O celular em sala de aula : uma proposta metodológica voltada para a Educomunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133832 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo mostrar que um meio de comunicação tão disseminado e nem sempre visto com bons olhos pelos educadores pode ter grande funcionalidade dentro da sala de aula. O celular passa a ser usado como uma ferramenta voltada para a educação, com tantos recursos embutidos em único objeto, se bem utilizado pode auxiliar muito nas aulas de qualquer disciplina. Com base em práticas Educomunicativas, a pesquisadora mostra trabalhos realizados com o celular em sala de aula que apresentaram resultados positivos. A partir daí, cria uma metodologia e a aplica em sala de aula, concluindo que se bem utilizado, o celular pode se tornar um aliado do professor. |
id |
UFRGS-2_ba57b7bfaf47a5539d51e0a438907f5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133832 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Niewinski, Simone BiedzickiFoohs, Marcelo Magalhães2016-03-16T02:05:27Z2015http://hdl.handle.net/10183/133832000982348O presente trabalho tem por objetivo mostrar que um meio de comunicação tão disseminado e nem sempre visto com bons olhos pelos educadores pode ter grande funcionalidade dentro da sala de aula. O celular passa a ser usado como uma ferramenta voltada para a educação, com tantos recursos embutidos em único objeto, se bem utilizado pode auxiliar muito nas aulas de qualquer disciplina. Com base em práticas Educomunicativas, a pesquisadora mostra trabalhos realizados com o celular em sala de aula que apresentaram resultados positivos. A partir daí, cria uma metodologia e a aplica em sala de aula, concluindo que se bem utilizado, o celular pode se tornar um aliado do professor.The present work aims to show that a medium so widespread and not always seen with good eyes by educators can have great functionality inside the classroom. The cell phone is now used as a tool focused on education, with so many resources they veneers in single object, if well used can assist in any discipline. Based on Educommunicative practices this paper shows work carried out with the cell phone in the classroom that showed positive results. From there, the researcher creates a methodology and applies it in classroom, concluding that if well used, the mobile phone can become an ally.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Telefone celularSala de aulaCell phoneEducommunicationTechnologiesO celular em sala de aula : uma proposta metodológica voltada para a EducomunicaçãoThe cell phone in the classroom : a methodology proposal facing Educommunicationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982348.pdf000982348.pdfTexto completoapplication/pdf785900http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133832/1/000982348.pdf93e121e2abdcffdc7374488a607f5877MD51TEXT000982348.pdf.txt000982348.pdf.txtExtracted Texttext/plain74031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133832/2/000982348.pdf.txte1921ab9a721ab907ce1d0975d87aeabMD52THUMBNAIL000982348.pdf.jpg000982348.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133832/3/000982348.pdf.jpg36f2a9b1a08f184d7dcb7942a35586bcMD5310183/1338322018-10-26 10:21:17.927oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133832Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O celular em sala de aula : uma proposta metodológica voltada para a Educomunicação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The cell phone in the classroom : a methodology proposal facing Educommunication |
title |
O celular em sala de aula : uma proposta metodológica voltada para a Educomunicação |
spellingShingle |
O celular em sala de aula : uma proposta metodológica voltada para a Educomunicação Niewinski, Simone Biedzicki Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Telefone celular Sala de aula Cell phone Educommunication Technologies |
title_short |
O celular em sala de aula : uma proposta metodológica voltada para a Educomunicação |
title_full |
O celular em sala de aula : uma proposta metodológica voltada para a Educomunicação |
title_fullStr |
O celular em sala de aula : uma proposta metodológica voltada para a Educomunicação |
title_full_unstemmed |
O celular em sala de aula : uma proposta metodológica voltada para a Educomunicação |
title_sort |
O celular em sala de aula : uma proposta metodológica voltada para a Educomunicação |
author |
Niewinski, Simone Biedzicki |
author_facet |
Niewinski, Simone Biedzicki |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Niewinski, Simone Biedzicki |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Foohs, Marcelo Magalhães |
contributor_str_mv |
Foohs, Marcelo Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Telefone celular Sala de aula |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Telefone celular Sala de aula Cell phone Educommunication Technologies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cell phone Educommunication Technologies |
description |
O presente trabalho tem por objetivo mostrar que um meio de comunicação tão disseminado e nem sempre visto com bons olhos pelos educadores pode ter grande funcionalidade dentro da sala de aula. O celular passa a ser usado como uma ferramenta voltada para a educação, com tantos recursos embutidos em único objeto, se bem utilizado pode auxiliar muito nas aulas de qualquer disciplina. Com base em práticas Educomunicativas, a pesquisadora mostra trabalhos realizados com o celular em sala de aula que apresentaram resultados positivos. A partir daí, cria uma metodologia e a aplica em sala de aula, concluindo que se bem utilizado, o celular pode se tornar um aliado do professor. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-16T02:05:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133832 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982348 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133832 |
identifier_str_mv |
000982348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133832/1/000982348.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133832/2/000982348.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133832/3/000982348.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
93e121e2abdcffdc7374488a607f5877 e1921ab9a721ab907ce1d0975d87aeab 36f2a9b1a08f184d7dcb7942a35586bc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224500099940352 |