3MD52THUMBNAIL001017404.pdf.jpg001017404.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156963/3/001017404.pdf.jpgbf1e0af9f6c53d8d8f9aa86120d0185cMD5310183/1569632024-03-14 04:57:04.831537oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156963Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-14T07:57:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Celular na sala de aula : o espaço que o celular pode ocupar no contexto das mídias aplicadas ao ambiente escolar
title Celular na sala de aula : o espaço que o celular pode ocupar no contexto das mídias aplicadas ao ambiente escolar
spellingShingle Celular na sala de aula : o espaço que o celular pode ocupar no contexto das mídias aplicadas ao ambiente escolar
Santos, Luiz Paulo Silva
Telefone celular
Sala de aula
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educomunicação
Mídia digital
Pedagogia
Cell phone
Classroom
Pedagogy
Educommunication
Digital media
Communicative ecosystem
title_short Celular na sala de aula : o espaço que o celular pode ocupar no contexto das mídias aplicadas ao ambiente escolar
title_full Celular na sala de aula : o espaço que o celular pode ocupar no contexto das mídias aplicadas ao ambiente escolar
title_fullStr Celular na sala de aula : o espaço que o celular pode ocupar no contexto das mídias aplicadas ao ambiente escolar
title_full_unstemmed Celular na sala de aula : o espaço que o celular pode ocupar no contexto das mídias aplicadas ao ambiente escolar
title_sort Celular na sala de aula : o espaço que o celular pode ocupar no contexto das mídias aplicadas ao ambiente escolar
author Santos, Luiz Paulo Silva
author_facet Santos, Luiz Paulo Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luiz Paulo Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Foohs, Marcelo Magalhães
contributor_str_mv Foohs, Marcelo Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Telefone celular
Sala de aula
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educomunicação
Mídia digital
Pedagogia
topic Telefone celular
Sala de aula
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educomunicação
Mídia digital
Pedagogia
Cell phone
Classroom
Pedagogy
Educommunication
Digital media
Communicative ecosystem
dc.subject.eng.fl_str_mv Cell phone
Classroom
Pedagogy
Educommunication
Digital media
Communicative ecosystem
description Este trabalho foi idealizado, após a observação em sala de aula sobre o descompasso que existe, no momento em que o professor está ministrando aulas e os estudantes, com seus celulares na mão, vivem num mundo paralelo, bem distante cognitivamente do ambiente de ensino, onde se encontram seus corpos. Imergimos na obra de Bourdieu na teoria da educação sociológica, fazendo uma comparação com o estruturalismo. Notamos aproximações com Giddens também, no momento em que o jovem se mostra reflexivo, criticando o sistema escolar e, da área da comunicação virtual, comparamos a teorias do “Ecossistema Comunicativo”, desenvolvido nos estudos de Ismar Soares . Buscamos compreender o ambiente em sí, os propósitos e o papel de cada agente envolvido nesse meio, desde a estrutura governamental, aos motivos da família. Por fim, apresentamos as conclusões do cruzamento de dados de observações e entrevistas, em que participaram os estudantes e os professores.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-21T02:35:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/156963
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001017404
url http://hdl.handle.net/10183/156963
identifier_str_mv 001017404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156963/1/001017404.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156963/2/001017404.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156963/3/001017404.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c7ca1d87e3f623d647b574c272ddf909
b9e11c4338e45fe0abc00f256c6690e3
bf1e0af9f6c53d8d8f9aa86120d0185c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224527086092288