O celular em sala de aula : uma proposta metodológica voltada para a Educomunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Niewinski, Simone Biedzicki
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133832
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo mostrar que um meio de comunicação tão disseminado e nem sempre visto com bons olhos pelos educadores pode ter grande funcionalidade dentro da sala de aula. O celular passa a ser usado como uma ferramenta voltada para a educação, com tantos recursos embutidos em único objeto, se bem utilizado pode auxiliar muito nas aulas de qualquer disciplina. Com base em práticas Educomunicativas, a pesquisadora mostra trabalhos realizados com o celular em sala de aula que apresentaram resultados positivos. A partir daí, cria uma metodologia e a aplica em sala de aula, concluindo que se bem utilizado, o celular pode se tornar um aliado do professor.
id UFRGS-2_ba57b7bfaf47a5539d51e0a438907f5a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133832
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Niewinski, Simone BiedzickiFoohs, Marcelo Magalhães2016-03-16T02:05:27Z2015http://hdl.handle.net/10183/133832000982348O presente trabalho tem por objetivo mostrar que um meio de comunicação tão disseminado e nem sempre visto com bons olhos pelos educadores pode ter grande funcionalidade dentro da sala de aula. O celular passa a ser usado como uma ferramenta voltada para a educação, com tantos recursos embutidos em único objeto, se bem utilizado pode auxiliar muito nas aulas de qualquer disciplina. Com base em práticas Educomunicativas, a pesquisadora mostra trabalhos realizados com o celular em sala de aula que apresentaram resultados positivos. A partir daí, cria uma metodologia e a aplica em sala de aula, concluindo que se bem utilizado, o celular pode se tornar um aliado do professor.The present work aims to show that a medium so widespread and not always seen with good eyes by educators can have great functionality inside the classroom. The cell phone is now used as a tool focused on education, with so many resources they veneers in single object, if well used can assist in any discipline. Based on Educommunicative practices this paper shows work carried out with the cell phone in the classroom that showed positive results. From there, the researcher creates a methodology and applies it in classroom, concluding that if well used, the mobile phone can become an ally.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Telefone celularSala de aulaCell phoneEducommunicationTechnologiesO celular em sala de aula : uma proposta metodológica voltada para a EducomunicaçãoThe cell phone in the classroom : a methodology proposal facing Educommunicationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982348.pdf000982348.pdfTexto completoapplication/pdf785900http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133832/1/000982348.pdf93e121e2abdcffdc7374488a607f5877MD51TEXT000982348.pdf.txt000982348.pdf.txtExtracted Texttext/plain74031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133832/2/000982348.pdf.txte1921ab9a721ab907ce1d0975d87aeabMD52THUMBNAIL000982348.pdf.jpg000982348.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133832/3/000982348.pdf.jpg36f2a9b1a08f184d7dcb7942a35586bcMD5310183/1338322018-10-26 10:21:17.927oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133832Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O celular em sala de aula : uma proposta metodológica voltada para a Educomunicação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The cell phone in the classroom : a methodology proposal facing Educommunication
title O celular em sala de aula : uma proposta metodológica voltada para a Educomunicação
spellingShingle O celular em sala de aula : uma proposta metodológica voltada para a Educomunicação
Niewinski, Simone Biedzicki
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Telefone celular
Sala de aula
Cell phone
Educommunication
Technologies
title_short O celular em sala de aula : uma proposta metodológica voltada para a Educomunicação
title_full O celular em sala de aula : uma proposta metodológica voltada para a Educomunicação
title_fullStr O celular em sala de aula : uma proposta metodológica voltada para a Educomunicação
title_full_unstemmed O celular em sala de aula : uma proposta metodológica voltada para a Educomunicação
title_sort O celular em sala de aula : uma proposta metodológica voltada para a Educomunicação
author Niewinski, Simone Biedzicki
author_facet Niewinski, Simone Biedzicki
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Niewinski, Simone Biedzicki
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Foohs, Marcelo Magalhães
contributor_str_mv Foohs, Marcelo Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Telefone celular
Sala de aula
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Telefone celular
Sala de aula
Cell phone
Educommunication
Technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Cell phone
Educommunication
Technologies
description O presente trabalho tem por objetivo mostrar que um meio de comunicação tão disseminado e nem sempre visto com bons olhos pelos educadores pode ter grande funcionalidade dentro da sala de aula. O celular passa a ser usado como uma ferramenta voltada para a educação, com tantos recursos embutidos em único objeto, se bem utilizado pode auxiliar muito nas aulas de qualquer disciplina. Com base em práticas Educomunicativas, a pesquisadora mostra trabalhos realizados com o celular em sala de aula que apresentaram resultados positivos. A partir daí, cria uma metodologia e a aplica em sala de aula, concluindo que se bem utilizado, o celular pode se tornar um aliado do professor.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-16T02:05:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133832
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982348
url http://hdl.handle.net/10183/133832
identifier_str_mv 000982348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133832/1/000982348.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133832/2/000982348.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133832/3/000982348.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 93e121e2abdcffdc7374488a607f5877
e1921ab9a721ab907ce1d0975d87aeab
36f2a9b1a08f184d7dcb7942a35586bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500099940352