Celular na sala de aula : o espaço que o celular pode ocupar no contexto das mídias aplicadas ao ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/156963 |
Resumo: | Este trabalho foi idealizado, após a observação em sala de aula sobre o descompasso que existe, no momento em que o professor está ministrando aulas e os estudantes, com seus celulares na mão, vivem num mundo paralelo, bem distante cognitivamente do ambiente de ensino, onde se encontram seus corpos. Imergimos na obra de Bourdieu na teoria da educação sociológica, fazendo uma comparação com o estruturalismo. Notamos aproximações com Giddens também, no momento em que o jovem se mostra reflexivo, criticando o sistema escolar e, da área da comunicação virtual, comparamos a teorias do “Ecossistema Comunicativo”, desenvolvido nos estudos de Ismar Soares . Buscamos compreender o ambiente em sí, os propósitos e o papel de cada agente envolvido nesse meio, desde a estrutura governamental, aos motivos da família. Por fim, apresentamos as conclusões do cruzamento de dados de observações e entrevistas, em que participaram os estudantes e os professores. |
id |
UFRGS-2_2b1e5984bf23c20fa91a053698a08902 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156963 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Luiz Paulo SilvaFoohs, Marcelo Magalhães2017-04-21T02:35:00Z2016http://hdl.handle.net/10183/156963001017404Este trabalho foi idealizado, após a observação em sala de aula sobre o descompasso que existe, no momento em que o professor está ministrando aulas e os estudantes, com seus celulares na mão, vivem num mundo paralelo, bem distante cognitivamente do ambiente de ensino, onde se encontram seus corpos. Imergimos na obra de Bourdieu na teoria da educação sociológica, fazendo uma comparação com o estruturalismo. Notamos aproximações com Giddens também, no momento em que o jovem se mostra reflexivo, criticando o sistema escolar e, da área da comunicação virtual, comparamos a teorias do “Ecossistema Comunicativo”, desenvolvido nos estudos de Ismar Soares . Buscamos compreender o ambiente em sí, os propósitos e o papel de cada agente envolvido nesse meio, desde a estrutura governamental, aos motivos da família. Por fim, apresentamos as conclusões do cruzamento de dados de observações e entrevistas, em que participaram os estudantes e os professores.This work was conceived after the observation in classroom about the mismatch that exists, at the moment the teacher is teaching classes and the students, with their cell phones in hand, live in a parallel world, far cognitively from the teaching environment, where their bodies are. We immerse ourselves in Bourdieu's work in the theory of sociological education, making a comparison with structuralism.We note Giddens's approximations as well, when the young man is reflective, criticizing the school system and, in the area of virtual communication, we review the theory of "Communicative Ecosystem", developed in the studies of Ismar Soares. We seek to understand the environment itself, the purposes and the role of each agent involved in this environment, from the governmental structure, to the motives of the family. Finally, we present the conclusions of the cross-referencing of observations and interviews, in which students and teachers participated.application/pdfporTelefone celularSala de aulaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)EducomunicaçãoMídia digitalPedagogiaCell phoneClassroomPedagogyEducommunicationDigital mediaCommunicative ecosystemCelular na sala de aula : o espaço que o celular pode ocupar no contexto das mídias aplicadas ao ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017404.pdf001017404.pdfTexto completoapplication/pdf971879http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156963/1/001017404.pdfc7ca1d87e3f623d647b574c272ddf909MD51TEXT001017404.pdf.txt001017404.pdf.txtExtracted Texttext/plain77970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156963/2/001017404.pdf.txtb9e11c4338e45fe0abc00f256c6690e3MD52THUMBNAIL001017404.pdf.jpg001017404.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156963/3/001017404.pdf.jpgbf1e0af9f6c53d8d8f9aa86120d0185cMD5310183/1569632024-03-14 04:57:04.831537oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156963Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-14T07:57:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Celular na sala de aula : o espaço que o celular pode ocupar no contexto das mídias aplicadas ao ambiente escolar |
title |
Celular na sala de aula : o espaço que o celular pode ocupar no contexto das mídias aplicadas ao ambiente escolar |
spellingShingle |
Celular na sala de aula : o espaço que o celular pode ocupar no contexto das mídias aplicadas ao ambiente escolar Santos, Luiz Paulo Silva Telefone celular Sala de aula Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educomunicação Mídia digital Pedagogia Cell phone Classroom Pedagogy Educommunication Digital media Communicative ecosystem |
title_short |
Celular na sala de aula : o espaço que o celular pode ocupar no contexto das mídias aplicadas ao ambiente escolar |
title_full |
Celular na sala de aula : o espaço que o celular pode ocupar no contexto das mídias aplicadas ao ambiente escolar |
title_fullStr |
Celular na sala de aula : o espaço que o celular pode ocupar no contexto das mídias aplicadas ao ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
Celular na sala de aula : o espaço que o celular pode ocupar no contexto das mídias aplicadas ao ambiente escolar |
title_sort |
Celular na sala de aula : o espaço que o celular pode ocupar no contexto das mídias aplicadas ao ambiente escolar |
author |
Santos, Luiz Paulo Silva |
author_facet |
Santos, Luiz Paulo Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Luiz Paulo Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Foohs, Marcelo Magalhães |
contributor_str_mv |
Foohs, Marcelo Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Telefone celular Sala de aula Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educomunicação Mídia digital Pedagogia |
topic |
Telefone celular Sala de aula Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educomunicação Mídia digital Pedagogia Cell phone Classroom Pedagogy Educommunication Digital media Communicative ecosystem |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cell phone Classroom Pedagogy Educommunication Digital media Communicative ecosystem |
description |
Este trabalho foi idealizado, após a observação em sala de aula sobre o descompasso que existe, no momento em que o professor está ministrando aulas e os estudantes, com seus celulares na mão, vivem num mundo paralelo, bem distante cognitivamente do ambiente de ensino, onde se encontram seus corpos. Imergimos na obra de Bourdieu na teoria da educação sociológica, fazendo uma comparação com o estruturalismo. Notamos aproximações com Giddens também, no momento em que o jovem se mostra reflexivo, criticando o sistema escolar e, da área da comunicação virtual, comparamos a teorias do “Ecossistema Comunicativo”, desenvolvido nos estudos de Ismar Soares . Buscamos compreender o ambiente em sí, os propósitos e o papel de cada agente envolvido nesse meio, desde a estrutura governamental, aos motivos da família. Por fim, apresentamos as conclusões do cruzamento de dados de observações e entrevistas, em que participaram os estudantes e os professores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-21T02:35:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/156963 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001017404 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/156963 |
identifier_str_mv |
001017404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156963/1/001017404.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156963/2/001017404.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156963/3/001017404.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c7ca1d87e3f623d647b574c272ddf909 b9e11c4338e45fe0abc00f256c6690e3 bf1e0af9f6c53d8d8f9aa86120d0185c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224527086092288 |